Pular para o conteúdo principal

As Bem Aventuranças


Aqui no Capítulo 05 de Mateus tem inicio o Sermão do Monte conhecido em todo mundo, no qual Jesus aponta características básicas do Cristianismo e do Evangelho. As Bem - aventuranças servem como introdução para:


- Dever do Cristão em transmitir o Evangelho; 
- O Cumprimento da Lei de Moisés;
- Condenação as Praticas de Homicídio;
- Condenação da Pratica de Adultério;
- O Cumprimento da Palavra do Cristão;
- Relacionamento com o Próximo;
- As Esmolas;
- Como Orar e Jejuar;
- Os tesouros dos Céus e da terra;
- Os Dois Senhores;
- As Preocupações;
- A Questão de Julgar;
- As Duas Portas;
- Os Falsos Profetas; 
- Os Dois Fundamentos da Lei no Capitulo 07. 


Bem Aventuranças Diferentes de Mateus e Lucas


AS Bem aventuranças citadas aqui em Mateus diferem das Bem Aventuras citadas em Lucas. Como se vê Jesus sobe a um Monte, se assenta, e os discípulos se aproximam dele. (Mt. 5: 1) O Monte aqui referido é conhecido hoje como o Monte das Aventuranças, na região da Galiléia, cidade de Cafarnaum. Diante dos Discípulos Jesus pronunciou 09 Bem-Aventuranças, enquanto no Capítulo 6 de Lucas apenas 04 Bem aventuranças, se distinguem até no conteúdo, basta ler os dois textos (Mt. 5 1- 12 e Lucas 6: 20-23). 


No livro de Lucas Jesus está numa planura (Lc. 6: 17-20) lugar plano e não num monte, ao contrário do relato de Mateus, que cita um monte como o local, onde se encontravam vários povos da região da Judéia, Jerusalém e litoral de Tiro e Sidom. A Platéia é diferente, as Bem aventuranças citadas em Lucas são direcionadas para vários povos, fica claro que em Mateus as Bem aventuranças foram anunciadas numa ocasião distinta da ocasião de Lucas. 


As Bem-Aventuranças é um Ensinamento de Jesus


São lições de Jesus que precisamos memorizare guardar em nossa mente para enfrentar situações adversas. Makarios é a palavra grega que serve para identificar Bem aventurado, significa Feliz de espírito, Abençoado, Próspero, Bem Sucedido. 


-Bem-Aventurados os Humildes de Espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
(Mt. 5: 4)


Deus não aprova uma Humilde só de aparência, aquilo que chamamos de falsa modéstia, a Humilde de espírito é aquela humildade que brota de dentro para fora, no falar, no olhar, no agir espontâneo. Nem sempre é sinônimo de pessoa pobre, pois tem muito pobre soberbo. Deus promete exaltar os Humildes (Sl. 147: 6/) todo humilde de espírito é sábio (Pv. 11: 2/ Pv. 29: 23) quem se compadece dos humildes é bem aventurado (Pv. 14: 21) é projeto de Deus elevar os humildes (Ez. 21: 26/Lc. 1: 52) Deus resiste aos soberbos e dá graças aos humildes (Tg. 4: 6) a submissão ao próximo é uma demonstração de humildade (1ª Pe. 5: 5) Deus salvará os Humildes (Jó 22: 29) O Excelso Deus está atento para os Humildes (Sl. 138: 6) Jesus é Humilde de Coração (Mt. 11: 29).


Ser pobre ou humilde de espírito é reconhecer as suas imperfeições no caráter, que depende completamente do Espírito Santo para se purificar e ser melhor para o próximo, para si mesmo, a humildade de espírito é necessária para servimos a Deus. 


Humildade = Sig. Modéstia Reconhecer e admitir as Falhas, Fraquezas e as limitações.


-Bem-Aventurados os que choram, porque serão consolados.(Mt. 5: 4)


Porque o Choro? Choram aqueles que estão angustiados; os tristes; os injustiçados; os que perdem; os enfermos; os que sentem dores; os decepcionados e assim a lista prossegue. O Derramamento de lágrimas, por uma causa justa e coerente. Também os que choram lamentando os seus próprios pecados. Jesus garante consolo no sentido de refrigério, alivio remédio, alegria, satisfação, contentamento, conforto. 


-Bem-Aventurados os Mansos, porque herdarão a terra.(Mt. 5:5
Os Mansos herdarão a Terra, a Terra prometida por Deus, os valente aqui são descartados, que Terra Prometida é esta? O Governo Milenar de Cristo? A Nova Jerusalém? Ou ainda a terra que habitamos? Cristo Jesus deixou em aberto, não deu maiores explicações sobre que Terra seria. O que nos permite acreditar, Crer, que possuiremos está terra que hoje pisamos; o planeta terra, e não estamos cometendo erros doutrinários acerca disso, encontramos respaldo bíblico (Is. 65: 9) as promessas de Deus em Isaias 65 de 8 a 10 indicam a terra que vivemos com localidades citadas as quais conhecemos. No Salmo 37 encontramos promessas consoladoras para os dias atuais e para os dias futuros (Sl. 37: 9) Cristo recapitula o Salmo 37: 11 apontando para o seu Reino Milenar. Podemos deduzir que os mansos herdarão a Eterna Nova Jerusalém Celestial, (Sl. 37: 29/ Is. 60: 21)


Os Mansos poderão ter a certeza que os Ouvidos de Deus estão atentos para suas orações (Sl. 10: 17) os Mansos comerão e se fartarão (Sl. 22: 26) Deus ensinará para os Mansos os seus caminhos (Sl. 25: 9) os mansos serão livres no dia do Julgamento (Sl. 76:9) os mansos serão adornados de salvação (Sl. 149:4) juntos com os humildes os mansos serão agraciados (Pv. 3: 34). Os Mansos precisam buscar ao Senhor para serem salvos e serem mais mansos ainda (Sf. 2: 3). 


-Bem-Aventurados os que têm Fome e sede de Justiça, porque serão fartos.
(Mt. 5:6)


A Justiça dos Homens é falha, o símbolo da Justiça é a imagem de uma deusa da mitológica, ou simplesmente uma balança, que lembra a figura da deusa. É a imagem de uma Mulher com os olhos vendados, impedida de ver a verdade, no entanto apta para ouvir as duas versões a Verdadeira e a Falsa (da Acusação e Defesa), com a Espada numa mão e a balança equilibrada na outra. Essa Imagem demonstra as dificuldades da Justiça. Os olhos estão vendados por não ser a testemunha ocular do que realmente aconteceu. A Espada para executar a Lei, e a Balança para pesar as versões, os argumentos de defesa e acusação e assim decidir de que lado fica.

Hoje estamos vivendo a escassez de Justiça, Jesus Promete que chegará um tempo que teremos fartura de Justiça.

É lógico que em vários setores da Justiça encontramos pessoas justas, interessadas em punir os responsáveis pelos crimes, profissionais que não se corrompem, mas procura de todos os meios legais executarem a Lei e a Ordem (Dt. 33: 21/ Pv. 21: 21) . Deus cobra da Justiça terrena medidas justas, (Dt. 16: 18-20) decisões corretas, no entanto alguns membros da Justiça, mentem, subornam, se vendem (Pv. 16: 8), não apelam para o Bom Senso, para o Modo Justo de julgar (Dt. 25: 16). 


Devido a essa Banda Podre da Justiça que atrapalha a Banda Sadia, muitos são vitimas de injustiças, vários crimes ficam impunes, diversos casos permanecem mal resolvidos (Is. 59: 9). Nestas categorias os injustiçados clamam por Justiça Divina, outros não apelam para a Justiça dos Homens por não acreditar e não confiar nela. Mas buscam com fervor a Justiça de Deus e aguardam com perseverança a hora da sentença de Deus. Todos sabem que Deus não perverte o Direito do justo (Dt. 32:4/Jó 8: 3) a Justiça é um Instrumento de Deus para inocentar o Justo e punir os Ímpios (Jo. 16: 8) Jesus julga e peleja com Justiça (Ap. 19: 11) em Deus não há Injustiça (Dt. 32:4/ Sl. 92: 15) A Justiça aos Injustiçados é uma Promessa de Deus (Mt. 5: 6) em caso de falhas da justiça terrena ficamos tranqüilos, O SENHOR é a Nossa Justiça (Jr. 23:6/ Jr. 33: 16). 


-Bem-Aventurados os Misericordiosos porque alcançarão Misericórdia.
(Mt. 5:7)


Quem planta Misericórdia colhe Misericórdia, Deus tem Misericórdia de nós, a Misericórdia para Deus é mais agradável do que o sacrifício (Mt. 12:7) Deus requer que tenhamos misericórdia de nossos semelhantes (Lc. 6: 33/ Cl. 3: 12) Deus é misericordioso (Êx. 34: 6/ Tg. 5: 11) com Amor e Misericórdia fica mais fácil perdoar e alcançarmos o Perdão de Deus (Ef. 4: 32).usar de misericordia com nossos inimigos e com aqueles que erram conosco é uma virtude divina.


A Misericórdia é traduzida como compaixão, Benignidade, Bondade, se compadecer da Dor do semelhante, condoer-se da miséria alheia. 


-Bem-Aventurados os Limpos de Coração, porque verão Deus.
(Mt. 5:8)


Limpos de Coração, Jesus sabe que o coração do Homem é repleto de maus pensamentos, como prostituições, roubos, crimes, adultérios, ambições sem limites, maldades, malicias, devassidão, inveja, calunia, orgulho, falta de juízo, todas essas coisas más saem de dentro dos corações das pessoas. (Mc. 7: 21-23) Alguns pregam que Deus só que o coração, em parte tem razão, havendo limpeza no coração haverá mudanças visíveis no interior e no exterior das pessoas. 


Jesus pede um coração limpo, e como podemos limpar nosso coração? O Autor do livro de Provérbios, sábio Rei Salomão escreveu: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às saídas da vida. (Pv. 4: 23) A Solução é guardar, evitar que entre e permaneçam no coração as más intenções, as prostituições, inveja, calunia, roubos, crimes, adultério, orgulho, falta de juízo etc.


Escrevendo aos Colossenses Paulo recomenda nos a abster-se da prostituição, impureza, apetite desordenado, vil concupiscência, avareza, que é idolatria (Cl. 3:5/ 1ª Ts. 4:3) Depois Paulo aconselha aos irmãos de Tessalônia a abster-se da aparência do Mal (1ª Ts. 5: 22). Seguindo as orientações de Paulo e Salomão, compreendemos que guardando o nosso coração de coisas que contaminam a nossa alma, o nosso ser, o nosso coração ficará puro. Fugindo da aparência do mal seja qual for, o mal só nos trás impurezas e nos afasta de Deus, ficaremos totalmente puros e todas as escamas espirituais que nos impedem a ver Deus serão removidas, e veremos à Deus. Caso contrário com o coração impuro nunca veremos à Deus. 


Ficamos com o Coração Puro quando dispensamos o ódio ao nosso próximo, a Ira permanente, os maus pensamentos, as prostituições, as loucuras, o desejo de homicídio, o engano, inveja, avareza, e coisas semelhantes. Passamos a depositar em nosso Coração o Fruto do Espírito como Mansidão, Paz, Gozo, Caridade, Benignidade, Temperança, Bondade, Longanimidade e Fidelidade (Gl. 5: 22,23). 


-Bem-Aventurados os Pacificadores, porque serão chamados Filhos de Deus.
(Mt. 5:9)


O Pacifico é amigo da Paz e inimigo da Guerra, pessoa tranqüila, não é agitado, impulsiva, uma pessoa pacata, é aceita por ambas partes em conflito, por que não é contendeiro. Esse tipo de gente Deus procura dento da Igreja, esses que não semeiam contendas entre os irmãos, são chamados de Filhos de Deus, ora se são Filhos de Deus, são amados de Deus. Aquele que não se enquadra como Pacifico é semeador de contendas (Pv. 6: 12-19) O Pacifico propaga a Paz; traz a tranqüilidade onde há guerra, evita os conflitos. 


Os Pacificadores não têm inimigos, vive em paz com a Palavra de Deus e com Deus, procura viver em Paz com aqueles que lhe cercam.


-Bem-Aventurados os Perseguidos, por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt. 5: 10)


O Povo de Deus sempre foi perseguido na terra desde os tempos mais remotos. O Justo desagrada aos ímpios por causa do senso de Justiça. Os Praticantes de Injustiça se sentem ameaçados pelos justos, temem sofrem represálias se sentem perseguidos por causa de seus atos de injustiça, daí passam a perseguir os praticantes de Justiça, que procuram ser honestos em todos os seus negócios. O Reino de Deus oferece abundancia, suprimento de tudo aquilo que é necessário, Jesus garante o Reino de Deus para os que são perseguidos por causa da Justiça. Os pregadores do Evangelho que anunciam a Justiça do Reino de Deus também estão incluídos nesta promessa de Deus. 


Ao longo da História a Igreja e povo de Deus em geral sempre sofreram perseguições, por motivos de invejas, e motivos variados, mas Deus sempre consolou o seu povo e a Igreja com o seu Reino. As perseguições cessarão quando Cristo estabelecer por definitivo o Reino de Deus. Até lá teremos aflições e vitórias (Jo. 16: 33)


-Bem-Aventurados sóis, quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. (Mt. 5: 11)


O Povo de Deus também é vitima de injurias além de perseguições, calunias e difamações. Também são vitimas de preconceitos, a exemplo disso temos a perseguição nazista que chegou ao seu apogeu durante a Segunda Grande Guerra Mundial, nos centros de concentração que serviram de palco para as maiores atrocidades da História da Humanidade com registros recentes. Mas o povo de Deus sempre prevalece, em 1948 o povo que os nazistas e fascistas tentaram extinguir tornou-se um Estado, uma Nação, hoje são milhões e milhões espalhados no Mundo. 


Entendemos que o profeta Miquéias profetizava para todas as gerações do passado, presente e futuro. Miquéias usado por Deus escreveu: “Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso; por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente.” (Mq. 2: 10). 


Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos Céus, pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós. (Mt. 5: 12)


Satisfação Intensa, ao invés de tristezas, angustia, provocar alvoroço de alegria, devido ao tamanho do Galardão que vai receber da parte de Deus por passar por todas as perseguições e enfrentar as calunias e difamações. Os profetas são lembrados para tenhamos animo, são lembrados com grande honra pela Igreja enquanto seus perseguidores são desonrados, visto com vergonha dos antepassados e excluídos do Reino de Deus. É grande o Galardão, a recompensa dos Profetas, será grande também a Recompensa dos que suportas as aflições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma