Pular para o conteúdo principal

Conjecturando Lucas 9: 7-9: Herodes Antipas e sua Curiosidade sobre o Cristo


 Caminhando em seu Palácio, Herodes refletia sobre seu governo e seus atos. Usufruía de grande mordomia, no entanto essa grande mordomia não lhe proporcionava a Paz. Recebia constantemente noticias dos acontecimentos em seu reino, já estava acostumado com a rotina de noticias. Mas certo dia alguém veio e lhe citou o Nome de Jesus e seus feitos, entre os seus feitos casos de Ressurreição de mortos, essas informações lhes causavam espanto e curiosidade sobre Jesus.  

 As Multidões seguiam a Cristo e contemplavam os Sinais e prodígios, as curas e milagres repercutiam em todos os cantos. Os Informantes de Herodes associados com fariseus e escribas vez ou outra assistiam a Obra do Messias.                            

                             Possivelmente Herodes o tetrarca, filho de Herodes, o grande o qual mandou matar as criancinhas, fiava inquieto com os acontecimentos. Como seu Pai era atormento pelas atrocidades que cometia. Havia um grande peso na consciência de Herodes acerca de João Batista, pois ele mesmo influenciado por sua esposa, Herodias mandou decapitar João.

                            De repente seus informantes dizem que João Batista ressuscitara dos mortos, Isso tirava o sono de Herodes. Sua mente vagava entre os Ensinos de Moisés que anunciavam a vinda do Messias e um Grande Profeta, mas também acreditava em crendices populares achando que João estava de volta por meio de Cristo. Havia um mar de duvidas e incertezas na cabeça de Herodes acerca do Cristo.

                       Ao ouvir que Jesus era o João Batista ressuscitado o espanto deveria tomar conta dele, esperava um juízo divino proferido por ele, isso o inquietava. E para dissipar as duvidas e obter um pouco de paz, ele pede para os seus assistentes procurem descobrir de fato quem era Jesus. Por que havia grande confusão sobre o Cristo não somente para Herodes, mas para muitos.
  
                  Herodes ficava em duvidas sobre quem era a pessoa o Cristo, porque cada um dizia uma coisa, alguns diziam ser João ressuscitado entre os mortos. Outros diziam se tratar de Elias. E ainda outros diziam ser um dos Antigos Profetas que ressuscitara. Herodes queria consenso, uma informação concreta, sobre quem era Jesus de fato.   

                                   Mas independente quem fosse ser Jesus, Herodes queria conhecê-lo, por causa dos milagres e seus feitos. O Modo como Jesus operava no meio do povo chamava a atenção e admiração de todos. Uma pessoa com tal poder atrairia a atenção de qualquer pessoa inclusive de Herodes, mas somente foi possível conhecê-lo próximo da crucificação, Herodes teve que esperar Jesus.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")