Pular para o conteúdo principal

A Questão do Uso de Joias segundo Pedro, o Apostolo




O Uso de Joias segundo o Apostolo Pedro
Paulo e Pedro reprovam os excessos, e não o uso moderado e decente 

Considerando a vossa vida casta, em temor.
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
(1ª Pe. 3:1-4)

                                    Pedro incentiva as mulheres cristãs a serem sujeitas ao marido para ganhar o esposo incrédulo para Cristo. Ela são orientadas a ficar calada e tratar com Deus as suas diferenças de ideia com o Marido, ao invés de discutir acirradamente. Aliás, ele pode até apresentar uma ideia oposta a ideia do marido, Todavia, ela não deve “brigar” com o marido.
                                   Mas o ponto central da mensagem de Pedro que esta causando um mal estar dentro da igreja é a questão de uso de joias e roupas.
O Apostolo Pedro faz coro ao apostolo Paulo quando orienta as mulheres cristãs a se vestirem modestamente ao invés de usar roupas caríssimas e se adornarem de joias preciosas.
Pedro na prática não está proibindo o uso de joias e nem o uso de vestimentas de festas, porém, recomenda as essas mulheres cristãs se adornarem interiormente.
                                   Ou seja, ao invés das mulheres cristãs priorizarem o uso de joias, na visão de Pedro a mulher cristã deve priorizar a vida casta em temor.

...Considerando a vossa vida casta, em temor.
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos... (1ª Pe. 3:1-3)

                                   O Enfeite exterior não deve ser o foco da mulher cristã, nem o frisado de cabelo, que não são proibidos, elas devem antes de qualquer penteado de cabelo, antes de colocar qualquer joia, ou se vestir com qualquer vestido seja caro ou barato, essa mulher cristã necessita olhar sua comunhão com Deus, seu testemunho de vida.
                                   Pedro não está ensinando que joias são coisa de prostituta, ou de qualquer mulher que não seja cristã.  

Deveres da mulher com base nesta passagem 1ª Pedro 3:1-4

1.       Vida Casta
2.      Temor
3.      Antes de se Enfeitar Exteriormente e Se Enfeitar Interiormente
4.      Traje incorruptível
5.      V ida casta e temor antes de qualquer frisado de cabelo, que não é pecado
6.      Trajar-se num espírito manso e quieto



II- AS Antigas Mulheres de Deus

Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos.(1ª Pe. 3:4,5)

E aconteceu que, acabando os camelos de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as suas mãos, do peso de dez siclos de ouro;Gênesis 24:22
Então lhe perguntei, e disse: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que lhe deu Milca. Então eu pus o pendente no seu rosto, e as pulseiras sobre as suas mãos;Gênesis 24:47
E aconteceu que, quando ele viu o pendente, e as pulseiras sobre as mãos de sua irmã, e quando ouviu as palavras de sua irmã Rebeca, que dizia: Assim me falou aquele homem; foi ter com o homem, que estava em pé junto aos camelos, à fonte,Gênesis 24:30


Quanto as antigas mulheres de Deus elas se adornavam com Joias precisas, Abraão por exemplo enviou joias como presentes para sua futura nora, esposa de Isaque, a saber Rebeca. Ora se Rebeca nora de Abraão se adornava, evidentemente Sara também se adornava.

                                   Até os homens usavam trajes de festa (gala)

                                   Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor; Gênesis 27:15

                                   Pedro e Paulo não condenam o uso de joias ou roupas elegantes, eles condenam sim, o uso abusivo, extravagante de tais adornos, enfeites e vestes. Mas, o uso moderado e decente de qualquer adorno não é pecado.
Quando você analisa a Bíblia por inteiro você entende que nem Salomão, nem Rainha de Sabá e a Rainha Ester que deveriam usar bastante joias e adornos, nem Rebeca... Ninguém dessa lista será condenado por causa do uso modesto de joias e vestimentas de festa.
É mais fácil quem condena o uso de tais adornos serem condenados do que quem fez uso com moderação de tais objetos, com um espírito manso e quieto.

                                   Deixo uma pergunta para meditação:

Se a mulher tem uma vida casta e cheia de temor de Deus, além de um espírito quieto e manso, se está mulher usar joias modestamente e vestes elegantes, ela será condenada?  

Comentários

  1. esses objetos por serem valiosos ficavam guardados:entre numa igreja realmente casta, e no seu seio introduza uma mulher com enfeites moderados, e veja você mesmo a diferença .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma