Pular para o conteúdo principal

A Origem da Maçonaria está ligada ao Templo de Salomão?


A Origem da Maçonaria
 
                                   Escritores como Albert Pike e Jorge Buarque de Lira afirmam que a origem da Maçonaria está ligada às Religiões Místicas do Oriente. Outros escritores tentam ligar à origem a construção do Templo de Salomão. Qual seria a Origem da Maçonaria na verdade?
                                   Vamos fazer uma breve analise nos fundamentos doutrinários da maçonaria e nas duas fontes que foram citadas como sua origem:
                                   Religiões Místicas Orientais: Envolve Misticismo, uma “Devoção Contemplativa”, inclina-se para tudo aquilo que é sobrenatural. A Mística consiste numa ciência que estuda as coisas divinas e imateriais, no seu conteúdo está a Pratica de Ocultismo e Esoterismo.
·       A Prática do Ocultismo por sua vez é o contato com seres sobrenaturais, ocultos.
·       O Esoterismo é um conjunto de princípios que constituem a Doutrina secreta de Antigos Filósofos, prática de Ocultismo, contatos com seres sobrenaturais.

Deuteronômio 18:9-14
Dt. 18:9 Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.
10 Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador,
 nem agoureiro, nem feiticeiro,
11 nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12 pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor,
e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
13 Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.
14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa.

                No Primeiro Grau da Maçonaria encontramos a seguinte declaração:
“Como os Maçons podem pertencer a qualquer Religião, é desejar que tenha sido colocado no Altar uma das Escrituras de cada Fé, mas não deve impor para qualquer irmão da ordem.”
                                   O que soa como Ecumenismo na verdade é um conjunto; uma agregação de práticas Místicas de ocultismo e esoterismo, um sincretismo religioso, que diverge em todos os parâmetros das Doutrinas da Bíblia Sagrada.
Afinal, o que tem haver Hinduísmo com Cristianismo? O Budismo e o Bramismo estão entrelaçados com as Doutrinas cristãs?  

II – A Origem da Maçonaria é a Construção do Templo e Salomão? 
                                  
                                   Antes, durante e após a Construção do Templo de Salomão, o objetivo era único, o local teria que servir de Adoração e Louvor Exclusivamente ao Deus de Israel. Não havia dentro do Templo Culto Ecumênico e nem imagens de homens ou mulheres.  Na Maçonaria o nome do Deus de Israel, não é o único nome de divindade citada e adorada.
                                   O Nome de Gadu, que significa “Grande Arquiteto do Universo”, refere-se a qualquer divindade, depende muito da localidade onde a Instituição é localizada, na Índia, por exemplo, Gadu, pode ser qualquer um dos milhões de deuses, no Japão pode ser Buda e assim em diante.
                                   Para qualquer pessoa usufruir dos Benefícios do Templo de Salomão era necessária adoração exclusiva ao Deus de Israel e adotar a Lei de Moisés como regra de Vida e conduta. Não se admitia outro livro no Altar, além do Livro da Lei (Bíblia Sagrada). A Reverência a Palavra de Deus como fundamento principal do Templo de Salomão é facilmente notada nos livros de Neemias e Esdras.
                                   Tais regras tornam os objetivos da Construção do Templo de Salomão muito diferente das origens e filosofia maçônica. Os maçons podem adorar qualquer ‘deus’ e praticar qualquer coisa que venha contrariar a Lei de Moisés.
                                   Todavia o uso de um livro sagrado em cima de altar maçônica é uma estratégia para atrair adeptos de qualquer segmento religioso, desde que este tenha um padrão de vida financeiro atraente.
Mt. 7:20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…