Pular para o conteúdo principal

UNÇÃO DO RISO E A BÍBLIA


Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.Salmos 45:7

A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado. Isaías 61:3


Há uma polemica intensa na Internet/Ímpios e nas igrejas sobre a “Unção do Riso”, também conhecida com a “Unção da Alegria” e “unção de Isaque”. Chama a atenção que a extrema maioria dos criticas não utilizam passagens da Bíblia para condenar ou refutar essa unção. Antes fazem uso da psicologia, de estudos paralelos a Bíblia para assim condenar a “unção do Riso”, sem contar com versículos bíblicos isolados sem considerar o texto e o contexto.
Adentrando ao assunto vale deixar bem claro que o “Riso” em si possui três origens:
I – A Origem do Riso/Alegria

Há três natureza de Riso são elas:
1)     Riso Humano: Dentro de cada ser humano existe o senso de Humor, faz parte dos sentimentos da alma feita por Deus, para se alegrar e se angustiar em determinadas situações.
2)     Riso Diabólico: É Aquele que debocha do sagrado, das coisas de Deus, segue o rumo da zombaria, do escarnio e provocações. Apodera-se de quem dá lugar.
3)     Riso Divino: Provem de Deus, é o segundo fruto do Espírito Santo na lista de Paulo aos Gálatas 5: 22,23:
“Mas o Fruto do Espírito é: Caridade, Gozo, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança. Contra estas coisas não há Lei.”
Cabe a cada um a busca de um precioso Dom de Discernimento de Espíritos oferecido pelo Espírito Santo, para identificar as diferentes manifestações dos Espíritos e assim podermos afirmar se o tal “Riso” ou a Tal “Alegria” provem de Deus ou do Diabo, ou se é apenas uma manifestação do espírito humano.
A Palavra “Gozo” no grego é “Chara” significa: Regozijo, Alegria, Prazer, tem tudo a ver com Felicidade, e como consequência o Riso. Trás uma sensação de Alegria diante da Graça Imerecida de Deus, do Amor sem medida de Deus para conosco, e Regozijo por haver recebidos tantas bênçãos maravilhosas de Deus, além de “Sorrir” diante das Adversidades e das afrontas do Maligno estando consciente que a Vitória é certa mediante o sangue do Cordeiro Imaculado; Cristo Jesus.
Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. Salmos 116:3
Diante de tantas dificuldades, provas, tentações, tribulações, perseguições, dores, angustias (...) o povo de Deus carece de Alegria, prazer, Regozijo para enfrentar as adversidades.

¶ Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tiago 1:1-3
II – O Riso/Alegria na Bíblia
E disse Sara: Deus me tem feito Riso; todo aquele que o ouvir se Rirá comigo. Gênesis 21:6
a) O Riso de Sara, esposa de Abraão.
Vem à pergunta: Que Riso era esse a que Sara se referia? Segue aqui as 03 alternativas:

a) Diabólico
b) Divino
c) Humano
A Resposta é por sua conta. Tire suas conclusões se todo Riso procede do Diabo e dos homens. Afinal, quem criou o Riso?  Lembrando que Isaque era uma pessoa extravertida e alegre.

E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher. Gênesis 26:8

Isaque: significa Riso/Sorriso
b) Alegria na Festa de Purim
E para os judeus houve luz, e alegria, e gozo, e honra. Ester 8:16

O Sorriso do Povo de Israel não pode ser confundido com um Sorriso de Zombaria ou Escarnio, pelo contrário, trata-se de um Sorriso de Alegria, pelo tamanho do livramento que Deus concedeu, pois, eles poderiam ser extintos diante do decreto planejado pelo Ímpio Hamã.
O Povo de Deus tem Riso em momentos oportunos de Festas e Celebrações, ora, o povo do mundo também Rir em seus festejos e se alegram. Por que com o povo de Deus seria diferente?

Assim diz o Senhor dos Exércitos: O jejum do quarto, e o jejum do quinto, e o jejum do sétimo, e o jejum do décimo mês será para a casa de Judá gozo, alegria, e festividades solenes; amai, pois, a verdade e a paz. Zacarias 8:19
c) Deus enche a Boca dos Retos de Riso
Bildade, o suíta, amigo de Jó disse:
¶ Eis que Deus não rejeitará ao reto; nem toma pela mão aos malfeitores;
Até que de riso te encha a boca, e os teus lábios de júbilo.
Os que te odeiam se vestirão de confusão, e a tenda dos ímpios não existirá mais. Jó 8: 19-22
O Riso dos Retos gerado por Deus é prenuncio da Derrota dos Malfeitores e da confusão que virá sobre os maus.
d) O Júbilo dos Ímpios é breve
O júbilo dos ímpios é breve, e a alegria dos hipócritas momentânea?
Jó 20:5
Não se deve haver nenhuma dúvida que os Hipócritas/Ímpios se alegram, porém, sua alegria é momentânea, enquanto que o júbilo dos justos é duradouro.
e) Alegria e Regozijo no Casamento, Cristo e a Igreja.
Tu amas a Justiça e aborreces a impiedade, por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.
Com Alegria e Regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
Salmos 45: 7 e 15
f)    A Boca se Enche de Riso ao Sair do Cativeiro

Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Salmos 126:2

Depois de um longo período de Cativeiro (70 anos) o povo de Israel alegrou-se muitíssimo, a tal ponto de sua boca se Encher de Riso e sua língua de cântico. Eles semearam com lágrimas agora eles estavam segando com grande Alegria.
Existe uma promessa divina que Aquele que leva a preciosa semente andando e chorando, voltará, SEM DÚVIDA, COM GRANDE ALEGRIA, trazendo consigo os seus molhos. (Sol. 126:6)

Assim voltarão os resgatados do Senhor, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão. Isaías 51h11min
Que Sorriso seria este? De onde viria tamanha alegria? Desde quando alegria dos justos é pecado?
g) O Riso do Ímpio causa Dor no coração
¶ Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza. Provérbios 14: 13
O Riso do ímpio difere completamente do Riso Justo, quando o Injusto Rir sente dores no coração e o seu fim é tristeza, enquanto, que, o Justo quando Rir sente prazer no coração e no fim sente uma alegria sem igual.

Provérbios 17:22 - "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos."
h) O Riso mundano é Doido
O Sábio Salomão referindo-se a sua experiência com o Riso e a Alegria provindas do mundo de pecado escreveu:
Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta? Eclesiastes 2:2
Quando analisamos o Riso do mundo percebemos que é pura loucura, e, quando observamos a Alegria produzida pelo mundo, não se consegue entender a sua utilidade, ela é fútil.  A Verdadeira alegria provém do SENHOR, ela nos dá força.
... Porque esse dia é consagrado ao nosso SENHOR, portanto, não vos entristeçais, porque A ALEGRIA DO SENHOR é a vossa FORÇA. (NE. 08h10min)
Não existe alegria sem Riso, não faz mal sorrir diante um Deus tão amoroso e maravilhoso como o nosso. Nele está a nossa Salvação, Conforto, Paz, Saúde, Prazer, Fortaleza e tudo que realmente precisamos.
i)       Melhor é a Magoa do que o Riso
Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. Eclesiastes 7:3
O Sábio Salomão escreveu que Melhor é a mágoa do que o Riso, quando se ler o texto e contexto compreende-se que Salomão se refere às Vantagens dos sofrimentos, da Paciência e Moderação. Ele diz que é melhor ir para uma casa onde há luto do que numa casa onde há banquete (Ec. 7:3) porque naquela casa de luto os vivos aplicam seu coração para refletir sobre o dia de sua morte. Então, nesse aspecto é melhor a mágoa do que o Riso; e a tristeza faz bem ao coração.
j)    Converta-se o vosso riso em pranto
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Tiago 4:9

Quando a igreja e/ou o mundo está repleto de impiedade, cheia de pecado e escândalos, melhor é lamentar e chorar pedindo a Deus perdão pelos pecados. E que toda alegria se converta em tristeza, pois, nunca podemos nos alegrar e sentir acomodados com o pecado.

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
2 Coríntios 7:10.
k) A Alegria vem pelo Amanhecer

Porque a sua Ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Sl. 30:4)

Quando nos arrependemos genuinamente não ficamos amargurados, angustiados (...) mas, alegres e sorridentes com a queda do jugo e o perdão divino.

Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria, Salmos 30: 11.
l)    Tirando águas da Fonte de Salvação com Alegria
E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. Isaías 12:3

Ao nos dirigirmos a Fonte de águas vivas provinda dos Mananciais celestiais nos alegrou, o Riso faz parte de nosso rosto, e cantamos com grande alegria.
Exulta e canta de gozo, ó habitante de Sião porque Grande é o Santo de Israel no meio de ti. (Is. 12:6)

m)  Alegria no Nascimento
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Lucas 1: 14
Zacarias e Isabel alegraram muito na velhice com o nascimento de seu filho João Batista. Eles riam e cantavam ao SENHOR, pois, Grandes coisas o SENHOR havia feito em suas vidas. (Lc. 1: 67)
n) Grande Alegria na Cidade
E havia grande alegria naquela cidade. Atos 8:8

Ao contemplar sinais e prodígios realizados pelo o Espírito Santo por intermédio de Filipe, entre estes sinais, demônios expelidos em nome de Jesus, além de paralíticos e coxos eram curados, o povo da Cidade se alegrou muito. Isto demonstra que a alegria faz parte da obra de Deus, e não a tristeza.
o)    Os Discípulos de Jesus eram homens alegres
E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Atos 13: 52

Eles eram cheios do Fruto do Espírito Santo entre estes o Fruto da Alegria (gozo). Não eram homens mal humorados; de cara fechada, (cara de delgado/ agentes funerários com todo respeitos a esses excelentes profissionais) semblante de angustia, raiva, ira, dor, orgulho, vaidade...
p) Contribuindo com Alegria

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7
As contribuições com tristeza e por necessidades não são bem vindas, mas aquelas com alegria (Riso).

q) tempo de Rir e de saltar

¶ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

Críticos dizem que deveria haver “unção para prantear”, assim como há um tempo para prantear há um tempo de dançar… “Unção para matar”,Dependendo da situação e do texto e do contexto há Unção para matar, ora, como Davi mataria milhares se não fosse ungido para vencer e ser Rei? Golias, o leão e o urso? É óbvio que hoje Deus não ungirá ninguém para “matar”, pois sua espada está fora da bainha e executa  justiça. Porém, existe sim a “unção para aborrecer”, aborrecer do pecado, do Erro de não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus.   


III - O Sorriso segundo a Ciencia

Comentários

  1. Bispo Jeferson, não consegui terminar de ler sua postagem sobre o riso, porque o texto é longo demais e já começa com confusões de textos isolados e fora do contexto. Em primeiro lugar, o Salmo 45:7 refere-se a Jesus Cristo e jamais à quem quer que seja. Por acaso voce não sabe que Jesus não ungiu com oleo derramado a nenhum dos apóstolos, e que os apóstolos nunca ungiram assim, a nenhum obreiro?
    Em segundo lugar, o gozo dado pelo Espirito Santo não se refere à uma histeria incontrolada, ou a um entusiasmo delirante, mas um gozo no espirito do homem, pelo Espirito de Deus, ou seja, é um gozo invisível, não externo, mas interno. É um gozo oriundo da paz que excede a todo entendimento. Não é um gozo sensorial, mas espiritual, pois, Deus é Espirito, e importa que os que o adorem, o adorem tambem, em espirito.
    Tenho nojo de pregações que enfatizam elementos que a Biblia não recomenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dinora! Se voce não conseguiu essa postagem não acha que se precipitou? textos isolados e fora de contexto (rs!) A Desculpa de teológos que se firmam em teologias humanas dispensando uma leitura atenta da Bíblia é essa.

      Quando cito vários versiculos e varios capítulos e livros não estou isolando e nem estou fora de contexto.

      Jesus possuia um semblante e amor, paz e alegria interna e externa, ele não tinha a cara de um agente funerario e nem de delegado que são impedidos de sorrir devido a profissão.

      primeiro lugar: Jesus não batizou ninguém nas águas e nem no espírito santo, mas seus discipulos falavam em línguas e pregavam o Batismo.

      segundo lugar o Gozo do Espírito é uma Alegria interna e externa, como se pode provar que alguém é feliz se essa pessoa não expressa nenhuma alegria?

      É lógico que o sorriso não pode ser confundido não pode ser confundido com histerismo (gritaria)

      Excluir
    2. irmã Dinora não consegue ler o texto afirmando que é grande de mais, porem mesmo sem interesse de ler o texto afirma que é de confusão e versiculos isolados, Dinora quero te da um concelho arrume tempo para Deus assim vc poderá ler a bíblia, o texto e tirar a confusão que na verdade está em vc e não na explicação bem sólida que o pr. postou a cima.

      Excluir
    3. Tive a honra de receber essa unção em um encontro de uma congregação. Uma experiência Maravilhosa que só os que a recebem sabem do que estou me referindo.
      No final do encontro tivemos um culto para buscar a presença do Espirito Santo. Um louvor bastante calmo (nada parecido com cultos de candomblé ou ceitas satânicas). Eram louvores bem tranquilos e que nos deixavam relaxados. Comecei a sentir remores e estava com meus olhos fechados ligada com o trono da Graça. Derrepente me veio uma sensção de felicidade muito intensa e comecei a rir. Era um riso incontrolável e uma felicidade que nunca havia sentido. Digo que é algo que só Deus pode derramar. O diabo nunca poderia trazer tanta paz como senti naquele dia. Não devemos duvidar das experiências com o Espirito Santo. Deus derrama dons quando quer e em quem Ele quer, dependendo tanto da Sua vontade como da busca de cada um com Ele.

      Excluir
    4. recebi essa unção do riso ontem , e confesso que foi algo inédito em toda minha vida de cristão , maravilhoso ,é tamanha a alegria que não da pra explicar, concordo com a missionaria Fátima barros que só que recebeu sabe

      Excluir
  2. A paz amados, concordo também com o sábio comentário da Mis. Fátima. Ontem tive a graça de receber essa unção do riso, e foi maravilhoso a sensação de gozo, prazer, paz, alegria em meu coração, e não estava em um culto ou ginásio, ou igreja, estava em meu quarto, orando, buscando a presença do espírito santo, quando me sobreveio essa maravilhosa unção que indiscutivelmente veio da parte de Deus. Quero estar sempre buscando o fruto do espírito e Deus na sua infinita sabedoria me dará o que ele quiser, na hora que quiser, onde quiser. Gloria a Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto. O melhor texto sobre o assunto que encontrei na internet, muito esclarecedor. Obrigada por publicar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma