Pular para o conteúdo principal

Ananias e Safira


 
                        Ananias e Safira eram casados, prósperos, e frequentadores da Igreja Primitiva, assistiam as pregações dos apóstolos, entre eles Pedro; possuíam propriedades. Numa determina da ocasião o apostolo Pedro, fez um apelo a Igreja para doações voluntárias com a finalidade de ajudar famílias carentes.

                           Ananias combinou com sua mulher vender uma propriedade e reter parte do valor do imóvel, até ai isso é normal, nada de errado nisso (At.5: 4).  O problema é que, eles também combinaram em dizer perante a Igreja e os apóstolos, que estavam doando o valor total da venda da propriedade em favor dos pobres, o que era uma mentira, eles estavam usando de engano com a igreja, não se sabe por que agiram assim.

Deduz-se que eles queriam vender uma falsa imagem, que imagem?

- Imagem de Pessoas caridosas;
- Imagem de Cristãos genuínos
- Imagem de Crentes Virtuosos
- Imagem de Servos de Deus desprendidos de Bens Materiais
- Imagem de um casal piedoso

                           Havia outras razões evidentemente, mas estas pareciam pequenas, se comparada com a tentativa frustrada, ousada e terrível de tentar enganar a Igreja.

                           O Erro mais grave de Ananias e Safira e o deixar o Diabo encher o coração deles para mentir ao Espírito Santo, e não só a Igreja.  
  
At. 5:3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?
4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração?
Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou.
E grande temor veio sobre todos os que souberam disto.


Imediatamente os moços levaram o corpo de Ananias para fora da Igreja, cobriram e sepultaram. Num intervalo de três horas veio Safira, esposa de Ananias, sem saber do ocorrido com seu marido. (At. 5: 6,7)

  A História poderia ser diferente, mas não Safira chegou e confirmou a mentira do marido, como se fosse verdade, sabendo que tudo não passava de uma armação, mentira...
Pedro se dirige a ela:

At. 5: 8 E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto.
9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.
10 Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido.
11 Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.

                           Pedro entrou duas profecias de sentenças de Morte, a primeira foi entre a Ananias e a segunda a Safira. Amorte de Safira ocorreu cerca de 3 horas após a morte do marido.

                                 Portanto, antes de tentar enganar a Igreja como Corpo de Cristo, as pessoas devem pensar bem.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")