Pular para o conteúdo principal

A ESPOSA DE CAIM


E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; Gênesis 4: 16-17
Logo, se a Bíblia Sagrada não apresenta Caim como o filho Primogênito do casal, pode-se acreditar que Adão e Eva contavam com uma filha primogênita, sendo essa mais velha do que Caim.  
Pode-se também acreditar que entre Caim e Abel foi gerado pelo menos duas moças, possibilitando as uniões conjugais (casamento) de Abel e de Caim.
                 Acredita-se ainda que entre o Nascimento de Abel e Sete (quando Adão contava com 130 anos) houve o nascimento de irmãs, mais jovem até do que Abel, irmão caçula de Caim. Mas essa hipótese é frágil, pois quando, Caim matou Abel, logo ele fugiu para a Terra da Fuga (Node) com sua esposa. Seria ela apenas uma menina? Creio que não! Adão e Eva não se renderiam diante tal capricho de Caim.
                 Certamente quando Caim fugiu para a Terra de Node, região leste do Éden, sua esposa já estava em idade adulta, capaz de gerar filhos e cuidar com toda habilidade de atividades domésticas.
                 A Omissão do nome da esposa de Caim, talvez se deva a triste realidade de ser casada e continuar seu casamento com o homem que cometeu um dos crimes mais horrendos o de assassinar um irmão de sangue.
                 A Esposa de Caim ao tomar conhecimento da morte de Abel (irmão) teria pelo menos duas opções e conseqüências graves:

1)    Desfazer seu casamento com Caim

Conseqüências:
·         Estando solteiro e só Caim não poderia gerar descendente,
·         Morrendo Caim sem deixar nenhum descendente encerrava-se a sua história sem fundar cidade e povos.
·         Deixar o Homem que amava seria uma Dor enorme dentro de si.

2)    Continuar casada com Caim

Conseqüências:
·         Teria que fugir junto com ele para longe de seus pais, Adão e Eva.
·         Enfrentaria o ódio, a indiferença e revolta da Família de Abel
·         De certo modo estaria ainda em obediência a Deus no que diz: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:28.

                 A Escolha da Esposa de Caim todos já sabem, foi exatamente a segunda opção, fugir para o leste da Terra, na Terra de Node e dedicar o resto de sua vida a ele, enfrentando toda a situação conflitante juntamente com ele, sem o conforto e apoio da família. Sendo a esposa de Caim capaz de evitar que Caim gerasse descendente, não se fez isso, fugiu juntamente com ele para a Terra de Node e lhe concebeu um filho, a saber, Enoque.
                 Parece-nos estranho o fato de Caim e Abel casarem com suas irmãs, mas, vale salientar que eles casaram-se pelo menos 1.000 anos antes da Lei de Moisés, a qual proibia esse tipo de união conjugal. (Lv.18:9,17,24)
                 Temos ainda que levar em conta que naquele tempo esse tipo de casamento não era pecado, e, a família de Adão era única na Terra.  

                 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Gênesis 4: 10-12. Pelo que tudo indica a enigmática esposa de Caim passou por muitas aflições, dissabores e falta de Recursos essenciais para sobrevivência, ou seja, baixos recursos e limitações, além do medo e pavor de ver a morte de seu marido.

E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Gênesis 4: 10-12

                 Foi uma mulher corajosa e apta para o trabalho pesado, além de insistir em ficar com o marido mesmo diante de tantos desafios, enfrentou tudo ao lado de Caim, que se fosse abandonado por sua mulher, seria um forte candidato a suicídio também.
                 Ela vivia ao lado de um Homem Errante, Fugitivo, Medroso e pobre, porém, trabalhador.


Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Gênesis 4: 11-12

As Irmãs de Caim

                                   Muitos perguntam onde Caim arrumou uma esposa, fiz uma analise nos textos onde envolvem diretamente Caim e sua família, chegando às conclusões que seguem abaixo nesta postagem.

I-             As Filhas do Casal Adão e Eva

                 Um fato curioso quando se ler a narrativa de Genesis a respeito de Caim, é o fato da Bíblia não apresentar Caim como filho Primogênito.

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim... (Gn. 4:1)

                 Dando abertura para a hipótese de que Adão e Eva geraram pelo menos uma criança do sexo feminino antes de Caim, ou seja, o casal haveria concebido pelo menos uma filha, sendo ela primogênita, antes do nascimento de Caim.  
                 A Alegria de Eva ao gerar um filho não tem uma explicação mais óbvia do que gerar um filho, depois de haver gerado pelo menos duas filhas.

Pontos a Considerar

1)    Eva não havia gerado nenhum filho, até o nascimento de Caim, apenas filhas. Daí justificasse a externa alegria de Eva ao dizer:

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
Gênesis 4:1

2)     Note que os textos sagrados não afirmam que Caim era o primogênito do casal, como costuma a fazer, a exemplo disso o Primogênito de Abraão, Isaque, Jacó, José e Maria. Fortalecendo a idéia da possibilidade de existir pelo menos uma filha antes do nascimento de Caim.

3)    Caim pode ser o primeiro filho do casal, sem que houvesse nenhuma filha antes de seu nascimento. Todavia, entre o nascimento de Caim e Abel, o casal pode haver concebido filhas, pelo menos duas, as quais seriam as esposas respectivamente de Caim e Abel.

4)    Abel não é apresentado como o segundo filho do casal, apenas no aspecto do sexo masculino, abrindo mais uma hipótese de que entre Abel e Caim, o casal Adão e Eva geraram filhas.

5)    Não é pelo fato da Bíblia, não citar o nome das irmãs de Abel e Caim, que podemos negar a existência, pois existem textos que servem de base para garantir que Adão e Eva geram filhas e filhos. Entretanto, não há uma informação direta de quando elas nasceram.

E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:4

6)    Caim fugiu para a Terra da Fuga (Node) com uma esposa, capaz de gerar filhos.

E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque. Gênesis 4: 16-17

7)       Quando Eva diz: “... Alcancei do SENHOR um homem.
Gênesis 4:1.
Isso indica que até então, Eva somente havia alcançado gerar mulheres, explica-se o motivo de seu jubilo.


              
   Adão contava com 130 anos quando gerou a Sete (Gn. 5: 23), nesse intervalo entre Abel e Sete, o casal possivelmente gerou mais filhas, possibilitando a união conjugal de Sete e outros.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma