Pular para o conteúdo principal

Jesus faz 04 Visitas marcantes ao Templo de Jerusalém



 Jesus adentrou no Templo de Jerusalém pelo menos 04 vezes, e esta vezes foram marcantes, sendo que três delas foram num período de Pascoa. 

       1)      Primeira vez contava com apenas 08 dias de nascido, foi conduzido por José e Maria, e apresentado por Simeão no Templo.

Lc. 2: 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor
23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor),
24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos.
25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

2)      Segunda vez quando tinha 12 anos durante a Páscoa, quando Instruiu os Doutores da lei causando Admiração em todos.  

Lc. 2: 41 Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa.
42 Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;
43 e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais;
44 julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos;
45 e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.
46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
47 E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?


3)    Terceira vez depois de batizado por João Batista no Jordão, e transformar água em Vinho nas Bodas de Cana, foi até Jerusalém no inicio de seu Ministério. Purificou o Templo e ministrou mensagens não realizou nenhum sinal.
 
Jo. 2: 13 Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém.
14 E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados;
15 e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;
16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
17 Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
18 Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto?
19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei.
20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias?
21 Mas ele falava do santuário do seu corpo.
22 Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito.

4)      Quarta Vez no fim do seu ministério terreno, durante a Páscoa, nessa ocasião foi crucificado, morto e ressuscitado ao terceiro dia. Trouxe mensagens em parábolas.


 Mt 21: 12 Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
13 e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores.

Comentários

  1. PASTOR; QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE. FOI DE GRANDE AJUDA; TEUS COMENTÁRIOS, AQUI COMPARTILHADOS. PR. ED CORREIA.

    ResponderExcluir
  2. Partor, benção de Deus! Obrigado, me foi útil para conclusão de um estudo!

    ResponderExcluir
  3. Concluímos com isto de quê não é tão importante assim irmos ao Templo ou aos templos? Quero dizer que, se o nosso Mestre e Pastor Jesus Cristo não deu tanta importância ou relevância em se ter esta prática de pertencer a um determinado templo ou sinagoga e vendo que seus discípulos tbm não congregavam em templos, não seria nos dias de hoje o correto a se fazer ? Penso quê, se somos a casa e moradia de Deus, somos o templo e sacerdotes de nós mesmos, somos a igreja e o Pai Eterno não mais habita em templos feitos por mãos humanas, se é que ele já habitou em templos, neste caso, pq ir ao templo nos dias de hoje ? Não estou falando para não congregarmos, não é isto, congregar não é sinônimo de ir ao templo. Congregar é reunir onde quer que estejamos, seja em casa, em uma escola, cafeteria ou nas ruas, claro, e pq não em um templo ! Mas templo não seria um costume pagão ? Quero dizer, templos são feitos para uma entidade endeusado(a), para venerar deuses estranhos. Não é o nosso caso já que adorar a Deus é em espírito e em verdade, posso fazer isto onde quer que eu esteja. Neste caso, penso eu, ir ao templo, não é tão relevante assim. Mas é importante para a continuidade de um sistema religioso seja ele qual for, católico, islâmico, induista, protestante e etc. Eu cheguei até aqui pq queria saber qtas vezes Jesus entrou em um templo ou sinagoga. Me foi bem útil, obrigado. Estou estudando esta questão de templocentrismo . Sou ex católico para ser protestante, mas decidi ler as Escrituras toda e estou descobrindo coisas tremenda e está me fazendo duvidar do sistema religioso em que me encontro. Tem muitas coisas sendo ensinado errado onde estou ou estava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leonardo, fazendo pesquisas encontrei sua observação e achei interessante seu raciocinio. A Biblia/Palavra diz: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" Jo 8:32; Quando fazemos uma hermeneutica do texto não podemos tirar o contexto e nem a visão de quem escreveu: primeiro, Esse foi o tempo de transição do AT para o NT, o templo simbolizava a casa e a presença de Deus! Estude sobre o significado desde a porta de entrada até os Santos dos Santos e vc irá ficar deslumbrado com este Tema, mas, este é um assunto longo.... segundo: Onde Cristo está, a Igreja Está!!! Jesus cumpriu os rituais, todos, para mostrar a nós que Ele não veio retirar a Lei, mas cumpri-la; terceiro, logo após a sua morte e ressurreição, os apóstolos, vide livro de Atos, retornaram a se reunir no Templo, não mais no sábado, mas no primeiro dia da semana, Domingo. O Autor de Hebreus também adverte os Cristãos a não abandonarem as "igrejas", vide Hb 10:25. Sei que este é um assunto muito extenso e como vc está descobrindo a Verdade (Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, pasme: São os nomes das tres portas do Templo!!!), continue suas pesquisas e não deixe de ir à Igreja. grande abraço. Marco

      Excluir
    2. Caro irmão Heb.10:25 não esta falando de igreja!

      Excluir
    3. Caro Marco Heb.10;25 não esta falando de igreja ,mas sim de atitude de União congregar-nos,comunhão!

      Excluir
  4. Caro irmão! Peça para que o espírito Santo de DEUS te de clareza de sua palavra! Sabedoria para poder interpretar!!! ....'' o que Jesus quer DIZER dentro da palavra dele é que em seu ministério digo o ministério de JESUS. ELE prega, transmite, O Evangelho poucas vezes em templos!''. O que aprendemos com isso é que devemos proclamar e evangelizar o nome de Jesus não só no templo mais principalmente Fora! No MUNDO onde vidas precisam ouvir a palavra de Deus.! E devemos ir sim nos templo buscar a Deus! E principalmente brilhar nas trevas!!!! Deus abençoe a sua vida!

    ResponderExcluir
  5. A prática de ir no Templo era de grande importância na era Jesus, hoje é a mesma coisa, os apóstolos nunca deixaram de adorar no templo, Em Atos 3.1... E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Agradeço a Deus por ter homens capacitados para nos ensinar; obrigado sr Bispo Jéferson.

    ResponderExcluir
  7. Boas perguntas e respostas .
    Assim como Jesus foi fazer no templo.
    La no templo e ou era pra ser o lugar onde mais de capacita mediante a palavra .ele interrogou perguntou a respondia perguntas . A por isso que eu acho que os templos onde há mestres que pregam em espírito e em verdade tem que está cheias de pessoas curiosas ,nunca deixando de conferir na palavra

    ResponderExcluir
  8. Unknown o Templo era o lugar onde os Sacerdotes faziam os serviços litúrgicos da lei de Moisés e nem Jesus e muito menos os judeus frequentavam o templo para fazer culto divino, pois o CULTO PARA DEUS ERA FEITO APENAS UMA VEZ NO ANO PELO SUMO SACERDOTE. Nas quatro vezes que Jesus foi ao templo foi para cumprir a lei de Moisés a 1ª para ser circuncidado a 2ª para ensinar aos mestres , que embora fossem doutores da lei faziam os serviços sem observância dos preceitos legais e, na 3ª e na 4ª para corrigir os sacerdotes que faziam de Jerusalém um covil de salteadores e casa de negócio, já que a cidade de JERUSALÉM FOI ESCOLHIDA PARA ALI HABITAR O NOME DE DEUS E SE FAZER O SERVIÇOS DO TABERNÁCULO, POR ISSO ERA CHAMADA DE CIDADE SANTA, SENDO ASSIM, QUANDO OS SACERDOTES NÃO SEGUIAM OS PRECEITOS DA LEI DE MOISÉS "A CASA DO PAI DE JESUS" (JERUSALÉM) ERA PROFANADA, NÃO ESQUECENDO QUE JESUS SÓ SUBIU A JERUSALÉM POR CAUSA DA PÁSCOA O QUE EVIDENCIA QUE ELE NÃO FREQUENTAVA O TEMPLO JÁ QUE O TEMPLO FICAVA EM JERUSALÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela hora, Jesus disse à multidão: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham prender-me com espadas e varas? Todos os dias eu estive ensinando no templo, e vocês não me prenderam! Os que prenderam Jesus o levaram a Caifás, o sumo sacerdote, em cuja casa se haviam reunido os mestres da lei e os líderes religiosos.
      Mateus 26:55‭, ‬57 NVI

      Excluir
  9. Os Judeus se reuniam nas sinagogas todos os sábados nas cidades circunvizinhas de Jerusalém . Jesus frequentimente estava lá. Era as sinagogas pequenas forma de templo. O Apóstolo Paulo também . Depois por motivo das perseguições se reuniam nas casas.

    ResponderExcluir
  10. Observando um pouco achei que três vezes Jesus entrou no templo quero uma explicação as duas vezes é a mesma coisa quando ele entra no templo e derruba mesa expulsa os cambistas me diga sobre isso

    ResponderExcluir
  11. Amém pastor muito rico este estudo Jesus Cristo foi único

    ResponderExcluir
  12. Eu acredito que a terceira vez e a quarta,são o mesmo.momento,ou seja , So foram tres vezes.

    ResponderExcluir
  13. esse versículo me deixa com uma puga atrás da orelha

    Olhas as palavras de cristo👉Naquela hora, Jesus disse à multidão: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham prender-me com espadas e varas? Todos os dias eu estive ensinando no templo, e vocês não me prenderam! Os que prenderam Jesus o levaram a Caifás, o sumo sacerdote, em cuja casa se haviam reunido os mestres da lei e os líderes religiosos.
    Mateus 26:55‭, ‬57 NVI

    ResponderExcluir
  14. Observando o texto, bem como os comentários, vejo que a quarta vez que Jesus está no templo é em MT 24:1_2 onde ele diz que não ficaria ali pedra sobre pedra... E edificará em três
    dias uma igreja que as portas do inferno não prevalecerá sobre ela, se cumpré na sua crucificação e ressurreição no terceiro dia, confirmando com Pedro em Mt 19:13-19, porém devemos nos reunir sim mas a onde o espírito de Deus habita agora como templo somos nós conforme 1Co 6:19.

    ResponderExcluir
  15. Tem uma quarta vez. A passagem do òbolo da viúva, relatado pelos evangelistas Lucas 21,1 a 4; e Marcos 12, 41 a 44. Jesus nos um maravilhoso ensinamento sobre a Caridade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma