Pular para o conteúdo principal

As 10 Pragas no Egito: Os Piolhos



Êx. 8:16 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito.
17 E assim fizeram. Arão estendeu a sua mão com a vara, e feriu o pó da terra, e houve piolhos nos homens e nos animais; 
todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito.
18 Também os magos fizeram assim com os seus encantamentos para produzirem piolhos, mas não puderam. 
E havia piolhos, nos homens e nos animais.
19 Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. No entanto o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito:.

Arão ferindo a terra do deus Pã
                             A Origem da vida é o pó, do pó veio as ervas, as arvores, os animais, os homens, os animais, os piolhos... O pó misturado com os corpos sem vida das Rãs podem ser a causa dos surgimento exagerado de piolhos. Deus feriu a natureza do território egípcio, causando um desiquilíbrio ecológico, que aos poucos foi entrando em colapso, causando misérias, fomes, doenças e mortes. O pó da terra estava  infectado com as rãs mortas, o que poderia ocasionar a multiplicação de piolhos. 
                             Além dessa explicação encontramos uma serie de elementos que poderia gerar a multiplicação de piolhos e moscas, mas não sabemos ao certo o meio utilizado por Deus para o surgimento desses Piolhos.  Atendendo ao texto entende-se que vieram do pó, a partir do momento que Arão tocou com a vara. 
                          O que de fato ocorreu cada um explica a sua maneira, existem varias teorias, mas só Deus sabe a qual ele utilizou. 



A Divindade Pagã ferida foi Pã, o deus da terra

deus Pã
Os Magos do Egito com suas "Ciências Ocultas" tentaram impedir a proliferação dos piolhos invocando os seus deuses, principalmente o deus pagão Pã, o deus da terra, Deus solicita a Arão para ferir a terra com a vara, ou seja estava ferindo ao deus Pã dos egípcios, diante de seus adoradores, o que resultou numa praga de piolhos. Os magos na tentativa de conter a proliferação apenas contribuíram para o aumento ainda maior desses insetos.
No Ritual de adoração ao deus Pã seus adoradores usavam vestes brancas, as quais não poderia haver nenhum sinal de pó, sujeira ou insetos, o que para  Pã  era uma profanação. Com esse episodio Deus humilhou o deus Pã e seus adoradores. Os cultos de adoração a Pã acabou ali no Egito. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")