Pular para o conteúdo principal

Parabolas: O Servo Vigilante (Lucas 12: 48)

Lucas narra a ocasião que Jesus ministra um sermão sobre a sua “Vinda” à grande multidão, e se dirige um dado momento a seus discípulos.Trata-se da "Parábola do Servo Vigilante" com várias comparações:

                          O Servo Vigilante está com o corpo cingido e com a lâmpada acesa (Lc.12:35) Cingido = Preparado, Bem aquecido para o Frio Espiritual, bem vestidos e não despidos ou vestidos de qualquer jeito. Lâmpada acesa quer dizer que ele está preparado para enfrentar uma possível Escuridão dos dias tenebrosos, para isso vai precisar de uma Lâmpada com azeite para ser acesa se precisar ver o caminho, se esta com lâmpada pode salvar a sí e a outros que estão perdidos (Sl 119:105) pronto para participar da mesa do Senhor

Um Servo que aguarda o seu Senhor vir de festas de casamento. Isto indica que o Senhor Jesus está disposto a trazer alegria para o casamento.

Das festas de casamento, Ele não vem de uma Festa de casamento e sim de várias festas de casamento, isto que dizer que Jesus participa das festas de casamento em sua casa. Ele é um Agente que promove festa nos casamento, no bom sentido do termo Jesus é festeiro. Isto indica ainda que haja uma demora, em nosso ponto de vista, porque o tempo de Jesus é um tempo diferente do nosso tempo. Ele vira das festas de casamento revela ainda que ele passará por vários lugares e vai passar alguns dias fora. A volta de Cristo não está sujeita ao tempo de nosso calendário e sim ao tempo do calendário de Deus, o que nos pode surpreender a qualquer hora. (Lc. 12:40)     
                            
Na segunda vigília, quer na terceira... A qualquer hora momento, Jesus não marcou horário. Precisamos aguada-lo cingidos e com lâmpada acesa, na luz de santidade e não em trevas de pecado.

O Pai de Família... Que vigia, não deixa o ladrão Satanás entrar e saquear sua família, sua casa, seus bens (Jo 10:10/Ml 3:8-11) Ele aguarda Cristo Jesus o tempo inteiro. Espiritualmente ele não dorme (Cant. 5:2) assim se mantém vigilante e ver qualquer coisa que o Diabo queira fazer contra sua alma e sua casa. Quando você aguarda o Noivo Cristo Jesus, você esta preparado para qualquer ataque do Diabo. Pois o ladrão rouba quem está dormindo,desatento, despercebido do perigo.
Mordomo Fiel e Prudente... (Mordomo; Administrador dos Bens de uma casa, pessoa de confiança/o que dirige, superintende o estabelecimento público ou particular) Somos Mordomos de Cristo na terra, Jesus confia em nós(Lc12:44) Ele Espera nossa Fidelidade para isso temos que ser Prudentes. Não podemos maltratar os conservos usar nosso cargo para oprimir os outros, nem comer, nem beber e muito menos, nos embriagar com aquilo que não nos convém (1 Co:6:12)

Será lançado junto com os Infiéis. Jesus virá de repente, ele sempre surpreende, Eles surpreenderá a muitos quando ele vier. Vai lançar muitos de seus servos juntos com os ímpios, porque não se comportaram como deveriam (Lc 12:46)

E Preciso conhecer a Vontade do Senhor Deus e obedecê-la. E preciso também se aprontar e realizar a vontade do Senhor Deus, não podemos realizar a Vontade de Deus de qualquer jeito. Deus é um Deus de Amor e Justiça, por isso punirá com muitos açoites aqueles que nunca se aprontam para fazer a Obra de Deus, sempre estão arrumando desculpas esfarrapadas e não se apronta nunca. E recebem o Salário de Bênçãos sem trabalhar para o Senhor, vendo que a seara é grande a os obreiros são poucos e acomodar-se. (Mt. 9:37)

...Mas aquele a quem muito foi dado... O que não sabe a Vontade de Deus terá um castigo menor, porque fez coisas dignas de reprovação sem saber. A Cobrança maior terá a aqueles que pedem demais e recebem demais. À quem muito se dá? À Quem muito pede. Muito mais se pedirá destes também porque eles receberam muito das mãos de Deus.        

Castigos diferenciados... No Inferno alguns vão ser mais atormentados do que outros. (Mt. 23:13-15) O ignorante da Palavra de Deus será castigado com poucos açoites, todavia não ficará impune. No entanto aquele que conhece a Vontade de Deus e nunca se apronta para fazê-la sofrerá muito mais açoites. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")