Pular para o conteúdo principal

Quem foi Abel? Curiosidades e Observações




Abaixo vem as resposta alguns enigmas traçados no vídeo acima.


Abel, o primeiro Justo 


Gênesis  4:1 

Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.2 Tornou a dar à luz a um filho-a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.





Ancestrais: Adão e Eva

Natural: região da Antiga Mesopotâmia

Profissão: Pastor de Gado

Estado Civil: Supõe-se  que ele tenha sido casado e deixado a mulher (sua irmã) viúva, com filhos órfãos, os quais eram uma ameaça a Caim. 

Característica Especial: Servo de Deus, dono de uma Fé e de um Testemunho reconhecido por Cristo Jesus e por todos os servos de Deus. 

Morte: Assassinado por seu irmão mais velho Caim




Curiosidades sobre Abel:
  • O segundo filho do casal Adão e Eva
  • O terceiro homem a habitar a terra
  • Depois de Adão, Abel pode ser considerado o pai dos pastores de gado: pastor, vaqueiros, tosquiador... 
  • Foi um Homem prospero e exemplar em tudo
  • Seu sangue até hoje clama por justiça, 
  • O Oferta de Abel agradava ao SENHOR devido a sua sinceridade, gratidão e fidelidade, antes, durante e após a oferta (Gn. 4:4)  
  • Caim já pagou parte do preço em vida, o resto será cobrado na eternidade.
  • Abel foi o segundo filho do casal Adão e Eva, 
  • Era temente a Deus e fiel a Deus em tudo, 
  • Como profissão entre a lavoura e o gado, escolheu apascentar o gado. 
  • Abel aprendeu as técnicas de pastoreio com seu pai Adão,
  • Foi prospero em sua escolha por causa de de sua fidelidade para com Deus, e por sua habilidade no negocio, 
  • Sua prosperidade incomodava a seu irmão mais velho Caim.
  • Abel possivelmente era um excelente conselheiro para seus pais e seu irmão.(2ª Sm. 20:18)
  • Lugares importante passaram a levar o nome de Abel como lembrança (1ª Sm. 6:18)
  • Adão ensinou a Abel todas as atividades de apascentamento de Gado, isto incluir extrair lã das ovelhas (tosquiar), ordenha, auxiliar estes animais no parto, cuidar das feridas e doenças no rebanho, tipos de pastos, preparar manteiga, queijo e outros derivados do leite e da carne animal. 
                        Adão ensinou a seu filho Abel o tipo de animal perfeito para ofertar como sacrifício a Deus, o animal teria que ser perfeito, de um ano, foi orientado a levar as primícias ao Senhor Deus, estas primícias consistia em retirar do rebanho um cordeiro ou novilho em perfeito estado de cada dez(dízimo) 
      
    
                       Testemunho de Abel   

          O Testemunho de Abel fala tão alto que foi o primeiro a ser citado na galeria dos Heróis da Fé



 Hebreus  11:3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.

                Abel não tinha duvidas que Deus era o criador de todas as coisas
                Abel oferecia o seu melhor para Deus
                Abel alcançou testemunho de que era justo

                Abel sempre oferecia oferendas para Deus
                Abel teve seu testemunho lembrado por Cristo (Mt. 23:35)

 - Abel teve suas obras vistas como justas por Deus e por todos os justos. 
 - Enquanto as Obras de Caim são consideradas malignas.

1ª Carta de João 3:12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
         
                           Como pastor aprendeu a ser paciente com as pessoas, sabia esperar, e lidar com as diferenças, pois o comportamento do gado em especial as ovelhas, tem algumas semelhanças com os humanos, tratando-se da necessidade de atenção, cuidado, afeto, as vezes ou quase sempre vacilante, ingenuidade em alguns ou quase todos aspectos, o ser humano assim como as ovelhas precisam ser conduzidos e não alienados. 

Vitima da Inveja, ódio e Ciúme descontrolado de Caim





É Óbvio que a inveja, o ódio, o ciúme, todos nós estamos sujeitos a sentir, mas devemos controlar esses desejos e dispensa-los, pois não temos a necessidade deles. Deus nos faz prosperar, ele nos ama, e devemos amar nosso semelhante. 
Todavia Caim não pensava assim, deixou a Inveja, o ódio e o Ciúme crescerem dentro de si. Talvez pensasse em ficar com a herança do irmão só para ele, ou procurou um modo de chamar Atenção de Deus para ele, ou ainda como primogênito era acostumado a ser o centro das atenções, com a existência de Abel todas as atenções eram divididas. 
       

        Caim conseguiu chamar a atenção de Deus e toda a humanidade para ele, no entanto da pior maneira possível. Enquanto Abel chamou a atenção de Deus e de todas para si da forma mais positiva possível.

Hebreus 11: 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.

                O descontrole desses sentimentos causam desastres, desgraças, males incontáveis... Por isso precisam ser contidos.  

Gn. 4: 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,
5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente,

                            Caim foi na contra-mão do Conselho de Deus, ele não possuía motivos justos para queixar se de Deus, porque mesmo ele ofertando de modo improprio para Deus, ainda assim Deus falou com ele aconselhando-o para o Bem, e prosperasse como Abel. 

Gn. 4: 6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.

Gn. 4:8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.

               A Vida de Caim ficou maculada como o primeiro Assassinato com registro na História da Humanidade. (O 1º Boletim de Ocorrência com óbito- Homicídio Doloso, aquele praticado com a intenção de matar) pois ao utilizar um instrumento Caim sabia que ao ferir o irmão com ele podia mata-lo, porque não? 

                                  Caim sentenciado por Deus  

               Caim já pagou parte do preço em vida, o resto será cobrado na eternidade.

         Gn. 4:9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão.12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.


Sinais de Caim 

                         Maldição: Agora maldito és tu desde a terra       
- Deus amaldiçoou Caim, as bênçãos celestes e terrestres não mais chegariam para Caim. 


 Miséria: Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força
- Caim trabalharia inutilmente para prosperar, e jamais iria progredir na vida.


fugitivo: O Medo de tudo e de todos, Caim passou a ser um Homem cheio de temores, logo de imediato: '...e qualquer que me encontrar matar-me-á.'. Caim temia a seus pais que amavam a Abel e temia as gerações futuras, que poderia desejar o sangue de Abel derramado por Caim?



-Vida Errante: Tudo que Caim faria daria errado, vagabundo seria, no sendo de andar sem rumo, sem uma parada certa, andarilho pelo mundo, sem moradia fixa.

13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.
  • Compare com Mateus 23: 35

Mt. 23:35 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar.

Peso de Culpa na Consciência 



Gn. 4:13 Então disse Caim ao Senhor: 
É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.
Gn. 4:14...serei fugitivo e vagabundo na terra;

- Sentir a Ausência constante e eterna de Deus: Caim passou a ser rejeitado por Deus e o Espírito de Deus, não auxiliaria Caim para aproximar-se de Deus, fazendo de Caim um eterno condenado por causa do sangue de um justo chamado Abel. 


Gn. 4:14 Eis que hoje me lanças da face da terra; 
também da tua presença ficarei escondido; 

Depois desse triste episódio Adão e Eva geram filhos e filhas para que a Humanidade não fosse extinta.

 Gn. 4:25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.



26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor.
              

Comentários

  1. A questão principal deveria ser: Porquê Abel pastoreava ovelhas se Deus tacitamente determinou que a humanidade comesse somente a erva do campo? E porquê Deus aceitou a oferta de Abel se ele estava em desobediência expressa ao Senhor?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma