Pular para o conteúdo principal

A Pessoa do Espírito Santo


A Pessoa do Espírito Santo




                           O Espírito Santo é uma Pessoa Inteligente

“Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as cousas do homem? Se não o seu próprio espírito que nele está? Assim também as cousas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.”(1 Co. 2:10,11) 
                   Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito... A Revelação veio através do Espírito Santo. Sem Ele não seria possível. Através do Espírito Santo podemos aprender muito de Deus. É o mesmo que sentar com o Espírito Santo e perguntá-lo assuntos acerca do Pai e do Filho, assuntos que ninguém sabe só Ele. Semelhantemente conversar com o Espírito Santo sobre os pontos mais difíceis e polêmicos da Bíblia, pedindo-lhes explicações é como ter acesso a informações privilegiadas.

                   Porque o Espírito a todas as coisas perscruta...O Dom da Palavra de Sabedoria e de Ciência adestra o cristão para tratar de todo e qualquer assunto e natureza. Ele ensina tudo em profundidade, porque como Deus Ele sabe de todas as coisas, pois Ele teve uma participação ativa na criação de todas as coisas. (Sl 104:29,30) Nada se oculta ao Espírito Santo (Sl. 139: 7-10)

                   Até as profundezas de Deus... Nem mesmo as profundezas de Deus lhes são ocultas, o que demonstra que o Espírito Santo é extremamente sábio. As profundezas de Deus lhes são reveladas porque a sua natureza está entranhada na essência do próprio Deus, o que o faz merecer o título de Deus Espírito Santo.(At. 5:3,4)

                                            Porque, qual dos homens sabe as cousas do homem? Se não o seu próprio espírito que nele está?...O espírito do homem é capaz de saber o que se passa nele, nenhum homem pode sondar os pensamentos do outro. A menos que esteja cheio do Espírito de Deus sonda toda a coisas e pessoas.(Sl. 139:7-10) Satanás não tem poder de ler os pensamentos dos homens ou sondar os pensamentos dos homens, o diabo observa as ações dos homens e deduz seus pensamentos.
Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito Santo de Deus...As coisas de Deus são do Espírito Santo, Ele teve uma participação ativa na criação do mundo, no entanto Ele é o único a saber as coisas de Deus e ninguém mais. Ele é único que sabe e pode nos ensinar as coisas mais profundas acerca de Deus.Assim como nenhum homem conhece o outro homem de fato, mas somente o espírito humano de cada um conhece a si próprio. Ele o único com Poder de sondar as mentes e os corações para assim nos compreender e interceder por nós.(Rm. 8:27) Uma força não tem tamanha inteligência.
    O Espírito Santo está encarregado de Distribuir Dons para Capacitar


                 “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um com quer”(1 Co. 12:11)
                                                 Note que foi o Espírito Santo que concedeu o Dom de Línguas em Atos 2. O Espírito que atua nos Dons Espirituais é o Espírito Santo. Portanto devemos Buscá-lo com todas as nossas forças para alcançar a plenitude de Deus em nós.

               “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc. 11:13)

     
          Uma Pessoa com Vontade Própria

                      “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”(1 Co.12:11)

                        ...E o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-a, como lhe apraz... O Espírito Santo tem vontade própria, essa realidade é facilmente percebida a medida e forma que Espírito Santo trabalha com cada membro da Igreja que se dispõe a buscar seu Poder.                              

                      Uma Pessoa Amorosa

 “Rogo-vos, pois irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis comigo nas orações a Deus a meu favor” (Rm 15:30)

                         Paulo roga aos irmãos por Cristo Jesus, nosso Senhor e destaca o Amor do Espírito Santo, para que a igreja interceda junto com ele em favor dele. O Apostolo apelou para as três forças dominantes do Universo para tocar no coração da Igreja.

                           Uma Pessoa que tem Sentimentos

“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selado para o dia da Redenção”(Ef.4:30)

                      É por essa e outras razões que o Pai e o Filho pedem para que não venhamos Blasfemar contra o Espírito Santo, porque como pessoa ele tem sentimentos.

                          ...No qual fostes selado para o dia da Redenção... No Espírito Santo somos selados, ele nos serve como alicerce, em comunhão com Ele somo selados para o dia da redenção. 

                   Pessoa Bondosa

“E Lhes concedeste o teu Bom Espírito, para os ensinar; não lhes negastes para a boca o teu maná; e água lhes deste na sua sede.”(Ne 9:20)

                               E Lhes concedeste o Teu Bom Espírito, para ensinar... O Bom Espírito Santo, não se trata de uma legião de espíritos, está no singular, o escritor afirma que o Espírito Santo é Bom.

                     O Espírito Santo não pode ser confundido com uma força ativa, com um sopro, com água, com azeite, com vento ou qualquer coisa semelhante, quando fazemos uma leitura atenta nos textos entendemos que o Espírito Santo é uma pessoa e não algo impessoal.

                    Como pessoa o Espírito Santo Fala

                 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no Paraíso de Deus”(Ap. 2:7)

                   Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas... Demonstra que o Espírito Santo sempre esta falando com a Igreja por meio de alguém. Ao contrário de Cristo Jesus que se fez em carne, permitindo que todos pudessem vê-lo, o Espírito Santo usa a mesma estratégia usada por Deus Pai, fala aos homens por meio dos homens(Compare Atos 20:23 com Atos 21:10,11) o único diferencial é que não usa anjos para falar ao seu povo, apenas enviar anjos para ajudar. Ou fala pessoalmente com você quando você busca.

                   Ele é identificado como Espírito de Cristo e Clama

             “A Prova de que vocês são filhos é o fato de que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que Clama: Abba, Pai!”(Gl 4:6)

                    ...Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho... Somos Filhos de Deus, Graças ao Espírito Santo que foi enviado aos nossos corações com a mesma essência de Cristo.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma