Pular para o conteúdo principal

OS 04 RIOS DO JARDIM DO ÉDEN

a)     Os Quatro Rios no Jardim do Éden  

 

        I.            Rio Pisom

Rio Pisom: Palavra hebraica que significa “mais espalhado”,  e no sentido semítico “pular para cima”, o fato de ser espalhado pode ser também uma das causas de sua extinção.  Por onde o Rio Pisom (Phison/ Fison) percorria havia pedras preciosas como ouro, jaspe, bdelio, berilo e ônix.

Localização: Terra de Havilá (Arábia) – Área Imprecisa, após o Grande Diluvio a face da terra foi severamente modificada e o Jardim danificado. O que torna impossível a localização exata do Jardim do Éden. Talvez a exploração incorreta de tais minérios tenha contribuído para o fim do rio. Há quem afirme que o Rio Pisom não foi extinto, o historiador Flavio Josefo diz que o Rio Ganges (Índia) é o Rio Pisom, outros supõe alguns rios da Armênia possam ser o Rio Pisom, mas sem provas concretas.

 Onde ficava o Jardim do Éden? - Dr. Curioso

      II.           

Rio Tigre: Percorre a região do atual Iraque, Síria e Turquia, áreas da antiga região da Mesopotâmia/Assíria. Sua nascente é em uma Montanha na Turquia, seu percurso é semelhante ao percurso do Rio Eufrates, que desce as montanhas percorrendo a Turquia em destino Síria e Iraque.

    III.            Rio Eufrates: Abrange a antiga Mesopotâmia (Turquia), assim como o Rio Tigre, possui sua nascente nas montanhas da Turquia, e de modo semelhante percorre a Síria como também em paralelo percorre o Rio Eufrates e vão em direção ao Iraque.

 

   IV.            Rio Giom: Significado incerto “Esguinchar”, sua localização é difícil, mas, alguns concordam que a Terra de Cuxe (Etiópia), fazia parte do seu percurso. Assim como o Rio Pisom temos apenas deduções de onde poderia se localizar. Flavio Josefo sugere que o Rio Giom é o Rio Nilo.

 

As Regiões banhadas por esses quatro rios podem incluir a Península Arábica e parte do norte da África, neste local se encontra artefatos que dão indícios de atividades humanas com datas extremamente antigas, supondo que foi nessa localização que se iniciou as primeiras atividades humanas. Pesquisas recentes por satélites localizou em paralelo com o rio Eufrates e Tigre, mais dois leitos que acreditamos que sejam os leitos dos Rio Giom e Pisom.

 

Ø  Há quem identifique Cuxe como a terra dos Cassitas, ao leste do Rio Tigre, conhecida como Cuxe durante um período de tempo na antiguidade.

Ø  O Percurso dos Rios dependendo das circunstancias podem mudar com o tempo, os Rios Tigres e Eufrates atualmente não se encontram, os vestígios dos Rios Giom e Pisom são mínimos devido ao Diluvio.

Ø  Jardim do Éden = Lugar de Delicias

Ø  Mesopotâmia = Entre Rios

Ø  Nascia um Rio (Não identificado) no Éden que dava origem aos quatro rios supracitados: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates.

Ø  Éden na forma suméria pode significar estepe/ campo aberto,

Ø  Semítico = Luxo e Delicia. 

Ø  Assiria = Assur em hebraico

Ø  Alguns associam os Rios Giom e Pisom a terra da Nubia, sul do Egito, mas descarta-se porque os rios não convergem entre si como ocorriam no Éden.

 

Nota Importantíssima: Os nomes dos lugares antes do Diluvio eram diferentes dos nomes após o Diluvio, Moisés utilizou os nomes atualizados após o diluvio para que as pessoas de seu tempo pudessem localizar os lugares na época de onde aconteceram os eventos. Como exemplo disso temos “Assíria” (Hebraico Assur) esse foi o nome que os hebreus deram a um dos filhos de Sem, nascido após o Diluvio. (Gn. 10:22) Havilá é um nome dado aquela região após o Diluvio (Gn. 10:29) A Terra da Etiópia também teve seu nome trocado para Cush ou Cuxe após o Diluvio. (Gn. 10:6) Moisés escreveu nomes de lugares atualizados em seu tempo para facilitar e todos pudessem comprovar a veracidade dos fatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma