Pular para o conteúdo principal

UNÇÃO DO RISO E A BÍBLIA

Resultado de imagem para oleo de alegriaTu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.Salmos 45:7

A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado. Isaías 61:3

Há uma polemica intensa na Internet/Ímpios e nas igrejas sobre a “Unção do Riso”, também conhecida com a “Unção da Alegria” e “unção de Isaque”. Chama a atenção que a extrema maioria dos criticas não utilizam passagens da Bíblia para condenar ou refutar essa unção. Antes fazem uso da psicologia, de estudos paralelos a Bíblia para assim condenar a “unção do Riso”, sem contar com versículos bíblicos isolados sem considerar o texto e o contexto.
Adentrando ao assunto vale deixar bem claro que o “Riso” em si possui três origens:
I – A Origem do Riso/Alegria

Há três natureza de Riso são elas:
1)     Riso Humano: Dentro de cada ser humano existe o senso de Humor, faz parte dos sentimentos da alma feita por Deus, para se alegrar e se angustiar em determinadas situações.
2)     Riso Diabólico: É Aquele que debocha do sagrado, das coisas de Deus, segue o rumo da zombaria, do escarnio e provocações. Apodera-se de quem dá lugar.
3)     Riso Divino: Provem de Deus, é o segundo fruto do Espírito Santo na lista de Paulo aos Gálatas 5: 22,23:
“Mas o Fruto do Espírito é: Caridade, Gozo, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança. Contra estas coisas não há Lei.”
Cabe a cada um a busca de um precioso Dom de Discernimento de Espíritos oferecido pelo Espírito Santo, para identificar as diferentes manifestações dos Espíritos e assim podermos afirmar se o tal “Riso” ou a Tal “Alegria” provem de Deus ou do Diabo, ou se é apenas uma manifestação do espírito humano.
A Palavra “Gozo” no grego é “Chara” significa: Regozijo, Alegria, Prazer, tem tudo a ver com Felicidade, e como consequência o Riso. Trás uma sensação de Alegria diante da Graça Imerecida de Deus, do Amor sem medida de Deus para conosco, e Regozijo por haver recebidos tantas bênçãos maravilhosas de Deus, além de “Sorrir” diante das Adversidades e das afrontas do Maligno estando consciente que a Vitória é certa mediante o sangue do Cordeiro Imaculado; Cristo Jesus.
Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. Salmos 116:3
Diante de tantas dificuldades, provas, tentações, tribulações, perseguições, dores, angustias (...) o povo de Deus carece de Alegria, prazer, Regozijo para enfrentar as adversidades.

¶ Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tiago 1:1-3

II – O Riso/Alegria na Bíblia
E disse Sara: Deus me tem feito Riso; todo aquele que o ouvir se Rirá comigo. Gênesis 21:6
a) O Riso de Sara, esposa de Abraão.
Vem à pergunta: Que Riso era esse a que Sara se referia? Segue aqui as 03 alternativas:

a) Diabólico
b) Divino
c) Humano
A Resposta é por sua conta. Tire suas conclusões se todo Riso procede do Diabo e dos homens. Afinal, quem criou o Riso?  Lembrando que Isaque era uma pessoa extravertida e alegre.

E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher. Gênesis 26:8

Isaque: significa Riso/Sorriso
b) Alegria na Festa de Purim
E para os judeus houve luz, e alegria, e gozo, e honra. Ester 8:16

O Sorriso do Povo de Israel não pode ser confundido com um Sorriso de Zombaria ou Escarnio, pelo contrário, trata-se de um Sorriso de Alegria, pelo tamanho do livramento que Deus concedeu, pois, eles poderiam ser extintos diante do decreto planejado pelo Ímpio Hamã.
O Povo de Deus tem Riso em momentos oportunos de Festas e Celebrações, ora, o povo do mundo também Rir em seus festejos e se alegram. Por que com o povo de Deus seria diferente?

Assim diz o Senhor dos Exércitos: O jejum do quarto, e o jejum do quinto, e o jejum do sétimo, e o jejum do décimo mês será para a casa de Judá gozo, alegria, e festividades solenes; amai, pois, a verdade e a paz. Zacarias 8:19
c) Deus enche a Boca dos Retos de Riso
Bildade, o suíta, amigo de Jó disse:
¶ Eis que Deus não rejeitará ao reto; nem toma pela mão aos malfeitores;
Até que de riso te encha a boca, e os teus lábios de júbilo.
Os que te odeiam se vestirão de confusão, e a tenda dos ímpios não existirá mais. Jó 8: 19-22
O Riso dos Retos gerado por Deus é prenuncio da Derrota dos Malfeitores e da confusão que virá sobre os maus.
d) O Júbilo dos Ímpios é breve
O júbilo dos ímpios é breve, e a alegria dos hipócritas momentânea?
Jó 20:5
Não se deve haver nenhuma dúvida que os Hipócritas/Ímpios se alegram, porém, sua alegria é momentânea, enquanto que o júbilo dos justos é duradouro.
e) Alegria e Regozijo no Casamento, Cristo e a Igreja.
Tu amas a Justiça e aborreces a impiedade, por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.
Com Alegria e Regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
Salmos 45: 7 e 15
f)    A Boca se Enche de Riso ao Sair do Cativeiro

Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Salmos 126:2

Depois de um longo período de Cativeiro (70 anos) o povo de Israel alegrou-se muitíssimo, a tal ponto de sua boca se Encher de Riso e sua língua de cântico. Eles semearam com lágrimas agora eles estavam segando com grande Alegria.
Existe uma promessa divina que Aquele que leva a preciosa semente andando e chorando, voltará, SEM DÚVIDA, COM GRANDE ALEGRIA, trazendo consigo os seus molhos. (Sol. 126:6)

Assim voltarão os resgatados do Senhor, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão. Isaías 51h11min
Que Sorriso seria este? De onde viria tamanha alegria? Desde quando alegria dos justos é pecado?
g) O Riso do Ímpio causa Dor no coração
¶ Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza. Provérbios 14: 13
O Riso do ímpio difere completamente do Riso Justo, quando o Injusto Rir sente dores no coração e o seu fim é tristeza, enquanto, que, o Justo quando Rir sente prazer no coração e no fim sente uma alegria sem igual.

Provérbios 17:22 - "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos."
h) O Riso mundano é Doido
O Sábio Salomão referindo-se a sua experiência com o Riso e a Alegria provindas do mundo de pecado escreveu:
Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta? Eclesiastes 2:2
Quando analisamos o Riso do mundo percebemos que é pura loucura, e, quando observamos a Alegria produzida pelo mundo, não se consegue entender a sua utilidade, ela é fútil.  A Verdadeira alegria provém do SENHOR, ela nos dá força.
... Porque esse dia é consagrado ao nosso SENHOR, portanto, não vos entristeçais, porque A ALEGRIA DO SENHOR é a vossa FORÇA. (NE. 08h10min)
Não existe alegria sem Riso, não faz mal sorrir diante um Deus tão amoroso e maravilhoso como o nosso. Nele está a nossa Salvação, Conforto, Paz, Saúde, Prazer, Fortaleza e tudo que realmente precisamos.
i)       Melhor é a Magoa do que o Riso
Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. Eclesiastes 7:3
O Sábio Salomão escreveu que Melhor é a mágoa do que o Riso, quando se ler o texto e contexto compreende-se que Salomão se refere às Vantagens dos sofrimentos, da Paciência e Moderação. Ele diz que é melhor ir para uma casa onde há luto do que numa casa onde há banquete (Ec. 7:3) porque naquela casa de luto os vivos aplicam seu coração para refletir sobre o dia de sua morte. Então, nesse aspecto é melhor a mágoa do que o Riso; e a tristeza faz bem ao coração.
j)    Converta-se o vosso riso em pranto
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Tiago 4:9

Quando a igreja e/ou o mundo está repleto de impiedade, cheia de pecado e escândalos, melhor é lamentar e chorar pedindo a Deus perdão pelos pecados. E que toda alegria se converta em tristeza, pois, nunca podemos nos alegrar e sentir acomodados com o pecado.

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
2 Coríntios 7:10.
k) A Alegria vem pelo Amanhecer

Porque a sua Ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Sl. 30:4)

Quando nos arrependemos genuinamente não ficamos amargurados, angustiados (...) mas, alegres e sorridentes com a queda do jugo e o perdão divino.

Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria, Salmos 30: 11.
l)    Tirando águas da Fonte de Salvação com Alegria
E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. Isaías 12:3

Ao nos dirigirmos a Fonte de águas vivas provinda dos Mananciais celestiais nos alegrou, o Riso faz parte de nosso rosto, e cantamos com grande alegria.
Exulta e canta de gozo, ó habitante de Sião porque Grande é o Santo de Israel no meio de ti. (Is. 12:6)

m)  Alegria no Nascimento
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Lucas 1: 14
Zacarias e Isabel alegraram muito na velhice com o nascimento de seu filho João Batista. Eles riam e cantavam ao SENHOR, pois, Grandes coisas o SENHOR havia feito em suas vidas. (Lc. 1: 67)
n) Grande Alegria na Cidade
E havia grande alegria naquela cidade. Atos 8:8

Ao contemplar sinais e prodígios realizados pelo o Espírito Santo por intermédio de Filipe, entre estes sinais, demônios expelidos em nome de Jesus, além de paralíticos e coxos eram curados, o povo da Cidade se alegrou muito. Isto demonstra que a alegria faz parte da obra de Deus, e não a tristeza.
o)    Os Discípulos de Jesus eram homens alegres
E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Atos 13: 52

Eles eram cheios do Fruto do Espírito Santo entre estes o Fruto da Alegria (gozo). Não eram homens mal humorados; de cara fechada, (cara de delgado/ agentes funerários com todo respeitos a esses excelentes profissionais) semblante de angustia, raiva, ira, dor, orgulho, vaidade...
p) Contribuindo com Alegria

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7
As contribuições com tristeza e por necessidades não são bem vindas, mas aquelas com alegria (Riso).

q) tempo de Rir e de saltar

¶ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

Críticos dizem que deveria haver “unção para prantear”, assim como há um tempo para prantear há um tempo de dançar… “Unção para matar”,Dependendo da situação e do texto e do contexto há Unção para matar, ora, como Davi mataria milhares se não fosse ungido para vencer e ser Rei? Golias, o leão e o urso? É óbvio que hoje Deus não ungirá ninguém para “matar”, pois sua espada está fora da bainha e executa  justiça. Porém, existe sim a “unção para aborrecer”, aborrecer do pecado, do Erro de não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus.   


III - O Sorriso segundo a Ciencia

Comentários

  1. Bispo Jeferson, não consegui terminar de ler sua postagem sobre o riso, porque o texto é longo demais e já começa com confusões de textos isolados e fora do contexto. Em primeiro lugar, o Salmo 45:7 refere-se a Jesus Cristo e jamais à quem quer que seja. Por acaso voce não sabe que Jesus não ungiu com oleo derramado a nenhum dos apóstolos, e que os apóstolos nunca ungiram assim, a nenhum obreiro?
    Em segundo lugar, o gozo dado pelo Espirito Santo não se refere à uma histeria incontrolada, ou a um entusiasmo delirante, mas um gozo no espirito do homem, pelo Espirito de Deus, ou seja, é um gozo invisível, não externo, mas interno. É um gozo oriundo da paz que excede a todo entendimento. Não é um gozo sensorial, mas espiritual, pois, Deus é Espirito, e importa que os que o adorem, o adorem tambem, em espirito.
    Tenho nojo de pregações que enfatizam elementos que a Biblia não recomenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dinora! Se voce não conseguiu essa postagem não acha que se precipitou? textos isolados e fora de contexto (rs!) A Desculpa de teológos que se firmam em teologias humanas dispensando uma leitura atenta da Bíblia é essa.

      Quando cito vários versiculos e varios capítulos e livros não estou isolando e nem estou fora de contexto.

      Jesus possuia um semblante e amor, paz e alegria interna e externa, ele não tinha a cara de um agente funerario e nem de delegado que são impedidos de sorrir devido a profissão.

      primeiro lugar: Jesus não batizou ninguém nas águas e nem no espírito santo, mas seus discipulos falavam em línguas e pregavam o Batismo.

      segundo lugar o Gozo do Espírito é uma Alegria interna e externa, como se pode provar que alguém é feliz se essa pessoa não expressa nenhuma alegria?

      É lógico que o sorriso não pode ser confundido não pode ser confundido com histerismo (gritaria)

      Excluir
    2. irmã Dinora não consegue ler o texto afirmando que é grande de mais, porem mesmo sem interesse de ler o texto afirma que é de confusão e versiculos isolados, Dinora quero te da um concelho arrume tempo para Deus assim vc poderá ler a bíblia, o texto e tirar a confusão que na verdade está em vc e não na explicação bem sólida que o pr. postou a cima.

      Excluir
    3. Tive a honra de receber essa unção em um encontro de uma congregação. Uma experiência Maravilhosa que só os que a recebem sabem do que estou me referindo.
      No final do encontro tivemos um culto para buscar a presença do Espirito Santo. Um louvor bastante calmo (nada parecido com cultos de candomblé ou ceitas satânicas). Eram louvores bem tranquilos e que nos deixavam relaxados. Comecei a sentir remores e estava com meus olhos fechados ligada com o trono da Graça. Derrepente me veio uma sensção de felicidade muito intensa e comecei a rir. Era um riso incontrolável e uma felicidade que nunca havia sentido. Digo que é algo que só Deus pode derramar. O diabo nunca poderia trazer tanta paz como senti naquele dia. Não devemos duvidar das experiências com o Espirito Santo. Deus derrama dons quando quer e em quem Ele quer, dependendo tanto da Sua vontade como da busca de cada um com Ele.

      Excluir
    4. recebi essa unção do riso ontem , e confesso que foi algo inédito em toda minha vida de cristão , maravilhoso ,é tamanha a alegria que não da pra explicar, concordo com a missionaria Fátima barros que só que recebeu sabe

      Excluir
  2. A paz amados, concordo também com o sábio comentário da Mis. Fátima. Ontem tive a graça de receber essa unção do riso, e foi maravilhoso a sensação de gozo, prazer, paz, alegria em meu coração, e não estava em um culto ou ginásio, ou igreja, estava em meu quarto, orando, buscando a presença do espírito santo, quando me sobreveio essa maravilhosa unção que indiscutivelmente veio da parte de Deus. Quero estar sempre buscando o fruto do espírito e Deus na sua infinita sabedoria me dará o que ele quiser, na hora que quiser, onde quiser. Gloria a Deus!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”.Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais;2)Cegueira Por causa dos próprios pecados.3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                   …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                             Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                         Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")