Pular para o conteúdo principal

Posso Casar outra Vez? O que diz a Bíblia?




Perguntaram eles: "Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora? "
Jesus respondeu: "Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.
Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério". Mateus 19:6-9
(Mt. 19:7-9)

                                   ...Exceto por imoralidade sexual... Segundo Jesus pode haver Divorcio caso haja a pratica de imoralidade por parte de um dos cônjuges. Caso contrário, se o cônjuge não comete imoralidade sexual, o Divorcio não é recomendado.
                                   Todavia, o apostolo Paulo faz duas ressalvas as quais permite a separação carnal do casal. Não o divorcio, mas simplesmente uma separação física sem papeis oficiais (divorcio).


1)     Por um Motivo Justo pode haver Separação e não Divorcio

Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do seu marido.
Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher. 
1 Coríntios 7:9-11
                                    Talvez a esposa ou esposo veja um defeito grave no esposo ou esposa, esse defeito pode ser:
·         Vicio Danosos como exemplo: Dependência Química em Entorpecentes ilegais, criando problemas com as Autoridades e colocando em risco a segurança da família.
·         Ingestão descontrolada de bebidas alcoólicas que provocam violência na família e grande vexame.
·          Situações que venham servir de escândalos; risco de vida e/ou danos à família.

"Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada do seu marido estará cometendo adultério". (Lc. 16:18)
                                   Nestes casos pode haver uma separação e não um Divórcio, podendo os dois retornar ao convívio desde que haja uma mudança positiva.
... Deus nos chamou para vivermos em paz. 1 Coríntios 7:15

                                   Agora se durante esse período de separação um dos cônjuges cometer imoralidade sexual. O lado que foi traído fica desimpedido de casar-se novamente.  

2)    Quando Cônjuge for Descrente

E, se uma mulher tem marido descrente, e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele.
Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos.
Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fica debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz. 1 Coríntios 7:13-15
                                   Paulo está orientando a Mulher ou Esposo casado com cônjuge descrente a permanecer juntos, desde que essa pessoa consinta em viver casados e não amasiados. Ou seja, se a pessoa descrente não quer separar-se, mas deseja dá continuação ao casamento e convivência família, evidentemente aceita viver com uma pessoa cristã.  
                                   Porém, se a pessoa descrente recusar a viver um Matrimônio, um casamento propriamente dito, e deseja aparta-se, Paulo aconselha a aceitar essa separação.

3)    O Segundo Casamento

Um segundo casamento pode ser contraído em apenas dois casos:

a)     Viuvez, quando um cônjuge morrer
b)     Imoralidade sexual

a)   Viuvez
Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento.
Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera.(Rm 7:2,3)

b)    Imoralidade Sexual

                                   Havendo imoralidade sexual, no caso de um cônjuge trair, a pessoa traída tem duas opções:

·         Perdoa e tentar recomeçar
·         Casar-se com outra pessoa que não seja casada
                                   A Pessoa que traiu levará o adultério, e a culpa, enquanto a pessoa traída será livre de qualquer culpa nesse aspecto.

Ele respondeu: "Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela.
E se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério". Marcos 10:10-12
                                   Quem traiu leva a culpa, se casar com a pessoa com quem traiu cônjuge, ficará em estado de adultério.
Exemplo:
                                   O Marido traiu a esposa com uma amante, a esposa traída está livre para casar-se com outra pessoa que não seja casada/ou ligada a alguém pré-maritalmente. Mas o marido traidor casando-se com a amante ou ficando amasiado com a amante está em adultério, e será excluído da salvação por causa desse ato.
                                   A Menos que se arrependa e acabe com o relacionamento ilícito.
Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,
nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. (1 Co. 6:9,10)

"Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’.
Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério". 
Mateus 5:30-32

Observação: Imoralidade Sexual abrange toda pratica imoral, imprópria, descabida de sexo dentro de um casamento; isso envolve homossexualismo, adultérios, bestialidade, pedofilia, incesto, pornografia, qualquer relação sexual ilícita dentro e fora do casamento.
Imoralidade Sexual = Prostituição: vem do grego porneia (porneiða)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")