Pular para o conteúdo principal

POR QUE DEFICIENTES FÍSICOS NÃO ERAM ESCOLHIDOS PARA SEREM SACERDOTES?

Porque na Lei de Moisés os Levitas e Sacerdotes não poderiam ser Deficientes?

Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus.

Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,
Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada,
Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado.
Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
Ele comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo.
Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto defeito há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o Senhor que os santifico.
E Moisés falou isto a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel.


Levítico 21:16-24


Muitos grupos antirreligiosos, agnósticos, ateus (...) utilizam o texto a seguir para afirmar que Deus faz acepção de pessoas com necessidades especiais (deficientes físicos) Tais grupos ignoram ou/e tentam deturpar as Escrituras Sagradas a fim de coloca-la em xeque. 

Todavia, quando analisando o texto e o contexto mais atentamente, adquirimos exatamente a mensagem que o texto nos deseja passar. E passamos a entender porque as ressalvas, além de compreender os impedimentos que algumas pessoas portadoras de deficiência física enfrentariam durante o exercício de seu cargo dentro do templo.

Eles deixam de lado alguns detalhes importantes nas tarefas árduas dos sacerdotes dentro e fora do templo.As atividades no templo exigia habilidades físicas e mental, entenda o por quê:

  • Atividades que exigiam Força, destreza e Habilidade: Exemplo: Força e Habilidades para matar um boi e esquarteja-lo cortando sob medida para oferta-lo.  
E tirará toda a gordura do novilho da expiação; a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura que está sobre a fressura,
E os dois rins, e a gordura que está sobre eles, que está junto aos lombos, e o redenho de sobre o fígado, com os rins, tirá-los-á,
Como se tira do boi do sacrifício pacífico; e o sacerdote os queimará sobre o altar do holocausto.
Mas o couro do novilho, e toda a sua carne, com a sua cabeça e as suas pernas, e as suas entranhas, e o seu esterco,
Enfim, o novilho todo levará fora do arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará. Levítico 4:8-12

  • Manuseio e uso constante de objetos cortantes. Exemplo: Uso de objetos cortantes nos sacrifícios de animais.
  • Vigilância Noturna e diurna
  • Uso de diário de produtos Inflamáveis para acender fogo.
O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.
O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
Levítico 6:12,13

  • Condução e remoção de equipamentos e artefatos pesados.  
  • Subir e descer vários degraus e escadas
  • Capacidade intelectual para contar, ler e escrever.
  • Faculdade Intelectual para Ensinar a Lei
  • Atividade Domestica: Fabricação, Limpeza e Manuseio dos utensílios
E dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base, para santificá-las. Levítico 8:11
Fez também todos os utensílios do altar; os cinzeiros, e as pás, e as bacias, e os garfos, e os braseiros; todos esses pertences fez de cobre.
Fez também, para o altar, um crivo de cobre, em forma de rede, na sua cercadura em baixo, até ao meio do altar. Êxodo 38:3,4

  • Serviços culinários, mais precisamente padeiro e cozinheiro.
  • Buscar e Cortar Lenhas


a)    Defeito Físico

Nota-se que a perfeição é exigida em cada oferenda, não faria sentido se aqueles que trabalhassem com as oferendas fossem defeituosos a ponto de comprometer a perfeição da oferenda.
Entenda-se “Defeito” nos dois sentidos, á princípio físico e em seguida espiritual. Defeitos físicos poderiam comprometer a qualidade do serviço e consequentemente a qualidade da oferta, mais adiante você entenderá o porquê.

b)    Homem Cego

·         Físico
Como uma pessoa portadora de deficiência visual poderia sacrificar animais, e medir efas de farinha? Estando só como seria seu acesso a vários locais do templo com degraus e outros obstáculos no caminho? Faria sentido colocar um animal perfeito nas mãos de um cego para sacrifica-lo? Seria ele capaz de cortar os pedaços do animal conforme as recomendações?

Graças a Deus hoje foi dispensado o sacrifício de animais e todos podem exercer o sacerdócio.
  
·         Espiritual
A Visão Espiritual é um fator primordial nas atividades espirituais, e porque não, nas atividades materiais também? É óbvio que a Visão Espiritual prevalece sobre a visão física. Pois conheço Profetas cegos fisicamente que possuem uma visão espiritual extremamente aguçada e além do alcance de olhos naturais.  O Homem Cego espiritualmente não consegue ver suas falhas, nem quando erra ou está em falta com Deus, não conseguem enxergar as falhas de suas obras e de como se relaciona e trata as pessoas que lhes cercam.


    c)    Homem Coxo

   ·         Físicos

Um sacerdote Coxo teria dificuldade de cuidar e tratar de animais e de algumas pessoas, necessitaria de atenção especial para ele, suas atividades no templo automaticamente seriam limitadas, não podem carregar pesos elevados.

     ·         Espiritual

Os coxos não podem correr e nem buscar em locais montanhosos e perigosos as ovelhas perdidas.

d)   Homem de Rosto Mutilado

·         Físico

Deformidades no nariz dependendo o grau e as circunstancias podem comprometer o olfato. Logo, a qualidade das ofertas de cereais poderia ser comprometida, se estivessem vencidas como odor poderia ser detectado com perfeição?  Um rosto Mutilado costuma a chamar a atenção daqueles que estão em sua volta, provocando distração ou até mesmo escarnio durante a oferenda, constrangendo os demais e principalmente o sacerdote, colocando em risco a integridade física e espiritual da oferta.
  
·         Espiritual

Deus não aprova sacerdotes Hipócritas, Mascarados que passam uma imagem de religiosidade, tendo por trás uma vida de pecaminosidade.
Obreiros com dificuldade de olfato, não sentem cheiro de pecado dentro de sua vida sacerdotal e no altar. A Convivência com o odor do pecado pode se tornar um hábito doentio.  

e)    Homem Desproporcionado

E esta é a lei da oferta de alimentos: os filhos de Arão a oferecerão perante o Senhor diante do altar.
E dela tomará um punhado da flor de farinha, da oferta e do seu azeite, e todo o incenso que estiver sobre a oferta de alimentos; então o acenderá sobre o altar, cheiro suave é isso, por ser memorial ao Senhor. Levítico 6:14,15

·         Físicos

A Desproporcionalidade pode Comprometer não só a qualidade, como também o rendimento de algumas tarefas. Além de corroborar para o erro ou o fracasso de algumas medidas dentro do templo. Desproporcionalidades nas mãos sejam elas grandes demais ou pequenas demais, na hora de medir o azeite ou efa de farinha poderia tornar a oferta imperfeita.   

·         Espiritual

Atos de Injustiça do Sacerdote, o Desiquilíbrio emocional, o Jugo desigual, dois pesos e duas medidas, tratar as pessoas e as coisas sagradas com indiferença e desigualdades.  

f)     Homem que tiver Pé Quebrado

·         Físico

O Sacerdote com Pé quebrado Não pode fazer muito esforço na corrida e na caminhada, possui suas limitações.

·         Espiritual

Espiritualmente é um sacerdote manco, é dono de uma falha que o impede calçar os pés no Evangelho de Cristo.

g)   Homem com a Mão Quebrada

·         Físico

Mão quebrada atrapalha no manuseio de alguns utensílios para a manutenção no Templo e mais especificamente no santuário. Há locomoção de objetos e utensílios pesados, além de exercer atividades pesadas, exigindo habilidades. 

·         Espiritual

 Uma Mão quebrada impede o Bom Combate para guardar a Fé, o uso de espadas e lanças é necessário para derrubar gigantes espirituais. Seria um sacerdote derrotado.


     h)   Homem Corcunda

Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor. Ester 3:5

       ·         Físico

Como poderia o Sacerdote Corcunda carregar peso? Como poderia acender algumas lamparinas que se localizam em lugares altos?


·         Espiritual

É um acumulador de pecados, de falhas, demasiadamente tolerante, não consegue carregar o fardo e jugo de Cristo por mais leve que seja. (Mt. 11:28-31) Homem de Deus não deve andar curvado, que o diga Mardoqueu que recusou se curvar diante do Ímpio Hamã.  

i)     Homem Anão

1 Fez também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o seu comprimento, e de cinco côvados a sua largura, era quadrado; e de três côvados a sua altura. Êxodo 38:1

·         Físico

A Altura do Altar de Holocausto era de 03 Côvados, o que corresponde no mínimo 1,35 metros de altura dependendo do tamanho do côvado, poderia chegar até 1,57 utilizado na época se 45 ou 52,5 centímetros. Para um Sacerdote Anão, sua baixa estatura seria fator complicado no trabalho do altar quando o tempo era fundamental dependendo as ocasiões festivas.

·         Espiritual

Baixa estatura espiritual compreende também a área de baixa espiritualidade (crente frio) rasa área de conhecimento da palavra de Deus (neófito) pouca altura e/ou Fé para alcançar grandes e elevados propósitos divinos com a obra.  


j)     Homem com defeito no Olho

·         Físico

sacerdote precisa saber ler e escrever
Duplo sentido, cegueira espiritual e física atrapalham nas atividades no templo, no exercício do sacerdócio e nos cuidados das coisas do senhor exige-se uma visão aguçada para evitar sujeira, pecado e mistura imprópria. Salientando que no templo havia degraus, objetos cortantes, teria que discernir os utensílios, desviar de obstáculos...   As atividades no templo exigiam habilidades, destreza, força, visão... O Cego espiritualmente jamais veria a gloria de Deus, nem enxergaria o pecado  (pecado= sujeira no santuário) Já que o animal de sacrifício não poderia ser cego, faria algum sentido o sacerdote ser cego?

Homem Cego ou com defeito no olho/Belida (catarata) visão curta, caolho, vista embaçada para ler textos sagrados diante do povo durante cerimônias publicas.  Naquele tempo há havia lupas ou óculos.


·         Espiritual

A Visão embaçada sobre a Lei e os Estatutos divinos poderia resultar numa visão distorcida da lei e da mensagem que o SENHOR queria passar. Uma visão carnal, ou desmedida pode distorcer a Doutrina de Jesus, e encarar a verdade como mentira, ou vice versa. Hoje, muitos obreiros fazem isso, trazem heresias para dentro da igreja devido a sua visão torpe, distorcida do Evangelho de Cristo.


k)    Homem com Sarna ou Impigem

·         Físico

São Doenças transmissíveis, que podem ser transmitida através do toque e de objetos. A Higiene na casa do SENHOR é algo indispensável, isso também requer cuidados básicos com saúde tanto das pessoas de dentro como das pessoas de fora. requer-se um lugar limpo.O Sacerdote não pode ser relaxado com a Higiene pessoal e com a saúde, embora todos nós estejamos sujeitos a adoecer.

·         Espiritual

Sarna e Impigem espiritual podem contaminar o altar do SENHOR e almas de seu pasto, sem contar que colocar em risco até mesmo a salvação do sacerdote.




l)     Homem estéril
Físico:

O Oficio sacerdotal era hereditário, passado de pai para filho de geração a geração, sendo o sacerdote estéril, seu futuro sacerdotal estaria comprometido.

Espiritual:

Conforme o proverbio de Salomão, quem ganha alma sábio é (Pv. 11:30), todo sacerdote tem que ser frutífero na obra de Deus, gerando almas, filhos na fé, e concebendo muitos frutos na Obra de Deus.


   O Homem não poderia possuir nenhum defeito Físico

E ao oitavo dia tomará dois cordeiros sem defeito, e uma cordeira sem defeito, de um ano, e três dízimas de flor de farinha para oferta de alimentos, amassada com azeite, e um logue de azeite;

Ora, se os cordeiros deveriam ser sem defeitos, por que o sacerdote deveria ter defeito? Deus não exigia apenas um cordeiro perfeito, mas um sacerdote perfeito para um oficio perfeito, pra que assim houvesse perfeição em tudo, inclusive nas atividades no templo.  

Comentários

  1. Glórias à Deus!
    Muito boa a reflexão sobre o ofício sacerdotal e espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Um homem com nariz chato, não seria impedimento. Essas explicações todas não convencem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. São apenas uma tentativa de justificar o texto bíblico a qualquer custo.

      Excluir
  3. Excelente reflexão. Muito contribuirá para minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. se ele nao escolhia nenhum defeitoso fisico,tinha acepçao de pessoas sim,ele nao e o poderoso porque ele nao podia escolher um cego,e dar a visao para ser um escolhido,
    um corcunda colocava reto e escolhia,um deficiente na cadeira de rodas levantava ele
    da cadeira,entao esse deus e um vagabundo so gosta de gente saudavel que nao precisaria
    der trabalho nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses defeitos são referencia de como o homem estava deficiente na alma Jesus não se preocupava com o exterior e sim com o q estava dentro pois o que contamina o homem não é o que entra mas o que sai da boca....Pois o Senhor venho em busca desses e curou muitos leprosos coxos surdos cegos e muitos outros .

      Excluir
    2. Como nas forças armadas tinha q ser apto ao ofício. Mas a bíblia fala de muitos deficientes q alcançaram a benção de Deus. Como Mefibosete. Paz amigo!

      Excluir
    3. Como nas forças armadas tinha q ser apto ao ofício. Mas a bíblia fala de muitos deficientes q alcançaram a benção de Deus. Como Mefibosete. Paz amigo!

      Excluir
  5. muito bom, foi de muita valia essa sua interpretação bispo, eu não pensava assim.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor Jesus Cristo a todos.

    muito boa a explicação.

    ultimamente tenho visto muitas coisas.
    quando lemos as Escrituras Sagradas, principalmente nos evangelhos, quando Jesus passa e um Endemoniado. Si aproxima e os demônios cheios de temor e medo diz
    Mateus 8:29 Jesus filho de Deus, viestes nos atormentar antes da hora.

    Então oque quero expressar que ate os demônios tem (temor medo) mas tem.

    ai vejo em comentários certas palavras que nem um endemoniado falaria de Deus.

    o povo já não peca mais por falta de conhecimento.
    mas porque querem.



    ResponderExcluir
  7. O senhor esta mostrando através desses exemplos de como o homem estava deficiente na alma pois Jesus não se preocupava com o exterior mas com o que estava dentro e o que contamina o homem não é o que entra mas o que sai da boca do homem ... E ele mesmo veio em busca desses e muitos cegos leprosos coxos surdos foram curados e muitos outros

    ResponderExcluir
  8. No final do versículo o texto diz que estes homens com defeitos devem ser afastados para que não profane o santuário. Esse é o motivo da proibição. Logo, se conclui que, pelo texto narrado os portadores de deficiências são profanos.
    A explicação do Bispo não se sustenta de pé.

    ResponderExcluir
  9. Muito proveitoso. Não sei o porque de tantas crísticas com relação as explicações expressa nesse ensino. Entendam, ai era o A.T, Deus estava ordenando aos Sacerdotes, que Ele queria assim, Deus queria homens separados para este serviço de Sacrifício, e queria homens perfeitos. Outro coisa, isso ai era Deus tratando com o Povo DELE, A nação que Ele escolheu pra que assim se estivesse, na presença Dele. As pessoas escolhidas sem defeito, era para poderem ministrar na presença de Deus e do povo, teriam que ser Santos, homens santos e perfeitos. Teve uns Sacerdotes que quiseram fazer esse serviços mesmos sendo perfeitos, mais fizeram relaxadamente, como Nadabe e Abiu, foram mortos, dentro do templo, porque trouxeram fogo estranho (Levítico 10.1-3), dá pra entender a seriedade da coisa, de como Deus, exige perfeição. Questão MEFIBOSETE, ali por Deus abençoar ele, foi devido uma promessa de Davi feita, a Jônatas, no deserto, quando Davi fugia de Saul, e Davi jurou que nunca deixaria de usar de Misericórdia para coma descendência de Jônatas, seu melhor amigo, filho de Saul (1 Samuel 20). Davi logo que assumi o reinado de Israel, ele se lembra dessa promessa, que ele havia feito, e a cumpri, trazendo MEFIBOSETE, para viver no palácio real e a comer da mesa do rei, e la Davi restituiu a ele seus bens que pertenciam a casa de Saul (2 Samuel 9).

    ResponderExcluir
  10. CONSEGUI ENTENDER PERFEITAMENTE, DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma