Pular para o conteúdo principal

Os Dons Espirituais Cessaram ou Continuam? Cessacionismo X Continuísmo- Parte 2


        CESSACIONISMO E CONTINUÍSMO - PARTE 2
          
    I.                        DOM DE PROFECIA CESSOU?


E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.
Joel 2:28-32
Compare:
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; Atos 2:17

                                   O Dom de Profecia é uma Promessa Antiga para a Igreja de Cristo e para os judeus convertidos, foi anunciado em Joel 2: 27-31 e está sendo derramado sobre nós desde Atos 2:17-21. Pedro foi um dos primeiros apóstolos a anunciar e Paulo prosseguiu listando os Dons Espirituais e incluindo o Dom de Profecia na lista.
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 1 Coríntios 12:10
                                   Note que Paulo o Dom de profecia e logo em seguida os Dons de Discernir os espíritos para a Igreja não confundir profecia com “profetada”. Depois segue-se os demais dons entre eles o Dom de Variedades de Línguas e de Interpretação de Línguas.  
                                   A Passagem Bíblica defendida pelos Cessacionistas para autenticar sua “teoria” (heresia) é a seguinte:

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 1 Coríntios 13:7-8
Depois dá um salto para 1ª Co. 13:13:

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:12-13
                                   O Versículo utilizado “isoladamente” desmonta toda a teoria Cessacionistas a partir do versículo seguir.

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
1 Coríntios 13:8-9
                                   Conhecemos em parte e em parte ainda Profetizamos, está é uma conclusão imediata.
                                   Sabemos que Paulo escreveu uma Carta que não havia um versículo se que e nem capítulos. Vamos para algumas breves curiosidades:


·         Curiosidades: A Invenção dos Versículos da Bíblia

“As divisões em versículos foram feitas primeiro para o A.T pelos massoretas, mas a Bíblia em francês de Stephanus, de 1553, foi a primeira a apresentar as atuais divisões na Bíblia inteira. Tal proceder, adotado em edições subsequentes de Bíblias para o idioma inglês, possibilitou a produção de concordâncias bíblicas tais como a de Alexander Cruden, em 1737, e as duas concordâncias exaustivas da Versão Autorizada da Bíblia em inglês — de Robert Young, publicada inicialmente em Edimburgo, em 1873, e de James Strong, publicada em Nova Iorque, em 1894.

                                   Quando se ler a carta de Paulo aos Coríntios por inteiro e em destaque sobre a Questão dos Dons Espirituais envolvendo os Capítulos 12,13 e 14. Entende-se que os Dons Espirituais continuam em plena atividade nos dias atuais. Assim que você termina de ler o último versículo de 1ª Coríntios 13:13, vem o capítulo 14, que logo de inicio incentiva a busca dos Dons Espirituais, em destaque o Dom de Profecia com amor e zelo.
Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1 Coríntios 14:1
Em 1ª Corintios 14 Paulo ensina como as atividades dos Dons Espirituais devem ser desempenhadas dentro das Igrejas, mas, dá ênfase ao Dom de Profecia, tomando posição automaticamente a favor do “Continuísmo”, além de confrontar o “Cessacionismo”; Instruindo que o Dom de Profecia tem pelo menos três finalidades especiais para a igreja de Cristo:

Edificar;
Consolar;
Exortar.

Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
1 Coríntios 14:2-3
Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1 Coríntios 14:1

E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
1 Coríntios 14:28-33
                                   O Sábio Apóstolo Paulo explica que o Dom de Profecia é uma ferramenta vital para ganhar almas de indoutos.

Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
1 Coríntios 14:23-24
                                   Para encerrar o capitulo 14 Ele faz duas recomendações, uma para os Cessacionistas.

Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
1 Coríntios 14:39
Enquanto que outra é para os Continuístas vem a seguinte recomendação:

Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
1 Coríntios 14:39-40
                                   Sou plenamente contra a idéia de ficar isolado num versículo, num capítulo e num livro da Bíblia, prefiro percorrê-la para tirar minhas conclusões, assim, a possibilidade de erro é bem menor. E, por essa razão vou citar outras passagens bíblicas para endossar acerca do Continuísmo dos Dons Espirituais.  


                 II.                        HÁ PROFETAS NAS IGREJAS HOJE?


Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Efésios 4:9-14

Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26

O Continuísmo dos Dons Hoje contribuem para:

·         O Aperfeiçoamento dos Santos, para a Obra e para o Ministério;
·         Para edificação do Corpo de Cristo;
·         Para todos chegarem a Unidade na Fé;
·         Chegarem ao Conhecimento do Filho e Deus;
·          À medida da estatura completa de Cristo;
·         Para que não sejamos mais meninos inconstantes levados em roda por todo vento de Doutrina pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente

                                  Sim, há Profetas, como outros ministérios, Cristo não mudou suas metas, seus alvos, objetivos e missão, ao constituir apóstolos,  Continua a constituir profetas, evangelistas, pastores e doutores. E vou mais além, porque há textos que me dão esse direito para dizer que ele também continua constituindo operadores de milagres, servos e servas de Deus usados; na área de Curas, socorros, governos e Variedades de Línguas.

Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?

                                  Paulo é o maior continuísta que conheço, além de Cristo, veja o que ele escreveu:

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
1 Coríntios 12:26-31

Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
1 Coríntios 14:1
Paulo também estabelece alguns princípios básicos para quem atua na área de profecia:

·         Seguir o Amor e buscar com Zelo

 Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
1 Coríntios 14:1

·         Edificar, Exortar e Consolar
Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.1 Coríntios 14:3
·         A Profecia é um Sinal para os Fiéis e não para os Infiéis

De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
1 Coríntios 14:21-22
·          E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
1 Coríntios 14:28-29
·         Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.1 Coríntios 14:29-30
·         Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros...

... Para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
1 Coríntios 14:30-31

·         E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
·         Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
1 Coríntios 14:31-33
·        
Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
·         Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar,
·         E não proibais falar línguas.

·         Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
1 Coríntios 14:36-40

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma