Pular para o conteúdo principal

Qual foi o Pecado Original?


              Há um debate, não tão acalorado dentro das igrejas cristãs sobre o pecado original, sobre qual seria de fato o Fruto Proibido, ou o primeiro pecado cometido pelo primeiro casal.  
                                   São três teorias conhecidas para tentar explicar a origem, o que de fato foi o pecado Original, o que era na verdade o fruto proibido. Vamos a eles:

I - O Pecado Original seria o Ato Sexual entre Adão e Eva
II - O Fruto Proibido seria uma Maçã
III - O Primeiro Pecado foi um ato de Desobediência


I O Pecado Origina seria o Ato Sexual entre Adão e Eva? 

 O Pecado Original seria o Ato Sexual entre Adão e Eva? Analisando a bíblia sagrada esse teoria cai por terra porque Deus deu uma ordem para o casal:

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. 
Gênesis 1:27-28

   Ora, como o casal poderia obedecer à ordem: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra... ??? Nesse caso, eles precisariam manter relações sexuais. Desse modo não poderia ser Proibida a relação sexual, até porque, o escritor a Carta aos Hebreus escreveu o seguinte:

Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:3-4

                                       Observando o texto entendemos que o ato sexual entre Marido e mulher devidamente casado não é algo impuro e sim algo respeitoso.
                                       A Primeira teoria não se encaixa com a Bíblia sagrada, e não pode ser a correta.


II – O Fruto seria uma Maçã?


 O Primeiro obstáculo já vem no vocábulo, note que Fruto é uma coisa e fruta é outra coisa completamente distinta:

Fruto: Salário, Recompensa, pode ser uma fruta na botânica, no contexto se refere ao resultado de um ato.  
Fruta: Sobremesa

  O Segundo obstáculo é um texto sagrado que contradiz a teoria de que era uma fruta.


E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. Gênesis 1:28-29

                                    Deus não proibiu o consumo de nenhuma fruta, e muito menos ainda da maçã, afinal porque Deus proibiria o consumo de maçã? Que mal há em comer uma maçã? Porque Deus negaria uma maçã, uma pêra... Para o casal? Não o menor sentido de acordo com a bíblia essa teoria, por mais que apareça nas gravuras


III - O Primeiro Pecado foi um Ato de Desobediência


   Temos que entender que as árvores em questão não são comuns; são três árvores diferentes:
a) Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal = Geradora de Morte
b) Árvore da Vida = Geradora de Vida
c) Árvore Vegetal = Geradora de Sustento

   Nessa situação a árvore do conhecimento do Bem e do mal não pode ser entendida como uma árvore literalmente, ela tem que ser entendida como uma árvore simbólica. Desse modo o fruto não seria uma fruta e nem um ato sexual.
   Seria um Ato de desobediência que por sua vez pode ser interpretado de muitas maneiras, mas que não deixa de ser um ato , uma ação de desobediência a Palavra de Deus.  

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gênesis 3:4-5

                                   Eva duvidou da Palavra de Deus, alimentou o desejo de ser como Deus, e compartilhou seu marido a ideia  Adão por sua vez adotou a ideia de ser como Deus, recusando prestar culto e adoração a Deus, se considerando um deus como Deus.
                        Resumo: Eva se alimentou do Conhecimento do Bem e não somente do bem, mas passou a CONHECER profundamente o Mal. Eva adotou a pratica do mal e seu esposo também alimentou ideia da maldade na pratica.
                        Adão e Eva conheciam apenas o “Bem” e não conhecia o “Mal”, depois de se alimentar dessa árvore que não seria uma macieira, ai sim passou a conhecer o mal na teoria e na pratica. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…