Pular para o conteúdo principal

Jabal, quem o foi ele, o Pai dos que habitam em Tendas?

  Jabal, o inventor das Tendas

E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. Gênesis 4: 19-20

·         Jabal: Tetra neto de Caim
·         Filho de Lameque com Ada
·         Jabal viveu por volta de 3.500 a.C.
·         Natural da Terra da Fuga (Node)
·         Lameque seu pai infelizmente foi o primeiro bígamo com registro histórico e o segundo Homicida, o primeiro foi Caim.
·         Possuía dois irmãos por parte de pai

a)    Jubal: Pai dos que tocam harpa e pífaros (irmão apenas por parte de pai e mãe)
b)    Tubalcaim era seu irmão por parte de pai (Tubalcaim era mestre no oficio em ferro e cobre/bronze) 

·         Jabal: Foi o inventor de Tendas e o primeiro criador de gado
·         Jabal não foi o primeiro costureiro, Deus já havia ensinado a seus ancestrais Adão e Eva e fazerem aventais com peles de animais
·         Jabal era filho de cantor-compositor, Lameque.

E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o meu Cântico; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.

Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.



  

                                 De acordo com a ordem genealógica da bíblia Jabal era o penta-neto de Caim, ele é conhecido como o Pai dos que Habitam em tendas. Filho de Lameque, o primeiro adúltero propriamente citado com registro histórico e segundo assassino da história. Leia a postagem no site abaixo:

http://pastorjefersonfabiano.blogspot.com.br/2014/06/lameque-o-primeiro-bigamo-e-segundo.html

E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.
E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.
E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.
Gênesis 4: 17-20

                                   Filho de Lameque com Ada e Natural da terra de Node, região localizada na baixa Mesopotâmia ao leste do antigo Jardim do Éden, onde habitavam Adão e Eva. E, outrora Caim morava ao lado de seu irmão Abel, a quem ele assassinou e depois se refugiou na Terra de Node (terra da fuga), onde nasceram seus descendentes.

                                   Curiosamente Jabal possuía dois irmãos que ganharam fama na terra, a saber, era irmão de Jubal, por parte de pai e mãe, Jubal conhecido com o Pai daqueles que tocam harpa e pífaros (órgão) e por parte de pai e não de mãe, foi Irmão de Tubalcaim, o mestre em obras de ferro e cobre.

E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.
E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.
Gênesis 4: 19-22

                                   Outro ponto curioso em Jabal é que ele decidiu criar gado numa época em que ninguém comia carne de gado. 

Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.

A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.

Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. Gênesis 9:2-5


                     Até então, as pessoas somente consumias frutas verduras, legumes... Conforme se ver na criação do mundo. 

  E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. Gênesis 1:29

Leia a Postagem: 

http://pastorjefersonfabianocomenta.blogspot.com.br/2012/04/adao-e-eva-comiam-carne.html

                    Talvez seu interesse fosse não somente no consumo de leite, mas principalmente a pele desses animais para fazer tendas, enquanto as pessoas geralmente moravam em cavernas.

  “ Nota: Se procura pelos peixes teleósteos gadiformes do gênero Gadus, veja Gadus.
Por gado entende-se o grupo dos mamíferos que foram domesticados pelo homem para aumentar a sua produção:
·         Gado asinino - os ásnos também denominados jumentos ou jegues (português brasileiro) e burros (português europeu)
·         Gado bovino ou vacum - os bovinos e algumas espécies de búfalo
·         Gado caprino - as cabras
·         Gado cavalar ou eqüino - os cavalos
·         Gado muar - as mulas e mulos (português europeu) / burros (português brasileiro)
·         Gado rangífero - as renas
·         Gado suíno - os porcos domésticos
·         Gado ovino ou arietino - as ovelhas”
(fonte: WIKIPÉDIA)

                        Sabe-se que Deus foi o primeiro estilista/costureiro da história, quando Adão e Eva pecaram, eles coseram folhas de figos se vestiram com folhas de figos, ficando quase nus.

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. Gênesis 3:6-7

                        Jabal teve uma noção básica de corte e costura ao examinar as vestes masculinas e femininas de sua época, que eram feitas de peles de animais, e, temos conhecimento que Deus foi o primeiro a fabricar aventais, vestes decentes para o homem e a mulher, por não gostar de vê-los usando roupas indecentes e sensuais feitas de folhas de figueiras.  

E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Gênesis 3: 20-21

                                   Agora cabia a Jabal evolui esse corte e costura avançando na criação não exclusivamente de roupas, mas, na criação de cobertores, lençóis, mantos, casacos e conseqüentemente “tendas”, que nada mais era do que a costura, emendada de cobertores e mantos devidamente costurados um no outro.

                                   A ideia de Jabal era genial, as tendas sustentadas e amarradas em estacas ajudariam muito naquele tempo aos pastores do campo, que enfrentavam o sol a pino, quente e causticante em regiões longe de montanhas.

                                   As Tendas também ajudariam no inverno, na chuva e no frio, aqueles que não podiam se abrigar em cavernas. Essa invenção beneficiaria muito aos pastores que não possuíam lugar de abrigo quando saiam á procura de verdes pastos para o rebanho de gado, permanecendo em lugares inóspitos, para eles as tendas eram de extrema necessidade e utilidade, por isso ele é considerado este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. Gênesis 4: 20.

Para conhecer Tubalcaim o irmão de Jabal  Leia a Postagem

http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2014/06/quem-foi-tubalcaim.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma