Pular para o conteúdo principal

03 Coisas que Salomão NÃO Pediu



 
                                   Salomão estava com uma grande responsabilidade, sobre seus ombros se encontrava a Confiança de seu pai, rei Davi, e a confiança de uma nação inteira que era próspera. Cabia ainda a Salomão manter a confiança do povo, conduzir a nação para o progresso tão bem quanto seu pai, um grande estadista e administrador, ele teria que ser igual, ou melhor, governo que seu pai, o que é um desafio de bom tamanho, salientando que Davi era um estrategista de guerra, um governo que procurava ser justo e equilibrado em tudo, um conquistador de grande porte, e acima de tudo servo de Deus amado pelo povo.

1ª Rs. 3:6 Respondeu Salomão:
De grande benevolência usaste para com teu servo Dai, meu pai,
porquanto ele andou diante de ti em verdade, em justiça,
e em retidão de coração para contigo; e guardaste-lhe esta grande benevolência, e lhe deste um filho, que se assentasse no seu trono,
como se vê neste dia.
7 Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno;
não sei como sair, nem como entrar.

                                   Para tal o jovem rei necessitava de muito entendimento sobre a política, a guerra, governo, além de outros fatores e vida social, intelectual etc.
                                   Diante de Desafios Salomão uma atitude sábia, ele decide Orar, buscar com toda sinceridade de coração ao Deus de Israel, pedindo a capacidade para governar o povo, a sabedoria e o entendimento necessário para fazer a coisa certa.
Salomão Pede um Coração Entendido (1ª Rs. 3:9) para:
·         Para julgar o teu povo,
·         Para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

·         1ª Rs. 3: 10 E pareceu bem aos olhos do Senhor o ter Salomão pedido tal coisa.



As Três Coisas que Salomão não pediu na Oração (1ª Rs. 3: 11):

1.      E não pediste para ti muitos dias,
2.     Nem riquezas,
3.     Nem a vida de teus inimigos,

a.      E não pediste para ti muitos dias... Salomão não pediu vida longa, o alvo de Salomão era servir a Deus e ao povo, não importava o tanto de anos de vida para isso.

b.       Nem Riquezas... Não havia em Salomão ambição para ficar rico e poderoso, não visa uma vida uma prosperidade abundante, seu foco não estava em bens materiais e sim em fazer Justiça para agradar a Deus. A sabedoria valia mais do que o ouro e a prata, no ponto de vista de Salomão.

c.       Nem a vida de teus inimigos... Não carregava dentro de si ódio em relação a seus inimigos, a preocupação de Salomão era em como Agradar a Deus no seu governo, quanto a seus inimigos de um modo ou de outro eles seriam punidos, sem necessitar Salomão pedir a morte deles. Na visão de Salomão, seus inimigos já estavam nas mãos de Deus, neste caso não precisava se preocupar com eles.  


- Mas pediste entendimento para discernires o que é justo...


As Recompensas que Salomão Recebeu (1ª Rs. 3: 12-14)

Eis que faço segundo as tuas palavras.

·         Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará.

·         Também te dou o que não pediste,

·         Assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias.


Condição Para receber tais Bênçãos:

Se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…