Pular para o conteúdo principal

As Pragas do Apocalipse e suas Semelhanças com as Pragas no Egito- 1ª Parte

                        Lendo e meditando na Bíblia Sagrada encontramos algumas semelhanças entre as 10 Pragas no Egito e as Pragas no livro de Apocalipse, algumas  Semelhanças seguem abaixo.
  
A Primeira Praga: As Águas se tornam em Sangue


                                                                           No Egito 

Êx. 7:17 Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que eu, com esta vara que tenho na mão, ferirei as águas que estão no rio, 
e elas se tornarão em sangue.
18 E os peixes que estão no rio morrerão, e o rio cheirará mal; e os egípcios terão nojo de beber da água do rio.

                               Deus fere as fontes de água comprometendo o fornecimento de água da nação mais poderosa naquele tempo. Um acontecimento esta previsto para os últimos tempos, as grandes nações precisarão de água.

No Apocalipse 

Maré Vermelha
Apocalipse  8: 8 O segundo anjo tocou a sua trombeta, e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.
Apocalipse  16: 3 O segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu todo ser vivente que estava no mar.4 O terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.

O Abastecimento de Água é fonte de vida, ninguém vive sem água, ela é essencial para as atividades dos seres vivos e vidas. Sem água o mundo entra em colapso.

                        
As Duas Testemunhas Mártires comparando com Moisés e Arão 

Curiosidade: Moisés e Arão realizaram Sinais e Prodígios no Antigo Egito, nos Últimos tempos duas testemunhas (mártires) realizarão grandes Sinais e Prodígios como Moisés e Arão. 

Ap. 11:3 E concederei às minhas duas testemunhas que, vestidas de saco, profetizem por mil duzentos e sessenta dias. 4 Estas são as duas oliveiras e os dois candeeiros que estão diante do Senhor da terra.
5 E, se alguém lhes quiser fazer mal, das suas bocas sairá fogo e devorará os seus inimigos; pois se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.6 Elas têm poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.


A Segunda Praga no Egito Invasão das Rãs

Êxodo  8: 3 O rio produzirá rãs em abundância, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e às casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras.
4 Sim, as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos.
5 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua mão com a vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre as lagoas, 
e faze subir rãs sobre a terra do Egito.
6 Arão, pois, estendeu a mão sobre as águas do Egito, 
e subiram rãs, que cobriram a terra do Egito.
7 Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito.


Das mesmas fontes que as águas se tornaram em sangue vieram as Rãs compare Êxodo 7:19 com Êxodo 8: 5. O Mesmo ocorrerá quando as águas no apocalipse se tornarem em sangue. 

         Cientistas afirmam que as águas do Egito foram afetadas com a Maré Vermelha, um fenômeno natural geralmente causado por desastres naturais, o que desenvolveu uma serie de catástrofes em cadeia.  

saber mais sobre a 1ª Praga:
  
                            As águas transformadas em sangue eliminarão os predadores naturais dos filhotes de rãs e com isso elas se multiplicarão instantaneamente. Invadindo os centros urbanos como no Egito. Não está escrito, mas está dentro das possibilidades.                                                                                                           

Os Magos (feiticeiros) do Egito e os feiticeiros do Apocalipse

                 Do mesmo modo que os Bruxos do Egito realizam falsos sinais e prodigiosos, os bruxos (Anticristos) do apocalipse farão falsos sinais e prodígios.   Quanto aos Magos que no Egito tentaram inutilmente acabar com as pragas e realizam falsos prodígios compare os textos. 

Ap. 16: 13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs.
14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.

Êx. 8: 7 Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito.

A Terceira e Quarta Praga: Os Piolhos  e as Moscas

Êx. 8:16 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito.
17 E assim fizeram. Arão estendeu a sua mão com a vara, e feriu o pó da terra, e houve piolhos nos homens e nos animais; todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito.
18 Também os magos fizeram assim com os seus encantamentos para produzirem piolhos, mas não puderam. E havia piolhos,
 nos homens e nos animais.
                     
Quarta Praga Moscas

Êx. 8: 24 O Senhor, pois, assim fez. Entraram grandes enxames de moscas na casa de Faraó e nas casas dos seus servos; e em toda parte do Egito a terra foi assolada pelos enxames de moscas.

                              O Apocalipse não cita piolhos e nem moscas, todavia seguindo a sequencia das pragas do Egito, compreende-se que a morte de animais aquáticos provocará enxames de piolhos e moscas e doenças nos animais e nos seres Humanos. Os mares e rios vão está com peixes e criaturas aquáticas mortas ou contaminadas. Estes seres fazem parte da cadeia alimentar de outros animais e dos homens, é possível prever as consequências? 
                             Sabemos que o governo sempre omite as verdadeiras informações sobre as tragedias, para não alarmar  população, como exemplo disso temos o exemplo do Japão, o governo japonês omitiu a verdade das consequências do desastre nuclear até a ultima instancia.    
                                  O Apocalipse dá uma pista de pragas, doenças nos homens, mas não relata exatamente as causas, até porque o organismo de cada um responde de uma maneira diferente dos demais diante dos males e doenças.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")