Pular para o conteúdo principal

Porque Deus não Cura Algumas Crianças com Câncer e AIDS?


Certa feita, fui perguntado: Por que Deus não cura Crianças com Câncer, AIDS e outras doenças graves? O Indagante estava inconformado com o estado de saúde de crianças atingidas por Doenças tão graves e/ou incuráveis. 


Inclusive relatou o caso de um amigo que visitou o hospital do câncer em Barretos-SP e ouviu uma criança que lhe disse: “Quando eu crescer quero ser igual a você!”

E para a tristeza do rapaz, a enfermeira do lado chamou para um particular e disse a ele que aquela criança morreria em breve, não cresceria.
                                    
Então foi levantada a questão por que Deus vendo o sofrimento dessas crianças não faz nada em favor delas? Houve outras perguntas de cunho ateísta, agnósticos, cético...
Refletindo sobre esse assunto cheguei as seguintes conclusões:

a) Deus não colocou a Doença nas Crianças
b) Deus não é o culpado
c) Deus se compadece das Crianças
d) O Reino de Deus pertence às Crianças
e) Deus alivia o sofrimento dessas crianças levando logo consigo


I – As Causas dessas Doenças

                                    
Ao pesquisar as causas de tais doenças entendemos que todas têm uma causa natural e não sobrenatural boa parte delas são heranças genéticas, ou causadas por algum acidente ou uso inadequado de drogas ou coisa semelhante...

                                    
Uma porcentagem alta dos pais são os principais causadores dessas doenças, ou por acidente, ou intencionalmente, ou por genética...
                                    
Deus está totalmente isento de culpa.


II- Falta o principal Combustível do Milagre
  

O que os envolvidos fazem para que o milagre aconteça Quando sua fé está abalada diante do desafio? A maioria fraqueja, desanima, desacredita, fica incrédula.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

Tudo é possível ao que crer, talvez em muitos desses casos falte o principal elemento: A Fé exclusiva em Deus. 


III- A Vantagem da Criança Portadora de uma Doença Grave

                                    
Ela tem a atenção especial de muitos, geralmente as pessoas se compadecem e tratam essa criança de modo diferenciado das demais, e passam a se preocupar com ela, e tentar de algum modo ajudá-la.
                                    
Essa criança desperta a atenção de todos, e convidam de alguma forma a todos a refletirem sobre Deus, e a buscá-lo em busca de respostas.
                              
Ao contrário dos que muitos pensam, Elas não são desprezadas por Deus, em sua breve estadia na terra, Deus prepara lugar para ela no seu Reino.

Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Lucas 18:16


IV- Algumas são curadas e outras Não

 Tudo depende do propósito de Deus e dos envolvidos diretamente ligados a criança, da fé em primeiro lugar, e daquilo que seus pais e está criança estão propondo para Deus.
  Muitas morrem numa curta questão de tempo, tendo seus dias de dores abreviados. E o que seria dessas crianças se fosse curadas? Que garantia temos que essas crianças seriam felizes e teriam um futuro promissor? Só Deus sabe! Deus sempre faz o melhor.   
Temos ainda que considerar o progresso da Medicina que Deus permite, aliviando e até mesmo curando muitas dessas crianças. Em destaque o avanço da medicina no combate ao HIV (Vírus da AIDS) que através de exames e tratamentos ainda no ventre materno a criança nasce livre do HIV.


                           
Entendo que não é uma tarefa fácil lidar com crianças enfermas, atacadas por doenças tão graves e violentas, que mata aos poucos. Mas também entendo e aceito que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus. 

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28

Comentários

  1. DEUS pelo jeito é mais malvado do que eu pensava.....falar o que de quem tem um filho com paralisia cerebral? (falta de oxigenio no cérebro, nada a ver com drogas ou genética) Deus tá livre da culpa....A criança ele pode até amar, mas não cura por causa dos pais.........

    ResponderExcluir
  2. AO nobre anônimo, Deus é amor, filhos com paralisia cerebral, não são seres desprezíveis ou inferiores, muito pelo contrários, merecem nosso respeito e atenção, pois são especiais, livre de sentimentos como o ódio e desamor. Deus é Justiça e Santo, portanto inculpável. Já lhe considero culpado, por culpar Deus por causa de pobre criança inocente que sofre com paralisia cerebral. Em seu lugar eu buscaria o milagre ao invés da reclamação,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive um filho com paralisia cerebral, me questionava tbm, perguntava prá Deus -Pq eu??
      Qdo comecei a pensar - Pq não eu??
      Deus dá crianças especiais p/ mães especiais. Criei o meu com muito amor e tratamentos, até os 17 anos, foi qdo Deus o pegou de volta.

      Excluir
    2. Graça e Paz Irani!

      a Loucura de Deus é sabedoria para os homens

      Excluir
  3. Há poucos dias minha mãe faleceu de câncer de mama. Fiz campanha na igreja evangélica em prol da saúde dela. Levava o RG e entregava ao pastor que orava e determinava a cura dela. Levava água ungida e passava nela. Lia a história de Jó pra se basear e dá esperança a ela. Lia Salmos também. Todos os dias ela escutava música evangélica pra louvar a Deus.

    Minha mãe era evangélica, acreditava em DEUS. Dava o dízimo, orava bastante. Fazia tudo certinho. Mas nada disso adiantou. A doença só progrediu. Como me explica isso?


    Não estou aqui culpando a Deus. Mas não acho correto colocar a culpa em quem está doente com a prerrogativa de que faltou fé. Assim é fácil.

    Desconfio cada vez mais que estamos sós e que ninguém está a salvo de doenças malditas. Seja você da igreja ou não, acredite em Deus ou não.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…