Pular para o conteúdo principal

A MULHER DE CAIM: SUAS QUALIDADES E DEFEITOS




E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; Gênesis 4:16-17

Ela é Enigmática por varias razões cito apenas três:

1.      A primeira de todas é por NÃO haver nenhuma referencia na Bíblia com seu nome,
2.      A segunda por ser possivelmente a irmã legitima de Caim filha do mesmo pai (Adão) e da mesma mãe (Eva).
3.      A terceira por ninguém saber exatamente a sua origem, de onde veio, quando nasceu e assim em diante.

                                   Mas, o foco dessa postagem NÃO seria numerar os enigmas em torno dela, e sim, focalizar algumas de suas qualidades e defeitos diante de grandes desafios, os quais alguns mais importantes pretendo numerá-los.


E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. 
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e Errante serás na terra.
Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. 
E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. Gênesis 4:10-16

        I.      Qualidades e Defeitos;


1.      Determinada a enfrentar a Maldição Divina pelo Marido... E agora maldito és tu desde a terra
2.      Determinada a enfrentar a mancha do homicídio e genocídio no marido... Que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
3.      Determinada a enfrentar a indiferença da morte do irmão (Abel) pelas mãos do marido
4.      Determinada a enfrentar a pobreza e a miséria pelo marido; Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força.
5.      Determinada a enfrentar a enfrentar a fuga (mudanças constantes de moradas) pelo marido Fugitivo e Errante serás na terra.
6.      Determinada a enfrentar uma vida de Erros de um marido cabeça dura, que nunca admitia a falha dele próprio;
7.      Determinada a enfrentar sem aprovação de Deus por causa do marido
8.      Tudo e a todos pelo marido
9.      Determinada a enfrentar o desprezo da família pelo marido... Da tua face me esconderei
10. Determinada a enfrentar a todos por causa do marido... E será que todo aquele que me achar, me matará;
11. Determinada a enfrentar o desprezo da família por causa do marido... E habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
12. Determinada a enfrentar uma vida isolada por causa do marido
13. Determinada a viver com um Homem errante,
14. Determinada a viver com um homem sanguinário, que não se arrependeu.
15. Determinada a viver com um Homem amaldiçoado e invejoso.
16. Determinada a trocar Deus por um homem mau este é o maior de todos os erros, em meu parecer e o segundo seria:
17. Determinada a caminhar pelos caminhos do Coração que levam a condenação deixando os Caminhos de Deus que levam a salvação.

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

Diante de tanta determinação para cometer o erro, semelhante em alguns aspectos a seu esposo, daí explica-se por seu nome não é citado nas Escrituras Sagradas.

      II.      Desafios:

1)     Casada com um Homem amaldiçoado anunciado pelo próprio Deus... E agora maldito és tu desde a terra
2)     Casada com um Homem Homicida / Genocida, mas não era um assassino e genocida qualquer, trata-se de Caim, que matou seu irmão Abel... Que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
3)      Casada com um homem, o Assassino de seu irmão Abel;
4)      Casada com um Homem pobre e miserável, pois a terra que ele plantava não produzia em abundancia... Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força.
5)     Casada com um Homem Fugitivo que temia pela própria vida... Fugitivo e Errante serás na terra.
6)     Casada com um homem Errante, cabeça dura, que não admitia o próprio erro;
7)     Casada com um Homem que tentava fugir de Deus...  Da tua face me esconderei
8)     Casada com um Homem odiado por todos... E será que todo aquele que me achar, me matará;
9)     Casada com um Homem desprezado pela família;
10) Casada com um Homem que se distanciou do convívio da parentela para viver numa terra isolada. ... E será que todo aquele que me achar, me matará;
11) E habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
12) Casada com um homem Invejoso; Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Gênesis 4:4-5
13) Casada com um homem de baixa estima, o qual não acreditava que poderia fazer o melhor ou o mesmo para alcançar favor divino como Abel na sua oferta; Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.Gênesis 4:7


    III.       Caim Pecou em Casar-se com sua Irmã?


                             Não! Caim não pecou por casar-se com sua irmã, naquele tempo a Lei de Moisés proibindo esse tipo de união matrimonial ainda não existia, veio a existir mais de 1.000 anos depois. Portanto, não era pecado esse tipo de união. Mais tarde, Deus para evitar confusão e imoralidade sem limite estabelece Leis estabelecendo Regras para as Uniões Conjugais.
                             A Bíblia não relata que Caim era o “Primogênito”, ou seja, o primeiro filho do casal, o que abre margem para a possibilidade de existirem pelo menos duas irmãs mais velhas do que Caim.


   IV.      As Filhas de Adão e Eva

E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.Gênesis 5:3-4

 Quando Eva coabitou com seu marido Adão e disse:... Alcancei do SENHOR um homem.Gênesis 4:1. O que passa a impressão de que ela somente haveria gerado mulheres, até o nascimento de Caim, por isso comemorouAlcancei do SENHOR um homem.

    Nada impede de imaginarmos que Abel e Caim eram casados antes do assassinato. Considerando a hipótese de nascimento de outras filhas no intervalo do Nascimento entre Abel e Sete. Há tradições que ensinam que Adão e Eva tiveram cerca de 60 filhos, sendo cerca de 27 mulheres, ao longo dos 930 anos de vida de Adão. (vídeo abaixo)
Neste caso é forte a possibilidade da esposa de Caim ser mais velha do que ele, e, não contar com tanto vigor para gerar tantos filhos, ela gerou apenas um, chamado Enoque.



E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; 
E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque. Gênesis 4:16-18

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma