Pular para o conteúdo principal

Porque alguns homens de Deus estavam na Poligamia?


                                   Homens de Deus como Abraão, Jacó, Davi e Salomão tiveram mais de uma mulher, o que serve para alguns críticos como munição para fuzilar o Deus do Velho e do Novo Testamento. Alguns utilizam tais passagens distorcidamente para justificar seus pecados.
                                   Estes ignoram as leis existentes naquele tempo, a posição de Deus acerca da fidelidade conjugal, desde os tempos mais remotos.
                                   Quando analisamos os motivos que levaram estes homens para a poligamia, entendemos perfeitamente os motivos e as circunstancias que levaram-no para tal situação. Façamos aqui uma breve consulta as causas que levaram cada um destes homens supracitados para a poligamia.

 

I – Abraão

O caso de Abraão difere dos demais por pelo menos duas razões:

a)    Lei de Concubinato
b)    A Situação foi proposta por Sara

A – A Lei do Concubinato


O Concubinato entre vários fatores consistia em permitir ao homem casado, cuja mulher estava impedida de gerar filhos, a contrair uma segunda mulher para gerar filhos e dá continuidade a sua descendência. Este acordo era pré-nupcial, conhecido e comuns entre antigas comunidades.na Terra de Uz dos Caldeus esta Lei estava em vigor, e Deus não havia se pronunciado contra ou a favor desta Lei na ocasião.   
- O Concubinato era comum na seguinte situação:
1) Homem casado se unia maritalmente a outra mulher sem se casar  com a segunda, e, havia ainda mulheres desimpedidas(solteiras, viúvas, sem laços conjugais) que se uniam maritalmente a homens casados.

2) A Mulher casada não podia ser concubina de outro home, isso correspondia ao ato de adultério e ele poderia ser condenada a morte.

3 - Mulheres que se casavam ou se uniam sob concubinato com homens ja casados não eram consideradas adulteras.


4 - Homens de bem davam tanta importância e honra a suas concubinas quanto se casados fossem com elas, como no caso do levita no livro dos Juízes capítulo 19. A menos que se portassem indignamente; nesse caso tinham mais facilidade em deixá-las do que àquelas com as quais eram legalmente casados. 

                  No Novo Testamento não encontramos nenhuma citação de cristãos que viviam em concubinato. Os Crentes em concubinato são impedidos por Deus de serem oficiais na igreja.

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 1 Timóteo 3:1-2

B – A Situação foi Proposta por Sara

Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela.
E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. Gênesis 16:1-3


II – Caso de Jacó

                                   Jacó era extremamente apaixonado por Raquel, a intenção dele era viver todos os dias de sua vida com uma única esposa, Raquel. Todavia no discorrer do caminho aconteceu uma série de fatos que mudaram forçosamente os planos de Jacó. Cito 03 fatos ocorridos:

1)      O Sogro Labão impõe Léia como esposa antes de Raque;   
2)     Raquel era estéril nomeou uma serva para Jacó gerar filhos;  
3)     Léia também deu uma serva para Jacó gerar filhos.


1 – O Sogro Labão impõe Léia como esposa antes de Raquel

E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.
Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo.
Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.
E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela.
Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.
E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu.
E Labão deu sua serva Zilpa a Lia, sua filha, por serva.
E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?
E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita.
Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires. 
Gênesis 29:17-27


2-    Raquel era estéril nomeou uma serva para Jacó gerar filhos;


Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.
Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?
E ela disse: Eis aqui minha serva Bila; coabita com ela, para que dê à luz sobre meus joelhos, e eu assim receba filhos por ela.
Assim lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a possuiu.
E concebeu Bila, e deu a Jacó um filho. Gênesis 30:1-5


3 - Léia também deu uma serva para Jacó gerar filhos


Vendo, pois, Lia que cessava de ter filhos, tomou também a Zilpa, sua serva, e deu-a a Jacó por mulher.
E deu Zilpa, serva de Lia, um filho a Jacó.
Então disse Lia: Afortunada! e chamou-lhe Gade.
Depois deu Zilpa, serva de Lia, um segundo filho a Jacó.
Então disse Lia: Para minha ventura; porque as filhas me terão por bem-aventurada; e chamou-lhe Aser. 
Gênesis 30:8-13


III - Davi e Salomão

                                   O Rei estava sujeito a contrair vários casamentos ao mesmo tempo, com objetivo de concretizar alianças políticas e econômicas com outros reinos. Era também uma estratégia para selar a paz e se preparar para a Guerra com países vizinhos. Além é claro de expandir o Reino e os domínios do reino.                                                Tais alianças conjugais garantiam ao rei herdade, paz, prosperidade, posteridade e uma série de vantagens.
                                   Davi e Salomão estavam sujeitos a essas regras, e dependiam disso pra manter o Reino.



IV – Posicionamento de Deus quanto a Bigamia e Poligamia

O primeiro caso de Bigamia registrado na bíblia foi Lameque.

E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.
E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.
E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. Gênesis 4:17-20
                                   No principio não foi assim, quando Deus colocou criou Adão, fez apenas uma mulher para Adão, a saber, Eva.

Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Tito 1:5-6

Comentários

  1. Excelente postagem Bp. Jéferson.
    Deus abençoe a sua vida e que os demais discípulos do Senhor façam de suas vidas segundo o Senhor planejou, ser marido de uma só mulher. Paz e abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma