Pular para o conteúdo principal

O Cego Bartimeu, um Homem de Visão!





 
                                 Batimeu era um cego conhecido naquela região, sabendo que Cristo estava realizando uma missão naquele território, ficou assentado-se entre as duas Jericó, a antiga na terra de Cananéia e a nova Jericó construída por Herodes. Apesar de cego Bartimeu VIU Jesus como o Filho de Davi, o Messias Ungido, o Cristo capaz de curar os cegos, sanar os paralíticos e extirpar todo tipo de enfermidades...
                                Esta visão os fariseus, os herodianos, os “doutores da Lei”, os Saduceus, enfim os religiosos daquele tempo não conseguiam enxergar, mesmo com as Escrituras nas mãos porque não liam. Estes religiosos cometiam um erro muito parecido com os erros de muitos cristãos atuais que mesmo com a Bíblia nas mãos não conhecem a Escritura Sagrada e nem o Poder de Deus. São capazes por ignorância crucificar o Cristo novamente e matar seus profetas alegando que profecias não existem mais, somente na bíblia.
                            O Ex Cego Bartimeu não chama Jesus de modo sereno e tranqüilo, ele percebia que ao redor de Cristo havia uma multidão, sabia que chamar Jesus naquela hora como se chama um amigo qualquer de nada adiantaria. Sabia perfeitamente que era preciso gritar, clamar com todas as forças, chamando Jesus de “Filho de Davi”. Bartimeu sabia que chamando o Cristo de Filho de Davi, estava admitindo Jesus como seu Salvador, Libertador, Senhor e aquele que era capaz de cura-lo apenas com uma Palavra.
                         Bartimeu apesar de cego conseguia ver seus pecados, algo muitos religiosos de seu tempo não conseguia ver. Bartimeu Clama não só pela Cura, mas também pelo perdão. Ele percebia o poder de Cristo para perdoar pecados.
                         Ele era persistente com sua percepção percebia fácil as coisas espirituais, entendia as Escrituras Sagradas e Conhecia o poder de Deus, porque sua cegueira não foi capaz de cega-lo espiritualmente. Mesmo diante de seus “opressores” que mandavam calar a boca. Bartimeu como cego via as oportunidades e não deixava passar, pois ele deixasse Cristo passar naquele dia, quando viria ele novamente? A percepção de Bartimeu era gigante, do tamanho de sua Fé.
                       É Interessante que Cristo ouve o clamor de Bartimeu desvia de sua rota e vem ao encontro de Bartimeu e faz a interessante pergunta: O Que Queres que eu te faça?
                      Bartimeu não chamou Jesus ali para bater um papo, vai direto ao assunto: Que eu torne a Ver!
                        O Ex Cego Bartimeu outrora enxergava, não se sabe o que causou a sua cegueira, mas Bartimeu percebia em Cristo uma Unção Real, pois Cristo era Filho de Davi, e não só isso Bartimeu sentia o cheiro de Deus em Cristo, o qual caso quisesse seria capaz de curá-lo daquela cegueira.
                       
Lc 18: 42 Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.
43 Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.

Bartimeu também sabia ser “GRATO” , agradecido pelas coisas que Deus lhe fez, estando cego, poderia culpar a Deus pela sua cegueira, e procurar fugir da presença de Deus. Todavia Bartimeu procurou se aproximar de Deus cada vez mais para adquirir sua cura. E Recebendo a cura, não ficou estático, parado como uma estatua, Bartimeu começou a Glorificar a Deus com todo seu coração e começou a contagiar aqueles que estavam em torno de Cristo, que antes falavam qualquer assunto, mas agora diante da alegria e gratidão de Bartimeu e do milagre recebido por ele, começaram a glorificar o Filho de Davi, Jesus, o Deus Vivo na terra.  

Lc. 18: 43 Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.

                    Mensagem com Base no Texto de Lucas

Lc. 18: 35 Ora, quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho, mendigando.
36 Este, pois, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.
37 Disseram-lhe que Jesus, o nazareno, ia passando.
38 Então ele se pôs a clamar, dizendo:
Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
39 E os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse; ele, porém, clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!
40 Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem.
Tendo ele chegado, perguntou-lhe:
41 Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.
42 Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.
43 Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…