Pular para o conteúdo principal

DAVI E JÔNATAS ERAM HOMOSSEXUAIS? OS DOIS ERAM AMANTES? (PARTE 03)


O Relacionamento de Davi e Jônatas

Os dois tinha uma amizade intensa, isso é notável, porém, isso não abre espaço para que seja compreendida como uma amizade colorida, homo afetiva. Vejamos algumas razões:

       I.            Havia um clima de ódio entre o Rei Saul, pai de Jônatas, contra Davi, uma rixa, inveja e ódio sem uma justa causa.

1 Samuel 20:1- Então fugiu Davi de Naiote, em Ramá; e veio, e disse a Jônatas: Que fiz eu? Qual é o meu crime? E qual é o meu pecado diante de teu pai, que procura tirar-me a vida?2 E ele lhe disse: Tal não suceda; não morrerás; eis que meu pai não faz coisa nenhuma grande, nem pequena, sem primeiro me informar; por que, pois, meu pai me encobriria este negócio? Não será assim.3 Então Davi tornou a jurar, e disse: Teu pai sabe muito bem que achei graça em teus olhos; por isso disse: Não saiba isto Jônatas, para que não se magoe. Mas, na verdade, como vive o Senhor, e como vive a tua alma, há apenas um passo entre mim e a morte.

    II.            Clima de Juramente, grau de confiança, confissão perante um momento que inspirava muito cuidado de ambas as partes, pois, Davi era considerado por Saul, pai de Jônatas como o inimigo numero 01, e Saul desejava mata-lo a qualquer custo, portanto Davi, teria que de algum modo provar a Jônatas que não possuía ódio de Saul e muito muitos de Jônatas, dai vem as declarações que são utilizadas sob suspeitas.  
 III.            O Encontro Secreto de Davi e Jônatas não foi marcado para fins sexuais, e sim para trocas de informações, que eram de vida ou morte.
1 Samuel 20: 6- Se teu pai notar a minha ausência, dirás: Davi me pediu muito que o deixasse ir correndo a Belém, sua cidade; porquanto se faz lá o sacrifício anual para toda a linhagem.7 Se disser assim: Está bem; então teu servo tem paz; porém se muito se indignar, sabe que já está inteiramente determinado no mal. 8 Usa, pois, de misericórdia com o teu servo, porque o fizeste entrar contigo em aliança do Senhor; se, porém, há em mim crime, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai?

IV.            A Vida de Davi estava nas mãos de Jônatas que poderia entrega-lo nas mãos de seu pai, e assim contribuir para a morte de Davi, a ocasião era extremamente delicada, portanto diante de tais circunstancias declarações como a Davi são perfeitamente compreensíveis, quando se ler o texto e o contexto.
1 Samuel 20: 8 Usa, pois, de misericórdia com o teu servo, porque o fizeste entrar contigo em aliança do Senhor; se, porém, há em mim crime, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai? 9 Então disse Jônatas: Longe de ti tal coisa; porém se de alguma forma soubesse que já este mal está inteiramente determinado por meu pai, para que viesse sobre ti, não to revelaria eu? 10 E disse Davi a Jônatas: Quem me fará saber, se por acaso teu pai te responder asperamente?11 Então disse Jônatas a Davi: Vem e saiamos ao campo. E saíram ambos ao campo.

   V.            Não se trata de um encontro homo afetivo quando se faz uma leitura completa e atenta.
1 Samuel 20: 12 E disse Jônatas a Davi: O Senhor Deus de Israel seja testemunha! Sondando eu a meu pai amanhã a estas horas, ou depois de amanhã, e eis que se houver coisa favorável para Davi, e eu então não enviar a ti, e não to fizer saber;13 O Senhor faça assim com Jônatas outro tanto; que se aprouver a meu pai fazer-te mal, também to farei saber, e te deixarei partir, e irás em paz; e o Senhor seja contigo, assim como foi com meu pai.14 E, se eu então ainda viver, porventura não usarás comigo da beneficência do Senhor, para que não morra?

VI.            Davi e Jônata eram homens compromissados em cuidar um do outro em vida e de toda descendência
1 Samuel 20: 15 Nem tampouco cortarás da minha casa a tua beneficência eternamente; nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra a cada um dos inimigos de Davi. 16 Assim fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor o requeira da mão dos inimigos de Davi. 17 E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma.

1 Samuel 20: 17 E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma... Porém, esse cuidado não pode ser considerado homo afetivo, porque era comum soldados morrerem em campo de guerra, e um soldado era encarregado de cuidar da vida do outro e de sua descendência, como se fosse sus filhos, prestando aquela família todo amparo legal. Num capo de batalha os soldados dava a vida um pelo outro, algo perfeitamente comum e aceito dentro desse cenário, lembrando que Jônatas e Davi eram soldados e esses pactos era algo corriqueiro e costumeiro.

1 Samuel 20: 17 Usa, pois, de misericórdia com o teu servo, porque o fizeste entrar contigo em aliança do Senhor; se, porém, há em mim crime, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai? 18 E disse-lhe Jônatas: Amanhã é a lua nova, e não te acharão no teu lugar, pois o teu assento se achará vazio.

1 Samuel 20: 42 E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz; o que nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, seja perpetuamente.43 Então se levantou Davi, e partiu; e Jônatas entrou na cidade.

VII.            A Aliança entre Davi e Jônatas era perfeita diante de Deus e dos Homens, e jamais homo afetiva e como prova disso, tanto Davi como Jônatas colocava Deus em sua aliança (Pacto) sabendo que se fosse uma aliança amorosa nunca Deus poderia ser colocado no meio e jamais seria aprovada por Deus.

1 Samuel 20: 23 - E quanto ao negócio de que eu e tu falamos, eis que o Senhor está entre mim e ti eternamente.
1 Samuel 20: 42 E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz; o que nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, seja perpetuamente.43 Então se levantou Davi, e partiu; e Jônatas entrou na cidade.

 VIII.                        O Termo “Achado graça diante de Olhos”
Davi e Jônatas | Imagens Bíblicas 
Naquele tempo era muito comum alguém dizer para outra pessoa a frase: “Agora tenho achado graças diante de teus olhos”, ou esta frase: “Você achou graça diante de meus olhos”, frase que as pessoas naquele tempo falavam uma para as outras frequência.
1 Samuel 20:29 -Dizendo: Peço-te que me deixes ir, porquanto a nossa linhagem tem um sacrifício na cidade, e meu irmão mesmo me mandou ir; se, pois, agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que me deixes partir, para que veja a meus irmãos; por isso não veio à mesa do rei.

IX.            A Vida de Davi nas mãos de Jônatas e em risco eminente

1 Samuel 20: 31 Porque todos os dias que o filho de Jessé viver sobre a terra nem tu estarás seguro, nem o teu reino; pelo que envia, e traze-mo nesta hora; porque é digno de morte.33 Então Saul atirou-lhe com a lança, para o ferir; assim entendeu Jônatas que já seu pai tinha determinado matar a Davi.

   X.            Não foi um encontro Amoroso entre Davi e Jônatas

1 Samuel 20:35 - E aconteceu, pela manhã, que Jônatas saiu ao campo, ao tempo que tinha ajustado com Davi, e um moço pequeno com ele.

É imprudente e incabível levar um moço junto para encontrar-se com outro homem e assim efetuar um encontro homossexual. Neste caso haveria testemunhas.

XI.            O Estado Emocional de Davi

1 Samuel 20: 41 - E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais.42 E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz; o que nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, seja perpetuamente.43 Então se levantou Davi, e partiu; e Jônatas entrou na cidade.

Fazendo uma leitura corporal do encontro entre Davi e Jônatas nota-se:

Ø Estado emocional abalado de Davi
Ø Davi encontrava em Jônatas um refugio e um amigo
Ø Desespero de Davi ao saber que o pai de seu melhor amigo queria mata-lo
Ø Confiança em extremo
Ø Amor Fraterna e não Eros
Ø Rosto em terra sinal de angustia e apreensão, humilhação, dor na alma
Ø Inclina-se três vezes... Sinal de respeito e não de homo afetividade
Ø Beijo de afeto, carinho e hábito entre os judeus daquele tempo 

HOMENAGEM AOS GRUPOS: ANALISE BÍBLICO, DEBATE DE FOGO VS FOGO, DEBATE A LUZ DA BÍBLIA 

Comentários

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma