Pular para o conteúdo principal

Deus se Arrepende?


Deus se Arrepende? (Gn. 6: 6,7)

                                     Deus é Espírito, possui uma dimensão muito ampla por ser Deus, fica difícil, o raciocínio humano compreender as dimensões de Deus, é praticamente impossível, para nós Ele é insondável. Então os escritores da Bíblia Sagrada orientados por Deus passaram a usar uma linguagem antropomórfica, para compreendermos um pouco desse Deus tão Maravilhoso e Grande, usaram atributos humanos num Deus Espírito. Lemos na Bíblia escritores ilustrando a pessoa de Deus com coisas materiais que conhecemos exemplo: O Senhor Jesus para testificar o imenso Amor de Deus ilustra:

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a Galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quisestes!” (Mt. 23: 37)   
Deus não é Galinha, mas como uma Galinha cuida de seus pintinhos, Deus cuida de Jerusalém e de nós. O Apostolo Pedro escreve:

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, á seu tempo, vos exalte” (1ª Pe. 5: 6)

  Espírito não precisa de mão para fazer alguma coisa, ele tem o poder de fazer o quer sem o auxilio de mãos. Mas para facilitar o entendimento das pessoas esta linguagem é utilizada.

Antropomorfismo: Idéia de atribuir características humanas em seres não humanos.

                  Colocar características humanas em Deus no caso da Bíblia, isto envolve sentimentos, formas e ações Humanas em Deus, a Bíblia está repleta de antropomorfismo, é o caso da Leitura de Gênesis 6: 6,7. Deus não é Homem para que se Arrependa (Nm 23: 19/ 1ª Sm. 15: 29).

                           Deus é Onisciente, na sua onisciência ele sabe de tudo no passado, no presente e no futuro. Deus antes de formar o Homem sabia de tudo que o homem faria. Façamos uma breve comparação:

Você prevê um fato extremamente desagradável é uma situação
Você depois de prever e presenciar o fato é outra situação.
Com Deus não é muito diferente, ele possui sentimentos.
Deus previu a maldade dos Homens,
Mas quando se deparou com essa maldade sentiu-se mal.

                         O alvo do autor de Gênesis é destacar o repudio, o nojo, a aversão de Deus diante dos pecados dos homens. Fazendo uma exegese do texto no hebraico e constatando seu verdadeiro significado entende-se:

                       A Palavra Arrepender-se na forma hebraica é Niham entre outros significados significa: ‘sentir muita tristeza por causa de’, Deus sentiu muita tristeza por causa de tantas maldades praticadas pelo homem.   

Gn. 6: 6 – Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra... Esse texto deveria ser escrito: Então, sentiu Deus uma grande tristeza por haver feito o homem. A maldade dos Homens provocou pesar no coração de Deus.

              ... E pesou –lhe em seu Coração...  O Pecado dos Homens causa danos ao coração de Deus e dos Homens. Digamos que Deus de fato se arrependeu no sentido literal, não seria impossível. Um Deus Santíssimo, Puro, Imaculado, Benigno, Bondoso... Encarar o Homem criado com tanto Amor cometendo atrocidades, não é fácil pra ninguém.   Imagine um Pai de Família criando os seus filhos com amor, dando-lhes o melhor de tudo e de repente ver seu filho matando, roubando, praticando todo tipo de maldade. É muito doloroso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")