Pular para o conteúdo principal

Quem pode Comer do Pão e Beber do Cálice da Santa Ceia?

A Santa Ceia – Quem pode Participar?


Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 
1 Coríntios 11:22-31

I – O que é a Santa Ceia?
Os componentes da Santa Ceia são:
a)     Pão sem Fermento (pão ázimo)
b)     Fruto da Vide (Suco de Uva/ Vinho não Fermentado)
                                   Onde “todos” membros podem participar, na Santa Ceia não tem hóstias e nem só toma o ‘Cálice do Senhor’.


A – Pão sem Fermento


E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.
E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão.
E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?
Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcofas levantastes?
Nem dos sete pães para quatro mil, e de quantos cestos levantastes?
Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?
Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus. 
Mateus 16:5-12
O Pão é sem Fermento, pois o fermento simboliza a hipocrisia e heresias, e no corpo de Cristo, Não há heresias e nem hipocrisia. (Mt. 16:6-11).


B - O Fruto da Vide (suco)

O Fruto da Vide é o suco natural da uva, ou Vinho não fermentado, sem teor alcoólico, (Mc. 14: 25/Lc. 12: 17-23)
Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. Lucas 22:18
E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.Mateus 26:29
Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.Marcos 14:25


II - O Significado da Santa Ceia

                                   O Pão simboliza o Corpo de Cristo, o Corpo de Cristo por sua vez é a Igreja, enquanto que o Fruto da Vide (suco da uva) simboliza o seu sangue derramado por nós na cruz para nossa Redenção.


Eu sou o pão da vida.
Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo:
Como nos pode dar este a sua carne a comer?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue,
não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.(João 6:48-59)

a)     O Corpo de Cristo é a Igreja

Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão. 
1 Coríntios 10:15-17/Cl 1:18
                                   Quando comemos o pão da Santa Ceia, estamos sendo inseridos no Corpo de Cristo, na Igreja, Casa de Oração, Não estamos comendo o corpo de Cristo como canibais, como pensavam os judeus.
Obs.: Comer do pão e beber do cálice é um ato simbólico.


b)    O Cálice

Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22:20

                                   Ao ingerir o cálice estamos confirmando Aliança Nova de Cristo na Cruz para nos redimir da perdição, da condenação. Estamos selando o pacto da Nova Aliança em Cristo, participando do mesmo cálice que ele, com as mesmas aflições e vitórias. Anunciando a morte de Cristo até que ele venha.
Portanto: Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.1 Coríntios 10:21


III – Quem não pode Comer e Beber da Santa Ceia?


                                   Estando o membro da igreja em pecado, ele não deve ingerir o cálice do Senhor e nem comer o pão da Santa Ceia. Para isso ele deve antes de tudo ser devidamente instruído antes de participar e durante o culto de Ceia. Como o próprio nome já diz “Santa Ceia”, não se pode está nela em pecados graves.
Que pecado o Texto sagrado em questão não é especifico, mas trata de uma situação pecaminosa, que torna o membro indigno de participar. O Apostolo Paulo nos dá uma pista de tais pecados que possam nos impedir de ingerir o cálice e comer do pão da Santa Ceia.
Descreve-se abaixo 1ª Coríntios 6:10-20:
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Diante da breve lista, porém, esclarecedora:
“Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
(1 Co. 6:10)
Recomenda-se aos membros que estão dentro dessa lista a não comer e nem bebe da Santa Ceia do SenhorJesus.


IV – Examine-se o Homem a si mesmo...


Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 
1 Coríntios 11:26-29
                                   Nenhum obreiro, pastor, Bispo... Ninguém pode e nem deve impedir membros de participarem da Santa Ceia, nem de comer o pão e beber do cálice. Cabe apenas a orientar e aconselha cada um deve analisar, e examinar a si mesmo. Os Obreiros, pastores etc.. Não são orientados por Cristo e nem pelos apostolo a proibir a ninguém de comer do pão e beber do Cálice.
Note que o Senhor Jesus mesmo sabendo das intenções de Judas Iscariotes de trai-lo não impediu o mesmo de comer do pão e nem de beber o cálice.
                                   Cabe apenas instruir a Igreja antes e durante o culto, para evitar que alguém coma e beba indignamente.


V – É Necessário Discernimento


Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 
1 Coríntios 11:28-29
                                   Isso indica que o membro que vai beber e comer da Santa Ceia, precisa está lúcido, em perfeito juízo, capaz de discernir o corpo e do sangue do Senhor Jesus, entendo o verdadeiro significado da Santa Ceia do Senhor.
                                   Neste caso não se recomenda a dá a Santa Ceia para pessoas, embriagadas, ou sob o efeito de algum alucinógeno/ ou qualquer coisa semelhante que venha tirar o juízo, o senso e a lógica do participante.  O membro tem que está consciente do que esta fazendo e do que está participando.


VI – Consequências que podem vir sobre a Igreja


Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 
1 Coríntios 11:28-31
                                  Condenados dentro da Igreja, além de muitos crentes fracos e doentes no aspecto físico e espiritual, e muitos que dormem. Ou seja igreja enferma, manca, com sérios problemas de aneroxia, e paralisia...  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma