Pular para o conteúdo principal

DE QUAL GERAÇÃO JESUS CRISTO ESTAVA FALANDO? LUCAS 21:32 (PARTE 03)

Ø Observação: Compare Marcos 13/ Mateus 24 e Lucas 21:5.

 

 Lembrando que Lucas destaca a oferta da viúva no templo (Cl. 21:1-4), e os apóstolos Mateus e Marcos focam a saída do templo. Mateus 24:1/ Marcos 13:1. Os três começam a interrogar sobre o futuro e os “Sinais do retorno do SENHOR” num tempo futuro e não para o tempo presente deles.

 

Ø Breve comparação

 

 

Mateus 24: 1. E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. 2. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. 3. E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo 4. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; 5. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.6. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.7. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 8. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.


 Oficina de Oração – março e abril | fraternidadepsm.com.br


Marcos 13: 1. E, saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios! 2. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada. 3. E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular: 4. Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir. 5. E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane; 6. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.7. E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.

 

Lucas 21: 5. E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse:

6. Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada.

7. E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer?

8. Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles.

9. E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo.

 

 

Ø Conclusões:

 

1)     Houve um Erro gravíssimo de tradução ao invés de “aquela geração”, algumas traduções brasileiras colocaram “esta geração”.

2)     A Mensagem foi entregue apenas para Pedro, Tiago, João e André, os quais não seriam “esta geração”, a qual Jesus estava se referindo no futuro.

3)     A Pergunta dos discípulos foi pertinente as futuras gerações e não a geração deles, a qual faziam parte

4)     Os assuntos abordados são todos pertinentes as gerações futuras e não aquele momento o qual Jesus ainda estava na Terra e o Evangelho nem ainda haviam expandido.

Lucas 21: 5 E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse:6 Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que se não deixará pedra sobre pedra, que não seja derribada.

5)     Jesus estava falando com “alguns discípulos” a Saber Pedro, Tiago, João e André, e não “aquela geração como alguns deduzem. Além do mais, os discípulos perguntaram acerca do futuro e não acerca deles. Lucas 21: 7 E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer?

6)     Cristo estava se referindo ao futuro, relatava o que iria acontecer no Fim dos Tempos, respondendo a Pedro, Tiago, João e André, e não uma multidão.

7)     Os escolhidos de Cristo seriam odiados. Lucas 21: 17 E de todos sereis odiados por causa do meu nome.

8)     Jerusalém dividida em três, Judeus, cristãos e muçulmanos, é parte do cumprimento da profecia de Lucas 21: 24 E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.

(O que abre espaço para imaginarmos que a geração que Cristo se refere é a geração dos gentios)

9)     A Prova que a profecia era para geração futura e não para aquela, é que Cristo estando na terra não haveria necessidade de sinais nos céus naquela momento. Lucas 21: 25 E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas;26 Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo. Porquanto as virtudes do céu serão abaladas.

10) Como Cristo Jesus estando em terra poderia vir em nuvens? Lucas 21: 27 E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.

11) O Aoristo no grego é um tempo verbal existente nas línguas indo-europeias, como o grego e o sânscrito. Aoristos, em grego, significa sem limite. ... O aoristo indica uma ação verbal ou acontecimento, sem definir absolutamente o seu tempo de duração, ou sem definir com precisão o tempo em que a ação ocorreu. (FONTE: WIKIPÉDIA)

Textos como os que seguem os tradutores decidiram colocar em português no presente ao invés de no futuro e isso faz toda a diferença na hora de interpretar o texto.

Lucas 21: 32 Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça.

O texto em questão pode tranquilamente ser traduzido do grego Koiné para a língua portuguesa assim:

Lucas 21: 32 Em verdade vos digo que não passará aquela geração até que tudo aconteça.

12) No discorre da mensagem de Cristo fala com a “geração do futuro” e narra acontecimentos futurísticos. Lucas 21: 28-31

13) Jesus assegura que tais coisas sucederão. Lucas 21:33 - Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.

14) As orientações que passa não é para seus ouvintes Pedro, Tiago, João e André, pois, não eram glutões, nem beberrões... Lucas 21: 34 E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

15) A Pergunta era centralizada no destino de Jerusalém, o que levanta a hipótese de que a Geração/ Raça, Raça pertinente aos judeus, está raça de judeus não seria extinta até que esses eventos aconteçam.

16) Também não se descarta a geração da graça a qual estamos que também se findará com o fim dos tempos.

 

Homenagem aos amigos: Nunes, Chico Ponte, Sandra, Betão, Marcelo Santos, Renan, Rony, Leth, Paty Almeida, Dante, Ivan, Valdir Santos, Gerson, e ao aniversariante de hoje 13/06/2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma