Pular para o conteúdo principal

O Jovem Rico- É pecado ser Rico?






Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. 
Mateus 19:22-26

                                                           Muitos utilizam essa passagem bíblica para afirmar que os Ricos irão para o Inferno, eles se recusam a ler a passagem por completo, e interpretar o texto por inteiro e assim tiram suas conclusões, que na maioria das vezes são precipitadas e equivocadas.
                                                           Neste caso apresentam a Riqueza como um grande mal, um laço de satanás para derrubar os seus fieis seguidores de Cristo, ensinam que a Riqueza pode levar para a condenação, e afastar seus possuidores dos caminhos de Deus, o Reino dos Céus.
                                               De fato se eu pegar Mateus 19:23,24 e isolar eu posso tranquilamente chegar a essa conclusão. Vou entender que o servo de Deus tem que ser pobre, miserável, que a pobreza é o caminho associado a Cristo que leva para o céu, e que automaticamente todos os pobres herdarão o Reino de Deus. Porém, se eu ler o texto completo eu tiro outra conclusão.


E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 
Mateus 19:23-24
                            Quando analisamos o texto de modo completo, por inteiro, entendemos outra coisa, e é justamente para este entendimento que chamo sua atenção.

O Problema do Jovem Rico NÃO Era :

·         O Homicídio
·         O Adultério
·         O Furto
·         O Falso Testemunho
·         A Defraudação
·         A Desonra os Pais
·         A Falta de Amor ao Próximo
·         A Riqueza

                                  Pois segundo ele, cumpria a risca desde sua mocidade...  


Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Mateus 19:19-20

                           As riquezas que ele possuía não eram capazes de impedi-lo de Guardar todos estes mandamentos do Senhor e ser Salvo. Então qual era o real Problema daquele jovem Rico?


O Problema do Jovem Rico:

·         Amor E$xtremo as Riquezas
·         Amava as Riquezas mais do que a Deus
·         Considerar a Riqueza mais importante do que a Salvação
·         Estava preso as Riquezas
·         A Incapacidade de vendê-las e distribuir o valor com os pobres, denunciava que ele não tinha amor ao Próximo
·         Trocou Jesus pelas Riquesas
·         O Coração dele estava nas Riquezas terrenas e não nas Riquezas celestiais 

(Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Lucas 12:32-34)

                                   O Jovem Rico não tinha uma fé madura e suficiente para crer que deixando casas, irmãos...


Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?
E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. 
Mateus 19:26-29

                                               Se jovem fizesse o que Jesus recomendou, com certeza ficaria mais rico ainda. Ele não seria apenas rico materialmente, mas seria rico principalmente espiritualmente. Ele receberia 100 vezes mais ainda nesta vida e ainda por cima herdaria a Vida Eterna.  (Lc. 18:30)
                                        As vezes deixamos as Riquezas entrarem em nosso coração, e, assim passamos a amar mais as riquezas materiais que são perecíveis, provisórias... Do que as Verdadeiras Riquezas Espirituais que excedem em muito em valor as riquezas materiais, que por sua vez são eternas, que jamais podem ser consumidas por ferrugem, traça ou roubada por ladrões, pois estão bem guardadas nos céu dos céus.
Conclui-se que podemos ser Ricos, mas, não podemos amar a riqueza mais do que a Deus e/ou nos dedicar mais as Riquezas terrenas do que a Deus e a seu Reino, assim seremos condenados.
Não podemos ser escravos das Riquezas, devemos ser servos de Deus. Nada e ninguém devem ocupar o primeiro lugar em nossa vida, não podemos amar nada e ninguém mais do que a Deus, muito menos ainda a riqueza que esse mundo passageiro nos oferece.


Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. 
Marcos 12:27-33
                                   Deus tem ser o Primeiro Lugar em nossa vida, devemos ama-lo de todo o coração, força, alma e mente.  Isso é independente de morar numa casinha de sapé ou numa mansão, de ser pobre ou rico...

                                A Riqueza somente pode nos impedir de herdar o Reino de Deus se nós ama-la mais do que a Deus.


E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. (Mt. 19:26)

                                  Ora a Riqueza gera condição legal e confortável para ajudarmos a fazer a obra de Deus. Muitas igrejas sofrem, são fechadas, passam por grande dificuldade... Por não haver pessoas bem financeiramente para ajudar.

                                Por outro lado analiso  o que Jesus falou:
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. É melhor dá do que receber, as riquezas podem nos ajudar e muito a fazer obras de caridade, ajudar aos necessitados e até ganhar almas.

                                  Se as Riquezas são de fato um impedimento para alguém herdar o Reino de Deus, porque Jesus daria 100 vezes mais??? Sim! Podemos obter riquezas, não podemos viver em função delas, mas em função de Deus, podemos possuir toda a riqueza, mas sem se deixar se seduzir, se encantar ou/e se embaraçar nelas.
Conclusão: SE os Ricos amarem a Deus conforme a Bíblia e praticarem seus mandamentos: Sim!

                                 Uma coisa vital que temos que considerar sobre as Riquezas é:

Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria.

Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia.(Pv. 23:4,5) 



     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma