Pular para o conteúdo principal

O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E A PALAVRA DE DEUS

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:22-24



  1. Conceito da Igreja Católica Apostólica Romana


Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas -feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.(WIKIPÉDIA)


No ponto de vista de alguns padres o Sagrado Coração de Jesus é um simbolo de seu Amor; “beberemos da água que brotaria de seu coração, quando o soldado enfiou a lança saiu sangue e água”.  E usam como base bíblica os seguintes textos:


Que palavra é esta que disse: Buscar -me -eis, e não me achareis; e: Aonde eu estou vós não podeis ir?
¶ E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs -se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.


Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais. João 19:33-35




  • Interpretando o Texto de João 7: 35-39


Quando Jesus diz: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba… Refere -se a Fé em Cristo, a fé NELE que devemos empregar para vencer o mal, a nós mesmos e pratica do Bem.  

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. João 7:38-39


A Fé bem definida e racional em Cristo nos leva a Vida Eterna, as vitórias, e a manifestação de seu Santo Espírito através de nós como se ler em Marcos.


E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
¶ Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou -se à direita de Deus. Marcos 16:17-19


  • Interpretando João 19: 33-35


….Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água...O Soldado furou com a lança do lado e não furou o coração de Jesus. O Texto não tem nada a ver com o coração de Jesus. A água que temos que beber diariamente é a sua Palavra (Evangelho).


¶ E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. João 7:36-38

2. A Origem da “Tradição” do Culto ao Sagrado Coração de Jesus


Texto extraído de um site Católico:


  • Na Idade Média começaram a considera-lo como modelo de nosso amor, paciente por nossos pecados, a quem devemos reparar entregando-lhe nosso coração (santas Lutgarda, Matilde, Gertrudes a Grande,Margarita de Cortona, Angela de Foligno, São Boaventura, etc.).


  • No século XVII estava muito expandida esta devoção. São João Eudes, já em 1670, introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração.


  • Em 1673, Santa Margarida Maria de Alocoque começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção. Com seu zelo conseguiram um enorme impacto na Igreja.


  • Foram divulgados inúmeros livros e imagens. As associações do Sagrado Coração subiram em um século, desde meados do XVIII, de 1000 a 100.000. umas vinte congregações religiosas e vários institutos seculares foram fundados para estender seu culto de mil formas.

  • Nos seminários era ensinado: "a festa do Sagrado Coração provocou um grave mancha sobre a religião".
  • Em 1856 Pio IX estendeu sua festa a toda a Igreja. Em 1899 Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus (o Equador tinha se consagrado em 1874).


  • E a Espanha em 1919, em 30 de maio, também se consagrou publicamente ao Sagrado Coração no Monte dos Anjos. Onde foi gravado, sob a estátua de Cristo, aquela promessa que fez ao pai Bernardo de Hoyos, S. J., em 14 de maio de 1733, mostrando -lhe seu Coração, em Valladolid (Santuário da Grande Promessa), e dizendo-lhe: "Reinarei na Espanha com mais Veneração que em muitas outras partes" (Até então a América também era Espanha).




  1. Refletindo sobre o Culto ao Sagrado Coração de Jesus

Não há base bíblica para veneração ao Coração de Jesus, existe base sim, para adoração á pessoa de Cristo em verdade e em espírito, sem jamais utilizar nenhuma imagem ou escultura, pois, assim viola -se o segundo mandamento de Deus.  


Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Êxodo 20:3-6



Certa feita o sábio apostolo São Paulo escreveu acerca das imagens nas igrejas e nos cultos:


E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo,E eu vos receberei;
E eu serei para vós Pai,E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. 2 Coríntios 6:16-18



  1. Refletindo na Imagem do Sagrado Coração de Jesus

Qual pai ou mãe se sentiria bem vendo uma imagem de seu filho com o coração coroado de espinhos?


Resposta: Nenhum!


Afinal de contas quem teria a coragem de colocar uma coroa de espinhos no coração de Jesus?


Resposta: O Diabo, pessoa malina, ou por ignorancia…


Segundo a Bíblia a coroa de espinho foi colocada no coroação ou na cabeça?



E vestiram -no de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça. Marcos 15:17


Resposta: Na Cabeça.


A Imagem do Sagrado Coração de Jesus apresentada por ai não condiz com a Mensagem de Cristo e nem com as Escrituras Sagradas.


Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:22-24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")