Pular para o conteúdo principal

A Confusão na Cabeça de Herodes Antipas


 

1.     Quem foi Herodes Antipas?- Era apenas um dos 15 filhos de Herodes Magno, o grande, o qual governou a Judéia por volta de 39 a 4 a .C. Tomou parte da herança {Galiléia e Peréia}ao lado de seus irmãos Herodes Filipe que herdou o Nordeste da Palestina{Traconites e Itureia/ Mt. 14:3}, Herodes Arquelau herdando a Judéia, Samaria e Iduméia (Mt. 2:22). Este Herodes Antipas ordenou degolar João Batista, e julgou o Senhor Jesus Cristo, quando Pôncio Pilatos, não queria julgar Jesus. Era homem astuto, inescrupuloso, soberbo, maligno em seu coração,  tomou Herodias, esposa de seu irmão Herodes Filipe, e se deixou seduzir pela dança de Salomé sua enteada.
 
2.     Quem Herodias? Resposta - Herodias é neta de Herodes Magno, o grande, ela apaixonou-se por seu tio Herodes Filipe, uma união conjugal reprovada por Deus desde Levitico 20: 19,20. Com o passar do tempo Herodias aprofundou-se ainda mais no erro, afinal de contas um abismo puxa o outro (Sl. 42:7) desta feita Herodias adulterou com o tio-cunhado, deixando seu tio Felipe e se casando com outro tio, Herodes Antipas, irmão de Felipe (Mt. 14:3). Do Casamento de Herodias com Felipe nasceu Salomé.

3.     Quem foi Salomé? Quem foi Salomé? Uma dançarina encantadora, Herodes Antipas possivelmente embriagado e encantado com a dança da enteada chega ao ponto de prometer metade do Reino dele para sua mãe, Herodias. Ora tal promessa Herodes não podia cumprir jamais, pois era vassalo de Roma e prestava contas com o Imperador.  Salomé é filha de Herodias com seu ex – marido Herodes Filipe. Para aprender a dança evidentemente Salomé se envolveu com o paganismo e a prostituição da época.

4.     Quem foi Felipe? O irmão de Herodes Antipas filho de Herodes Magno, herdou as províncias do Norte e do leste Itureia e Traconites (nordeste da Palestina) era o esposo de Herodias, sua sobrinha, dessa união conjugal nasceu Salomé. 

A Confusão na cabeça de Herodes sobre João Batista e o Cristo
(Mc. 6: 14-29)

                     Herodes Antipas, o tetrarca estava com sua mente perturbada e consciência mui pesada desde que ordenou degolar João Batista, atendo aos caprichos de sua esposa Herodias, mulher de seu irmão Felipe. Por desconhecer detalhes da Escritura Sagrada como muita gente de seu tempo, confundia Jesus com João Batista, acreditando que João Batista havia ressuscitado dos mortos. (Mc. 6: 14/ Lc. 9:7) Consultava aqueles, que, julgava entendido sobre o assunto que confundiam ainda mais a sua cabeça dizendo que Jesus seria o Elias, Jeremias ou um dos profetas (Mt. 16: 14) Mas Herodes estava convencido que Jesus era a João Batista ressuscitado.

                    O Peso de sua consciência era porque havia manietado o profeta João Batista na prisão e depois mandar decapita-lo a pedido de sua mulher Herodias. João Batista proclamava: Não te é licito possuir a mulher de teu irmão (Mc. 6: 18)  


A Perseguição e Ódio de Herodias (Mc. 6: 19), três manifestações:


Primeira: Insatisfeita com a Pregação de João Batista, que denunciava publicamente a sua união matrimonial com Herodes Antipas. Herodias convence o Herodes Antipas prender o profeta no calabouço.

Segunda: Não satisfeita com o Profeta no calabouço aproveita a ocasião que Herodes Antipas promete metade do Reino para ela depois da dança de Salomé sua filha. E pede a cabeça de João Batista.

Terceira: Manipula o Esposo para realizar suas perseguições e vinganças como Jezabel.

Alguns delitos que Herodias vai Responder diante de Deus:

·        Casar com o Tio Herodes Filipe
·        Adulterar no casamento
·        Casar segunda vez com um segundo tio e cunhado
·        Induzir a sua filha para o caminho do erro com danças impróprias
·        Homicídio pediu a cabeça de João Batista, o maior de todos os Profetas.
                
                                     Herodes dominado por Mulheres e Impulsos

·        Vendo a mulher de seu irmão Herodes Filipe se deixa seduzir por ela
·        Seus Impulsos fizeram com manterem-se relações ilícitas com a sobrinha-cunhada, mulher de seu irmão.
·        Mesmo reconhecendo João Batista como Profeta e atendendo alguns pedidos do profeta, guardando-o em segurança, ouviu mais a sua mulher do que ao profeta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma