Pular para o conteúdo principal

Jesus, os Dízimos e as Ofertas



1.    Os Sábios ofertam

  
Ainda quando Jesus era apenas um bebê, sábios vieram do Oriente com presentes, Ouro, Incenso e Mirra. Seus pais José e Maria aceitaram os presentes. Tais ofertas equivaliam uma boa soma de recursos capaz de suprir as necessidades do casal e das crianças. 


2.    José e Maria ofertam

Com 08 dias de Nascido o menino Jesus foi conduzido até ao templo para ser apresentado conforme a Lei.

E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor
(Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);
E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos. Lucas 2: 20 -24

                                     Como se ver a família de Jesus foi mantida por ofertas, e também ofertavam de alguma maneira na casa do SENHOR. E com fortes evidencias que além da oferta davam também seus Dízimos.


3.    A Coleta no Ministério de Jesus

                                   Até os quase trinta anos Jesus trabalhou em Nazaré no oficio de Carpinteiro para manter a si mesmo e a família, supõe-se que Maria ficou viúva e Cristo trabalhou para mantê-la junto com as crianças. 
                                   Todavia, Jesus sendo batizado foi ao deserto onde passou 40 dias de jejum e assim iniciar seu ministério terreno, neste caso, trouxe alguns discípulos consigo para fazê-los apóstolos e nas missões se arrecada dízimos e ofertas para a manutenção do trabalho.


E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;
E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;
E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;
Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha. Lucas 21:1-4

E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,
E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens. Lucas 8:1-3


4.    Roubadores de Dízimos e Ofertas

                                   Judas Iscariotes era o responsável pelas coletas de Dízimos e ofertas, mas, a roubar parte dessas coletas. Na obra de Deus, infelizmente sempre há aqueles que escandalizam e usam dos Dízimos e Ofertas para beneficio, entretanto, vale salientar que nem todos cometem tais praticas, e sempre há aqueles que são honestos e utilizam os dízimos e ofertas em favor dos pobres e doentes, e da obra de Deus em geral. 

Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:
Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.

João 12:4-6traí-lo, disse:
Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. João 12:4-6


5.    O Destino dos Dízimos e Ofertas

                                   Durante o Ministério de Jesus ficam claras as finalidades das coletas dos Dízimos e ofertas, tais coletas serviriam para:

Ø A Manutenção da Obra de Deus (Templos/utensílios...) 
Ø  Ajudar os pobres, órfãos, viúvas idosas, doentes, necessitados...
Ø  O Sustento dos obreiros (missões) e não para riqueza ilícita,

Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres. João 13: 29.
Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. João 12:6
Despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si; porque não têm que comer.
Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer?
E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes.
E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde. Marcos 6: 36-39

Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem; Deuteronômio 26:12
Assim diz o Senhor: Exercei o juízo e a justiça, e livrai o espoliado da mão do opressor; e não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar. Jeremias 22:3

·         O Sustento dos Apóstolos

Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. 1ª Coríntios 16:1
No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. 1ª Coríntios 16:2

  Jesus estava sendo acompanhado de perto por 12 apóstolos, não se sabe ao certo de quantos deles eram casados com filhos e dependentes, mas, sabemos que eles deixaram seus trabalhos para seguirem a Cristo.

E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Marcos 1: 16.
E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. Marcos 1: 17.
E, deixando logo as suas redes, o seguiram.
E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,
E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele. Marcos 1: 17-20.
E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Mateus 9:9

Mateus deixou um salário rendoso para seguir a Cristo, e para mantê-los Jesus necessitaria de Recursos, e de onde viriam estes recursos? Da Obra do SENHOR, através de dízimos e ofertas.

    ·         Paulo e o ensino do Sustento dos Obreiros


¶ Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?
Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.
¶ Esta é minha defesa para com os que me condenam.
Não temos nós direito de comer e beber?
Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?
Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado?
Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo?
Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. 1ª Coríntios 9: 1-10.
               
                  Todo o ministério que não paga um salário digno aos seus obreiros que labutam nas missões nacionais e internacionais, na frente de trabalhos, torna-se uma maldição. Não é justo, não é coerente e nem decente, pagar um salário astronômico para pastores presidentes, e um salário de miséria para os pastores e dirigentes de congregações e sub-congregações. Há ministérios que não pagam nada para seus pastores.
                 Creio que isso tem impedido a Salvação de Almas no Brasil e no mundo, ao mesmo tempo tem amarrado a boca e travado muitos trabalhos, que se o pastor fosse remunerado com um salário digno trabalharia com muito mais afinco e ganharia muito mais almas.   


·         Jesus Cristo e o Ensino dos Dízimos

                    Durante Pregações públicas Jesus ensinava varias doutrinas, entre os vários ensinos de Cristo. Podemos encontrá-lo pregando sobre o “Dever” de contribuir com Dízimos, além do dever ser misericordioso, justo e fervoroso.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23:22-23

                             Não basta ser justo, misericordioso e fervoroso, tem que ser conjuntamente com isso um dizimista, afinal, não tem como ser justo negando o dízimo que é um direito do SENHOR, não existe fé sem que aja o dízimo, nem misericórdia genuína sem ajudar a Obra de Deus.               
·         Dízimo em Dinheiro ou Alimento?

                      Outrora, não havia uma moeda corrente, geralmente tudo era base de troca, como exemplo trigo por peixes, bodes por hortelãs e assim em diante. Hoje existe uma moeda monetária, tornando desnecessária doação de dízimo em forma de trigo, hortelã etc... Além do mais onde se colocaria tais elementos?

                               A Doação de alimentos é coletada na igreja com a finalidade de doar para as pessoas carentes, mas os dízimos são recomendados que seja doado em moeda corrente para cobrir as despesas da Obra, que dificilmente seria negociada com sacas de farinha, milho, feijão, trigo e etc.


Comentários

  1. 1) SE você não Congrega em denominação nenhuma, é uma ovelha sem pastor, fora do pasto, desnutrida espiritualmente, e o mais grave, não faz parte do corpo e do Sangue de Cristo.
    Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.

    João 6:53

    2) A Palavra "Gospel" significa Evangelho.
    Há muitos tipos de Evangelho (Gospel) por ai, mas ,só um é verdadeiro, não devemos generalizar.

    3) Você é Profeta?

    "... Declara-nos tu agora (...) Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?

    Jonas 1:8

    3) Significado da palavra "Dízimo": Dízimo significa a décima parte de algo, paga voluntariamente ou através de taxa ou imposto, normalmente para ajudar organizações religiosas judaicas ou cristãs. Apesar de atualmente estar associada à religião, muitos reis na Antigüidade exigiam o dízimo de seus povos”.
    Deixo 03 perguntas sobre Dízimos para meditação:

    a) Quando as Coletas eram realizadas por Jesus e seus Discípulos não se envolvia dinheiro e Dízimos?
    b) Por que Judas foi nomeado como tesoureiro de Cristo, seria simplesmente para recolher alimentos?

    Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela.
    Marcos 14:5

    c) Por que Jesus apresenta o Dízimo como um dever assim como a Justiça, Misericórdia e Fé?

    4) O Dízimo e a Lei

    A Lei é uma coisa, o Dízimo é outra.
    O Dízimo já era doado desde os tempos de Abraão, Isaque e Jacó quando nenhum judeu (descendentes de Judá filho de Jacó) havia. Portanto, não é só judeu que devolve o Dízimo.
    A Lei é composta por 613 Mandamentos, 10 ficaram conhecidos no Antigo Testamento, enquanto que no Novo Testamento 2 foram ensinados por Cristo:

    E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
    Este é o primeiro e grande mandamento.
    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Mateus 22:37-39

    Como posso dizer que amo ao SENHOR com todo meu coração, força, alma e mente se não sou capaz de devolver 10% de minha renda para ele?
    Como posso bater no peito e dizer que sigo a Cristo e amo meu próximo se não devolvo o dízimo para ajudar a Casa do SENHOR para que assim ele a ajude meu próximo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma