Pular para o conteúdo principal

PRESBÍTERO/ ANCIÃO/ BISPO E OS REQUISITOS MORAIS


Significado da função. De acordo com a Bíblia de Estudo Palavras-Chave, o termo presbítero" (do gr. presbyteros) é uma forma comparativa da palavra grega presbys, "pessoa mais velha" (Ancião de Conhecimento). Como substantivo, e noemprego dos judeus e cristãos, "presbítero" é um título de dignidade dos indivíduos experientes e de idade madura que formavam o governo da igreja local. É um sinônimo de bispo (gr. episkopos, supervisor); de professor (gr. didaskolos); e de pastor (gr. poimēn).
 A ESCOLHA DOS PRESBÍTEROS
 Com Base em Tito 1: 5-9:

5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
6 Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
8 Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
9 Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.

 Alguém que seja irrepreensível: Seja Inescusável em tudo, perfeito, comportamento padrão.  

- Marido de uma só mulher:  Casado com uma só Mulher, pois em alguns países do Oriente, como exemplo disso temos a Arabia Saudita, Marrocos, Africa do Sul, Etiopia... Onde é permitido legalmente que o Homem tenha mais de uma mulher em seu Matrimônio. Neste caso no Evangelho esse costume não é aceito. Porém, nada impede que o Ministro tenha sido Viúvo, ou tenha contraído algum Divorcio segundo a Regra estabelecida por Cristo em Mateus 19:9:

Mateus 19: 9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.]. 

Havendo infidelidade conjugal no casamento anterior, nada impede de contrair novas núpcias e viver em santidade e Comunhão com Cristo, e assim fazer a obra. Não podemos e nem devemos condenar alguém por causa do erro de outrem. 

Tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução: 

 Três Coisas para serem observadas nos Filhos de pessoas que estão candidatas/indicadas para o Episcopado/ Bispado/ Ancião/ Presbitério:

Filhos que sejam Cristãos: O Fato dos Filhos serem ímpios dificulta muito o trabalho do Obreiro, ele não poderá dizer o que Josué disse: “Eu e minha casa serviremos ao SENHOR” (JOSUÉ 24:15). O Lar estará dividido, logo virão os escândalos, Acusações e entraves, além de situações inconvenientes, pois, é lícito que venham os escândalos, mas aí daquele por aonde vem o escândalo. Sendo eles cristãos poderão ser uteis na casa do SENHOR. 

Filhos que Não sejam acusados de Dissolução: Caráter desagregador, promotores de Divisões nefastas na família e/ou na sociedade. Contenciosos, rompedores de acordos e contratos, desleais, semeadores de contendas... Lembrando que Provérbios 6: 19... E o que semeia contendas entre irmãos. Os Filhos precisam de um carater conciliador, pacifico, benevolo...  

Eis que eu sou contra ti, ó soberbo, diz o Senhor DEUS dos Exércitos; porque veio o teu dia, o tempo em que te hei de castigar. Jeremias 50:31 

-Não irascível: Manso, ele possui fruto do Espírito Mansidão (Gálatas 5:22,23).


-Não dado ao vinho: Não bebe vinho, ou seja, não é chegado ao vinho, evita para que não haja escândalo. 

- Nem cobiçoso de torpe ganância: Não é avarento e nem invejoso, não age e nem vive como mercenário, olhando para a obra de Deus como de vida ou de promoção mundana. 


-Não Espancador: Não espancar a mulher, nem aos filhos e nem a outros. 

- Mas hospitaleiro: A Hospitalidade sempre foi um dos requisitos para os servos de Deus, desde os tempos mais remotos, ver-se isso em Abraão, e em especial em Ló (Gênesis 19: 1-10). 

- Amigo do bem: Inimigo do mal. 

- Sóbrio: Lúcido em tudo. 
- Justo: Não pratica a Injustiça, a desonestidade, é fiel nos contratos, cumpridor do Bem, honesto.   

- Piedoso: Não pratica Impiedade.

- Temperante: Moderado no falar, no agir, no viver... 

- Retendo firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina: Conhecedor das Doutrinas do SENHOR, não aceita e nem confunde heresias com Doutrinas de Cristo. 

- Poderoso na Doutrina, para exortar na sã doutrina: Hábil no manuseio da palavra, saber confrontar verdade Bíblica e desfazer ensinos mentirosos e deturpados. 

- Poderoso na Doutrina para convencer os contradizentes: Está pronto, sempre preparado para refutar qualquer ensino ou doutrina que não esteja de acordo com a Palavra de Deus. 


As Justificativas para tais Exigências acima citadas:

-Refutar os Insubordinados: Eles sempre arrumam desculpas esfarrapadas na Bíblia para caminhar errado e na rebeldia. É necessário mostrar o caminho correto dentro da Bíblia. 

- Refutar os Faladores vãos: Geralmente estes se baseiam no que ouvem dos outros, ou apenas falam demais, quando entendem de menos. Falam coisas inúteis, porque o coração está cheio de inutilidades. Precisam de palavras sábias provindas da Bíblia que venham refutar de vez suas falas imprecisas e equivocadas.  
Refutar 04 Tipos de Enganadores: 

Enganadores, especialmente os da circuncisão (falsos cristãos): Outrora, os judeus convertidos ao cristianismo defendiam a circuncisão tanto de gentios como de judeus. Hoje, muitos querem colocar coisas que não convêm em cima dos outros. Geralmente trazem coisas da Lei Mosaica destinadas para os judeus e impor nos gentios que estão debaixo da graça. 

Enganadores que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém: Estes ensinam coisas que causam distúrbio na mente das pessoas e nas suas famílias (casas), causam mal estar dentro das casas de família, provocam discórdias e transtornos para os de dentro e para os de fora. 

Enganadores pregam por torpe ganância: São avaros, gananciosos, pregam por dinheiro, visam lucro, exploram, são mercenários. 

Enganadores que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, e pregam por torpe ganância: São aqueles cuja ganancia faz deles cegos, sua sede por dinheiro é tão grande que nem consideram os males que estão causando a eles, as famílias e ao Reino de Deus, pois, a avareza tronou-se senhora e dona deles; podemos considerar estes como os piores enganadores. 


Refutar os Falsos Profetas 

Refutar os Doentes na Fé 

Refutar os Contadores de Fábulas Judaicas e outras (Tito 1: 14)

Refutar Homens que se desviam da Verdade e gostam de estabelecer Mandamentos e Regras. (Tito 1: 14)

Refutar os Corrompidos que veem impureza onde não tem e pureza onde não há (Tito 1: 15)

Refutar pessoas com a Mente e Consciência contaminadas (Tito 1: 14).

Refutar aqueles que afirmam que conhecem a Deus, mas não conhecem, pois suas obras negam; (Tito 1: 16). 

Refutar os Abomináveis (Tito 1: 16).

Refutar os Desobedientes (Tito 1: 16). 

Refutar os Réprobos para toda Boa Obra. (Tito 1: 16).  






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma