Pular para o conteúdo principal

Jesus faz 04 Visitas marcantes ao Templo de Jerusalém



 Jesus adentrou no Templo de Jerusalém pelo menos 04 vezes, e esta vezes foram marcantes, sendo que três delas foram num período de Pascoa. 

       1)      Primeira vez contava com apenas 08 dias de nascido, foi conduzido por José e Maria, e apresentado por Simeão no Templo.

Lc. 2: 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor
23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor),
24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos.
25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

2)      Segunda vez quando tinha 12 anos durante a Páscoa, quando Instruiu os Doutores da lei causando Admiração em todos.  

Lc. 2: 41 Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa.
42 Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;
43 e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais;
44 julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos;
45 e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.
46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
47 E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?


3)    Terceira vez depois de batizado por João Batista no Jordão, e transformar água em Vinho nas Bodas de Cana, foi até Jerusalém no inicio de seu Ministério. Purificou o Templo e ministrou mensagens não realizou nenhum sinal.
 
Jo. 2: 13 Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém.
14 E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados;
15 e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;
16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
17 Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
18 Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto?
19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei.
20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias?
21 Mas ele falava do santuário do seu corpo.
22 Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito.

4)      Quarta Vez no fim do seu ministério terreno, durante a Páscoa, nessa ocasião foi crucificado, morto e ressuscitado ao terceiro dia. Trouxe mensagens em parábolas.


 Mt 21: 12 Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
13 e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores.

Comentários

  1. PASTOR; QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE. FOI DE GRANDE AJUDA; TEUS COMENTÁRIOS, AQUI COMPARTILHADOS. PR. ED CORREIA.

    ResponderExcluir
  2. Partor, benção de Deus! Obrigado, me foi útil para conclusão de um estudo!

    ResponderExcluir
  3. Concluímos com isto de quê não é tão importante assim irmos ao Templo ou aos templos? Quero dizer que, se o nosso Mestre e Pastor Jesus Cristo não deu tanta importância ou relevância em se ter esta prática de pertencer a um determinado templo ou sinagoga e vendo que seus discípulos tbm não congregavam em templos, não seria nos dias de hoje o correto a se fazer ? Penso quê, se somos a casa e moradia de Deus, somos o templo e sacerdotes de nós mesmos, somos a igreja e o Pai Eterno não mais habita em templos feitos por mãos humanas, se é que ele já habitou em templos, neste caso, pq ir ao templo nos dias de hoje ? Não estou falando para não congregarmos, não é isto, congregar não é sinônimo de ir ao templo. Congregar é reunir onde quer que estejamos, seja em casa, em uma escola, cafeteria ou nas ruas, claro, e pq não em um templo ! Mas templo não seria um costume pagão ? Quero dizer, templos são feitos para uma entidade endeusado(a), para venerar deuses estranhos. Não é o nosso caso já que adorar a Deus é em espírito e em verdade, posso fazer isto onde quer que eu esteja. Neste caso, penso eu, ir ao templo, não é tão relevante assim. Mas é importante para a continuidade de um sistema religioso seja ele qual for, católico, islâmico, induista, protestante e etc. Eu cheguei até aqui pq queria saber qtas vezes Jesus entrou em um templo ou sinagoga. Me foi bem útil, obrigado. Estou estudando esta questão de templocentrismo . Sou ex católico para ser protestante, mas decidi ler as Escrituras toda e estou descobrindo coisas tremenda e está me fazendo duvidar do sistema religioso em que me encontro. Tem muitas coisas sendo ensinado errado onde estou ou estava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leonardo, fazendo pesquisas encontrei sua observação e achei interessante seu raciocinio. A Biblia/Palavra diz: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" Jo 8:32; Quando fazemos uma hermeneutica do texto não podemos tirar o contexto e nem a visão de quem escreveu: primeiro, Esse foi o tempo de transição do AT para o NT, o templo simbolizava a casa e a presença de Deus! Estude sobre o significado desde a porta de entrada até os Santos dos Santos e vc irá ficar deslumbrado com este Tema, mas, este é um assunto longo.... segundo: Onde Cristo está, a Igreja Está!!! Jesus cumpriu os rituais, todos, para mostrar a nós que Ele não veio retirar a Lei, mas cumpri-la; terceiro, logo após a sua morte e ressurreição, os apóstolos, vide livro de Atos, retornaram a se reunir no Templo, não mais no sábado, mas no primeiro dia da semana, Domingo. O Autor de Hebreus também adverte os Cristãos a não abandonarem as "igrejas", vide Hb 10:25. Sei que este é um assunto muito extenso e como vc está descobrindo a Verdade (Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, pasme: São os nomes das tres portas do Templo!!!), continue suas pesquisas e não deixe de ir à Igreja. grande abraço. Marco

      Excluir
  4. Caro irmão! Peça para que o espírito Santo de DEUS te de clareza de sua palavra! Sabedoria para poder interpretar!!! ....'' o que Jesus quer DIZER dentro da palavra dele é que em seu ministério digo o ministério de JESUS. ELE prega, transmite, O Evangelho poucas vezes em templos!''. O que aprendemos com isso é que devemos proclamar e evangelizar o nome de Jesus não só no templo mais principalmente Fora! No MUNDO onde vidas precisam ouvir a palavra de Deus.! E devemos ir sim nos templo buscar a Deus! E principalmente brilhar nas trevas!!!! Deus abençoe a sua vida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…