Pular para o conteúdo principal

POR QUE DEFICIENTES FÍSICOS NÃO ERAM ESCOLHIDOS PARA SEREM SACERDOTES?

Porque na Lei de Moisés os Levitas e Sacerdotes não poderiam ser Deficientes?

Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus.

Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,
Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada,
Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado.
Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
Ele comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo.
Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto defeito há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o Senhor que os santifico.
E Moisés falou isto a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel.


Levítico 21:16-24


Muitos grupos antirreligiosos, agnósticos, ateus (...) utilizam o texto a seguir para afirmar que Deus faz acepção de pessoas com necessidades especiais (deficientes físicos) Tais grupos ignoram ou/e tentam deturpar as Escrituras Sagradas a fim de coloca-la em xeque. 

Todavia, quando analisando o texto e o contexto mais atentamente, adquirimos exatamente a mensagem que o texto nos deseja passar. E passamos a entender porque as ressalvas, além de compreender os impedimentos que algumas pessoas portadoras de deficiência física enfrentariam durante o exercício de seu cargo dentro do templo.

Eles deixam de lado alguns detalhes importantes nas tarefas árduas dos sacerdotes dentro e fora do templo.As atividades no templo exigia habilidades físicas e mental, entenda o por quê:

  • Atividades que exigiam Força, destreza e Habilidade: Exemplo: Força e Habilidades para matar um boi e esquarteja-lo cortando sob medida para oferta-lo.  
E tirará toda a gordura do novilho da expiação; a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura que está sobre a fressura,
E os dois rins, e a gordura que está sobre eles, que está junto aos lombos, e o redenho de sobre o fígado, com os rins, tirá-los-á,
Como se tira do boi do sacrifício pacífico; e o sacerdote os queimará sobre o altar do holocausto.
Mas o couro do novilho, e toda a sua carne, com a sua cabeça e as suas pernas, e as suas entranhas, e o seu esterco,
Enfim, o novilho todo levará fora do arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará. Levítico 4:8-12

  • Manuseio e uso constante de objetos cortantes. Exemplo: Uso de objetos cortantes nos sacrifícios de animais.
  • Vigilância Noturna e diurna
  • Uso de diário de produtos Inflamáveis para acender fogo.
O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.
O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
Levítico 6:12,13

  • Condução e remoção de equipamentos e artefatos pesados.  
  • Subir e descer vários degraus e escadas
  • Capacidade intelectual para contar, ler e escrever.
  • Faculdade Intelectual para Ensinar a Lei
  • Atividade Domestica: Fabricação, Limpeza e Manuseio dos utensílios
E dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base, para santificá-las. Levítico 8:11
Fez também todos os utensílios do altar; os cinzeiros, e as pás, e as bacias, e os garfos, e os braseiros; todos esses pertences fez de cobre.
Fez também, para o altar, um crivo de cobre, em forma de rede, na sua cercadura em baixo, até ao meio do altar. Êxodo 38:3,4

  • Serviços culinários, mais precisamente padeiro e cozinheiro.
  • Buscar e Cortar Lenhas


a)    Defeito Físico

Nota-se que a perfeição é exigida em cada oferenda, não faria sentido se aqueles que trabalhassem com as oferendas fossem defeituosos a ponto de comprometer a perfeição da oferenda.
Entenda-se “Defeito” nos dois sentidos, á princípio físico e em seguida espiritual. Defeitos físicos poderiam comprometer a qualidade do serviço e consequentemente a qualidade da oferta, mais adiante você entenderá o porquê.

b)    Homem Cego

·         Físico
Como uma pessoa portadora de deficiência visual poderia sacrificar animais, e medir efas de farinha? Estando só como seria seu acesso a vários locais do templo com degraus e outros obstáculos no caminho? Faria sentido colocar um animal perfeito nas mãos de um cego para sacrifica-lo? Seria ele capaz de cortar os pedaços do animal conforme as recomendações?

Graças a Deus hoje foi dispensado o sacrifício de animais e todos podem exercer o sacerdócio.
  
·         Espiritual
A Visão Espiritual é um fator primordial nas atividades espirituais, e porque não, nas atividades materiais também? É óbvio que a Visão Espiritual prevalece sobre a visão física. Pois conheço Profetas cegos fisicamente que possuem uma visão espiritual extremamente aguçada e além do alcance de olhos naturais.  O Homem Cego espiritualmente não consegue ver suas falhas, nem quando erra ou está em falta com Deus, não conseguem enxergar as falhas de suas obras e de como se relaciona e trata as pessoas que lhes cercam.


    c)    Homem Coxo

   ·         Físicos

Um sacerdote Coxo teria dificuldade de cuidar e tratar de animais e de algumas pessoas, necessitaria de atenção especial para ele, suas atividades no templo automaticamente seriam limitadas, não podem carregar pesos elevados.

     ·         Espiritual

Os coxos não podem correr e nem buscar em locais montanhosos e perigosos as ovelhas perdidas.

d)   Homem de Rosto Mutilado

·         Físico

Deformidades no nariz dependendo o grau e as circunstancias podem comprometer o olfato. Logo, a qualidade das ofertas de cereais poderia ser comprometida, se estivessem vencidas como odor poderia ser detectado com perfeição?  Um rosto Mutilado costuma a chamar a atenção daqueles que estão em sua volta, provocando distração ou até mesmo escarnio durante a oferenda, constrangendo os demais e principalmente o sacerdote, colocando em risco a integridade física e espiritual da oferta.
  
·         Espiritual

Deus não aprova sacerdotes Hipócritas, Mascarados que passam uma imagem de religiosidade, tendo por trás uma vida de pecaminosidade.
Obreiros com dificuldade de olfato, não sentem cheiro de pecado dentro de sua vida sacerdotal e no altar. A Convivência com o odor do pecado pode se tornar um hábito doentio.  

e)    Homem Desproporcionado

E esta é a lei da oferta de alimentos: os filhos de Arão a oferecerão perante o Senhor diante do altar.
E dela tomará um punhado da flor de farinha, da oferta e do seu azeite, e todo o incenso que estiver sobre a oferta de alimentos; então o acenderá sobre o altar, cheiro suave é isso, por ser memorial ao Senhor. Levítico 6:14,15

·         Físicos

A Desproporcionalidade pode Comprometer não só a qualidade, como também o rendimento de algumas tarefas. Além de corroborar para o erro ou o fracasso de algumas medidas dentro do templo. Desproporcionalidades nas mãos sejam elas grandes demais ou pequenas demais, na hora de medir o azeite ou efa de farinha poderia tornar a oferta imperfeita.   

·         Espiritual

Atos de Injustiça do Sacerdote, o Desiquilíbrio emocional, o Jugo desigual, dois pesos e duas medidas, tratar as pessoas e as coisas sagradas com indiferença e desigualdades.  

f)     Homem que tiver Pé Quebrado

·         Físico

O Sacerdote com Pé quebrado Não pode fazer muito esforço na corrida e na caminhada, possui suas limitações.

·         Espiritual

Espiritualmente é um sacerdote manco, é dono de uma falha que o impede calçar os pés no Evangelho de Cristo.

g)   Homem com a Mão Quebrada

·         Físico

Mão quebrada atrapalha no manuseio de alguns utensílios para a manutenção no Templo e mais especificamente no santuário. Há locomoção de objetos e utensílios pesados, além de exercer atividades pesadas, exigindo habilidades. 

·         Espiritual

 Uma Mão quebrada impede o Bom Combate para guardar a Fé, o uso de espadas e lanças é necessário para derrubar gigantes espirituais. Seria um sacerdote derrotado.


     h)   Homem Corcunda

Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor. Ester 3:5

       ·         Físico

Como poderia o Sacerdote Corcunda carregar peso? Como poderia acender algumas lamparinas que se localizam em lugares altos?


·         Espiritual

É um acumulador de pecados, de falhas, demasiadamente tolerante, não consegue carregar o fardo e jugo de Cristo por mais leve que seja. (Mt. 11:28-31) Homem de Deus não deve andar curvado, que o diga Mardoqueu que recusou se curvar diante do Ímpio Hamã.  

i)     Homem Anão

1 Fez também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o seu comprimento, e de cinco côvados a sua largura, era quadrado; e de três côvados a sua altura. Êxodo 38:1

·         Físico

A Altura do Altar de Holocausto era de 03 Côvados, o que corresponde no mínimo 1,35 metros de altura dependendo do tamanho do côvado, poderia chegar até 1,57 utilizado na época se 45 ou 52,5 centímetros. Para um Sacerdote Anão, sua baixa estatura seria fator complicado no trabalho do altar quando o tempo era fundamental dependendo as ocasiões festivas.

·         Espiritual

Baixa estatura espiritual compreende também a área de baixa espiritualidade (crente frio) rasa área de conhecimento da palavra de Deus (neófito) pouca altura e/ou Fé para alcançar grandes e elevados propósitos divinos com a obra.  


j)     Homem com defeito no Olho

·         Físico

sacerdote precisa saber ler e escrever
Duplo sentido, cegueira espiritual e física atrapalham nas atividades no templo, no exercício do sacerdócio e nos cuidados das coisas do senhor exige-se uma visão aguçada para evitar sujeira, pecado e mistura imprópria. Salientando que no templo havia degraus, objetos cortantes, teria que discernir os utensílios, desviar de obstáculos...   As atividades no templo exigiam habilidades, destreza, força, visão... O Cego espiritualmente jamais veria a gloria de Deus, nem enxergaria o pecado  (pecado= sujeira no santuário) Já que o animal de sacrifício não poderia ser cego, faria algum sentido o sacerdote ser cego?

Homem Cego ou com defeito no olho/Belida (catarata) visão curta, caolho, vista embaçada para ler textos sagrados diante do povo durante cerimônias publicas.  Naquele tempo há havia lupas ou óculos.


·         Espiritual

A Visão embaçada sobre a Lei e os Estatutos divinos poderia resultar numa visão distorcida da lei e da mensagem que o SENHOR queria passar. Uma visão carnal, ou desmedida pode distorcer a Doutrina de Jesus, e encarar a verdade como mentira, ou vice versa. Hoje, muitos obreiros fazem isso, trazem heresias para dentro da igreja devido a sua visão torpe, distorcida do Evangelho de Cristo.


k)    Homem com Sarna ou Impigem

·         Físico

São Doenças transmissíveis, que podem ser transmitida através do toque e de objetos. A Higiene na casa do SENHOR é algo indispensável, isso também requer cuidados básicos com saúde tanto das pessoas de dentro como das pessoas de fora. requer-se um lugar limpo.O Sacerdote não pode ser relaxado com a Higiene pessoal e com a saúde, embora todos nós estejamos sujeitos a adoecer.

·         Espiritual

Sarna e Impigem espiritual podem contaminar o altar do SENHOR e almas de seu pasto, sem contar que colocar em risco até mesmo a salvação do sacerdote.




l)     Homem estéril
Físico:

O Oficio sacerdotal era hereditário, passado de pai para filho de geração a geração, sendo o sacerdote estéril, seu futuro sacerdotal estaria comprometido.

Espiritual:

Conforme o proverbio de Salomão, quem ganha alma sábio é (Pv. 11:30), todo sacerdote tem que ser frutífero na obra de Deus, gerando almas, filhos na fé, e concebendo muitos frutos na Obra de Deus.


   O Homem não poderia possuir nenhum defeito Físico

E ao oitavo dia tomará dois cordeiros sem defeito, e uma cordeira sem defeito, de um ano, e três dízimas de flor de farinha para oferta de alimentos, amassada com azeite, e um logue de azeite;

Ora, se os cordeiros deveriam ser sem defeitos, por que o sacerdote deveria ter defeito? Deus não exigia apenas um cordeiro perfeito, mas um sacerdote perfeito para um oficio perfeito, pra que assim houvesse perfeição em tudo, inclusive nas atividades no templo.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")