Pular para o conteúdo principal

Deus aprova a Mentira às vezes?




As Parteiras Sifrá e Puá no Egito: Usaram aMentira para evitar um Infanticídio?

E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),
E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. 
 Êxodo 1:14-16

  O Rei do Egito Faraó ordenou as parteiras Sifrá e Puá para mataram todo e qualquer bebê do sexo masculino que nascesse entre os hebreus (Êx. 1: 15). Tal decisão de faraó possuía um motivo, e o motivo seria uma estratégia para evitar que futuramente com tantos filhos gerados o povo hebreu pudesse levantar uma Rebelião e assim ficar livre da Escravidão imposta pelos egípcios.
  Sifrá e Puá de algum modo conhecia o Deus dos Hebreus e temia, (ÊX. 1: 17) sem aprovar tamanha atrocidade de faraó, então decidiram poupar vidas de bebês.
  A Atitude nobre das enfermeiras chegou ao Conhecimento de Faraó, o qual ficou indignado, e mandou chamar as enfermeiras para prestar esclarecimentos. Ao que segundo alguns analistas da bíblia, mais precisamente os céticos, alegam que elas usaram de mentira. Mas Puá e Sifrá mentiram diante Faraó?  
                            A Resposta é NÃO! Elas usaram da Morosidade, demoravam a chegar até o local do parto para as hebreias tivessem tempo de gerar a criança, sem que elas fossem obrigadas a matar a criança durante o parto.  A Versão delas diante faraó foi:

Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?
E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas. 
Êxodo 1: 17-19
                            Analisando o texto friamente entendemos que as Enfermeiras não Mentiram, antese falaram a verdade, a facilidade das hebreias de gerar crianças era do conhecimento de todos, inclusive de Faraó que não contestou a defesa das parteiras.
A Decisão das parteiras de Demorar em atender as hebreias no momento do parto rendeu algumas bênçãos preciosas para aquelas parteiras, que evidentemente eram estéreis:

Portanto Deus fez bem às parteiras.
E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.
E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.
Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.

               Conclusão: Diante da situação imposta por Faraó, que contrariavam totalmente a sua missão de salvar crianças durante o parto, a função escolhida por Sifrá e Puá, foi escolhida por amor a vida das crianças, era sinal de dedicação da parte delas. Assim a ordem de faria feria os princípios morais, éticos e pessoais das enfermeiras, que decidiram salvar a vida de bebês retardando o atendimento sem precisar usar dos artifícios da mentira.
                            Sempre não mentir sempre há uma saída, para escapar, pense nisso, ore e Deus te mostrará a saída. 

Comentários

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…