Pular para o conteúdo principal

Noé foi abusado sexualmente por Cam?


 
Gn. 9: 20 E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.

A)   A Embriaguês de Noé, o Patriarca.

Gn9:21 Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.

                     A Embriaguês do Patriarca Noé resultou em vergonha e desprezo, sem contar com a maldição lançada contra a descendência de Cam.                   
                   Jamais Noé poderia embriaga-se, poderia sim ingerir o vinho, mas, não deixar-se dominar pelo efeito do vinho inebriante. O que pode ocasiona r em desonra.
                   Um ministério maravilhoso maculado com o efeito devastador do Vinho.

B)    Quando o filho desonra o Pai

Gn 9:22 E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.

                          Cam o segundo filho de Noé adentrou no local onde o Pai estava adormecido dentro da sua tenda, por causa do vinho que havia tomado, por alguma razão estava despido, talvez por causa do calor, seu filho Cam invade o local e se depara com a nudez do pai.
                           Poderia tranquilamente, sem causar tumulto cobrir o pai, e nem comunicar aos irmãos a situação. Mas, ao invés disso, decidiram zombar do patriarca diante dos irmãos, que se sentiram ofendidos com aquilo e foram até o local e cobriram o pai.

C)   Quando os Filhos honram o Pai

Gn9:23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.

Foram recompensados conforme suas Ações
Gn 9:23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.
24 Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;
25 e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.
26 Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
27 Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
28 Viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.
29 E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos; e morreu.

D)  Cam manteve relações sexuais com o pai?

                     A Tese de que Cam desonrou o pai mantendo relações sexuais com Noé é descabido, o texto não serve de apoio para tal declaração. Embora que em Levitico 20:11, aponte descobrir a nudez de alguém como um ato sexual propriamente dito. O mesmo não se aplica aqui.

Observe os textos e compare

Gn 9:22 E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.

Compare
Lev 20:11 - E o homem que se deitar com a mulher de seu pai descobriu a nudez de seu pai; ambos certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.
                          Note que o ato sexual consiste em deitar-se sobre a pessoa coabitando com ela, e não apenas ver a pessoa nua.
                            No caso de Noé, Cam viu o pai despido, não se deitou com ele, quer dizer não houve relação sexual entre ambos, ele não abusou sexualmente do pai. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")