Pular para o conteúdo principal

Escândalo na Casa de Noé



Escândalo na Casa de Noé (Gn. 9: 21-25

                             Chegando o tempo da colheita Noé preparou um vinho, pelo jeito não era acostumado a tomar vinho e se embriagou, devido ao estado de embriagues descobriu-se no meio de sua tenda.

                             Cam de algum modo tomou conhecimento do estado de Noé, invés de cuidar do pai, expôs seu Pai ao ridículo, tirando proveito disso. Cam sofreu as conseqüências e viu um de seus filhos Canaã sendo amaldiçoado e nada pode fazer impedir (Gn. 9: 22).  

Gn. 9: 23 – Sem e Jafé agiram de modo diferente, tomaram uma capa, e com reverencia ao pai, entraram na tenda de costas, ombro a ombro, não querendo ver a nudez do pai, cobriu-o, sem ver a nudez do pai. Como recompensa foram abençoados sobremaneira pelo pai.     

Gn. 9: 24 –... E soube o que seu filho menor lhe fizera... Expressão ‘filho menor’ pode entender-se como ‘Neto’, este neto era Canaã. Os outros filhos de Cam não foram amaldiçoados.

                             Despertando Noé foi informado de todo ocorrido e lançou Maldição contra Canaã. É equivocada a tese que os filhos de Canaã eram negros.

Gn. 9: 25 – E disse: Maldito seja Canaã... Noé foi especifico amaldiçoou apenas Canaã, poupou Cuxe, Mizraim e Pute. (Gn. 10: 6) A Maldição consiste em fazer de Canaã um servo dos servos.
                             Canaã seria o Escravo dos Escravos de seus irmãos ou o ultimo dos escravos para seus irmãos. Fica ai uma situação de miséria, penúria e servidão.

A Recompensa de quem Honra os Pais (Gn. 9:25-27)

                      Mizraim, Pute e Cuxe como recompensa não forma amaldiçoados juntos com Canaã seu irmão. Eles seriam mais prósperos do que Canaã, porque Canaã de alguma forma desonrou Noé pai de seu pai.

                          Sem mais prospero do Canaã, pois Canaã seria seu servo, através da descendência de Sem, vieram Abraão, Isaque, Jacó, Davi e o Senhor Jesus Cristo, o Salvador do Mundo. Os descendentes de Sem povoaram a Ásia os limites territoriais começavam no Mar Morto até o Oceano Indico.

                          Jafé Engrandecido, seus termos seriam alargados, até as tendas de Sem, Canaã também seria seu servo. Jafé é o Pai dos Indos-Europeus os quais são as raças dominantes no mundo moderno.

           Paulo escreveu aos Efésios: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. (Ef. 6: 2,3)
                             
A Recompensa de quem Desonra os Pais
(Gn. 9: 22-27) - A Maldição sobre Canaã.

            
                    Por conseqüência da embriagues, Cam um dos filhos de Noé, escarneceu da nudez do próprio pai. Tomando conhecimento da zombaria do filho, amaldiçoou o seu neto Canaã. Cam possuía três filhos: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. (Gn. 10: 6) Canaã era ancestral dos Cananeus da Palestina.

                  Noé lavra a terra e planta uma vinha, colhe os frutos, prepara o vinho, e se embriaga. Provérbios 20: 1: O Vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.

                 Noé amaldiçoou apenas Canaã, por alguma razão especial, que não se encontra tão explicita nessa passagem. Possivelmente Canaã seria co-participante da Zombaria, provocando a ira do avô. Quando Noé acordou livre do efeito da bebida e se sentiu humilhado e por isso Amaldiçoou seu neto Canaã. Cam desonrando seu pai atraiu maldição para seu filho Canaã:

1ª – Maldição: Seja Canaã Servo dos servos, o escravo mais baixo de seus irmãos.
(Gn. 9: 25)
2ª – Maldição: Ser Servo de Sem
3ª – Maldição: Ser Servo de Jafé
                  
                               Canaã seria O servo de seus irmãos Cuxe, Mizraim e Pute, cansando de servi-los, passaria a servir a seu tio Sem, e por fim serviria a seu tio Jafé. Não precisamente nessa ordem, mas Canaã seria cauda e não cabeça enquanto vivesse, e dependeria de seus irmãos e seus tios para sobreviver. Mal sucedido em todos os seus negócios.   

Gn. 9: 26 -... Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem, e seja-lhe Canaã por servo... O SENHOR seria o Deus de Sem, de geração a geração, os Semitas seria apresentados como servos do Deus Vivo na terra. / Há uma segunda maldição sobre Canaã, ele seria servo Sem. Sabe-se que a Terra Canaã foi conquistada por Israel descendente de Sem, no tempo de Josué, por volta de 1.400 a.C..
                  
Gn. 9: 27 – Alargue Deus a Jafé e habite nas tendas de Sem... Noé estava determinando que Jafé fosse engrandecido por Deus, a tal ponto de habitar nas tendas de Sem pacificamente, não como servo, mas administração adjunta, Canaã seria servo de Jafé e de Sem.

Gn. 9: 28,29 – Noé viveu 950 anos, sendo 600 anos antes do Dilúvio e 350 anos depois do Dilúvio. Lembrando que Noé passou 01 ano dentro da Arca. (Gn. 7: 10/ Gn. 8: 13,14). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma