Pular para o conteúdo principal

Deus se Arrepende?


Deus se Arrepende? (Gn. 6: 6,7)

                                     Deus é Espírito, possui uma dimensão muito ampla por ser Deus, fica difícil, o raciocínio humano compreender as dimensões de Deus, é praticamente impossível, para nós Ele é insondável. Então os escritores da Bíblia Sagrada orientados por Deus passaram a usar uma linguagem antropomórfica, para compreendermos um pouco desse Deus tão Maravilhoso e Grande, usaram atributos humanos num Deus Espírito. Lemos na Bíblia escritores ilustrando a pessoa de Deus com coisas materiais que conhecemos exemplo: O Senhor Jesus para testificar o imenso Amor de Deus ilustra:

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a Galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quisestes!” (Mt. 23: 37)   
Deus não é Galinha, mas como uma Galinha cuida de seus pintinhos, Deus cuida de Jerusalém e de nós. O Apostolo Pedro escreve:

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, á seu tempo, vos exalte” (1ª Pe. 5: 6)

  Espírito não precisa de mão para fazer alguma coisa, ele tem o poder de fazer o quer sem o auxilio de mãos. Mas para facilitar o entendimento das pessoas esta linguagem é utilizada.

Antropomorfismo: Idéia de atribuir características humanas em seres não humanos.

                  Colocar características humanas em Deus no caso da Bíblia, isto envolve sentimentos, formas e ações Humanas em Deus, a Bíblia está repleta de antropomorfismo, é o caso da Leitura de Gênesis 6: 6,7. Deus não é Homem para que se Arrependa (Nm 23: 19/ 1ª Sm. 15: 29).

                           Deus é Onisciente, na sua onisciência ele sabe de tudo no passado, no presente e no futuro. Deus antes de formar o Homem sabia de tudo que o homem faria. Façamos uma breve comparação:

Você prevê um fato extremamente desagradável é uma situação
Você depois de prever e presenciar o fato é outra situação.
Com Deus não é muito diferente, ele possui sentimentos.
Deus previu a maldade dos Homens,
Mas quando se deparou com essa maldade sentiu-se mal.

                         O alvo do autor de Gênesis é destacar o repudio, o nojo, a aversão de Deus diante dos pecados dos homens. Fazendo uma exegese do texto no hebraico e constatando seu verdadeiro significado entende-se:

                       A Palavra Arrepender-se na forma hebraica é Niham entre outros significados significa: ‘sentir muita tristeza por causa de’, Deus sentiu muita tristeza por causa de tantas maldades praticadas pelo homem.   

Gn. 6: 6 – Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra... Esse texto deveria ser escrito: Então, sentiu Deus uma grande tristeza por haver feito o homem. A maldade dos Homens provocou pesar no coração de Deus.

              ... E pesou –lhe em seu Coração...  O Pecado dos Homens causa danos ao coração de Deus e dos Homens. Digamos que Deus de fato se arrependeu no sentido literal, não seria impossível. Um Deus Santíssimo, Puro, Imaculado, Benigno, Bondoso... Encarar o Homem criado com tanto Amor cometendo atrocidades, não é fácil pra ninguém.   Imagine um Pai de Família criando os seus filhos com amor, dando-lhes o melhor de tudo e de repente ver seu filho matando, roubando, praticando todo tipo de maldade. É muito doloroso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma