Pular para o conteúdo principal

Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus

                                                                                             Emissários tentando enlaçar Jesus

                                   A Pergunta foi elaborada por espias enviados pelos escribas e principais sacerdotes, esses espias fingiam ser justos, entrando no meio dos justos, mas estavam ali com a missão de apanhar Cristo em alguma palavra e assim entregá-lo à Jurisdição e à autoridade do governador.

Lucas 20: 21 Estes, pois, o interrogaram, dizendo:
Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus;
22 É-nos lícito dar tributo a César, ou não?

                                   Caso Cristo Jesus viesse a falar alguma coisa contra Roma ou ao Imperador e alguém denunciasse com provas (testemunhas) a prisão era imediata. Então a pergunta foi no mínimo capciosa.
                                   Pergunta um tanto difícil para ser respondida diante de Herodianos e partidários do Imperador. O Tributo do Imperador era pesado e injusto, o que era um dos principais motivos para Rebeliões contra o império.
                                   Ora se Jesus defendesse o Tributo abertamente, desagradaria e muito ao povo oprimido por Roma, a começar dos judeus seus patrícios. Se fizesse declaração contra o tributo era o mesmo que desafiar as autoridades romanas em praça pública, o que poderia antecipar a sua morte, se acusado de Rebelião.
                                   Porém, Cristo com o poder ler a mente e o coração dos homens percebeu logo a malicia, e fez a seguinte colocação:

Lucas 20: 23 Mas Jesus, percebendo a astúcia deles, disse-lhes:
24 Mostrai-me um denário.
De quem é a imagem e a inscrição que ele tem? Responderam: De César.
25 Disse-lhes então:
Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
26 E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo;
 e admirados da sua resposta, calaram-se.

II - Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
a)   O Ditado Popular: Daí a Cesar o que é de Cesar...
                                   Hoje a um dito popular que diz: “Daí a Cesar o que é de Cesar”, mas ignora, ou omite a segunda parte da frase de Jesus: ‘E a Deus o que é de Deus’. O que Jesus estava ensinando ao Povo com esta frase?
                                   Assim como é licito pagar tributos (Impostos) ao governo, também é licito devolver para o SENHOR,       que a todos governa e dono de tudo, pagar a ELE o que é devido. 

b)      O que ensina a Bíblia: ... E a Deus o que é de Deus? 
Novo Testamento
Mateus 23:23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o Dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.

Antigo Testamento
Malaquias 3: 8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
9 Vós sois amaldiçoados com a maldição;
porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção,
que dela vos advenha a maior abastança.
11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.

Resumo:
                        Assim como pagamos os nossos impostos, temos o dever de pagar os impostos devidos a Deus, pois ele é dono ouro, toda a prata, e de toda a terra e de tudo aquilo que está nela e produção da terra e de nossas mãos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…