Pular para o conteúdo principal

Pontos de Destaque na Oração de Salomão Pedindo Sabedoria


A Oração de Salomão pedindo Sabedoria

1ª Reis 3: 6 Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Dai, meu pai, porquanto ele andou diante de ti em verdade, em justiça, e em retidão de coração para contigo; e guardaste-lhe esta grande benevolência, e lhe deste um filho, que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
7 Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno;
nao sei como sair, nem como entrar.
8 Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.

9 Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal;
porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

                                   Após receber sábios conselhos de seu pai, o rei Davi, conselhos esses para Governar a Grande nação de Israel, que naquele tempo era uma das maiores nações do mundo e mais populosas, contando com milhões de habitantes, quase do tamanho da Nação Israelita atual. O Rei Davi orientou ainda a Salomão a Guardar os mandamentos do SENHOR Deus para que viesse obter êxito no Governo do povo e na vida em todos os aspectos e sentidos. (1ª Rs 2:1-4)
Para seguir os Conselhos de seu pai somente havia um caminho, o qual consistia me buscar a Deus com toda sinceridade e fé, pedindo a Deus um Bem mais precioso do que todo ouro e toda a prata: A Sabedoria Divina para Governar o povo e obter uma vida Próspera em todos os ângulos.  
Extraímos o néctar, ou seja, alguns pontos vitais da oração do Rei Salomão para Governar o povo e ser uma pessoa bem sucedida na vida.

1.   Reconhecer Deus como Deus: Ao contrario de muitos que se acham sábios adotando o ateísmo, Salomão admite a existência, a soberania e benevolência de Deus. Ele busca a Deus com Fé e confiança de que sua oração seria ouvida e respondida a tempo, sem duvidar.

·      Lição:
Quando oramos a Deus não podemos duvidar que ele existe e nem duvidar que ele responderá a nossa prece a tempo.

Base Bíblica:
Hb 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

2.   Gratidão a Deus: Salomão agradece a Deus pelos Benefícios feitos a seu Pai e a Ele, e ver sua existência como uma das Benevolências de Deus a seu pai a Davi.
   1ª Rs. 3: 6: ... E lhe deste um filho, que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.

·      Lição:
Não é ingrato, pelo contrario é grato a todos os favores que Deus fez para seus familiares, e deixa de lado os dissabores da vida, aproveitando apenas o que há de bom. Não lamenta a Deus por existir, mas reconhece que veio ao mundo fazer parte de um Plano Divino para o Bem de sua família e da nação a que pertence. (Resumo: Salomão pensava grande e não pequeno, e sabia aproveitar 

3.   Humildade em Salomão: Ele admite suas limitações, incapacidade e inexperiência no Governo de uma Grande Nação.

·      Lição:
Salomão não deixou a soberba entrar no coração e na mente dele.

1ª Rs. 7 Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai.
E eu sou apenas um menino pequeno;
Não sei como sair, nem como entrar.

4.   Pede a Deus um Coração Entendido (Sábio): Salomão pede um coração sábio, inteligente, entendido pelo menos para duas finalidades; a) Para Julgar o Povo com Justiça; b) Para Prudentemente Discernir o Bem e o Mal sem confundir

·      Lição:
Quem deseja servir a Deus é um líder nato, mas um líder que rege, domina com honestidade, retidão, enfim Justiça... Outra lição que podemos extrair é o fato de agir Prudentemente com a capacidade de identificar o mal e o Bem, e nunca confundir o Bem com o mal e nem o Mal com o Bem. Mas conhecer, perscrutar, ciência exata do que é certo e errado, saber com exatidão e precisão as coisas oriundas do Bem e do Mal para não ser dominada pelo espírito do Erro, do Mal. 

Base Bíblica:

1ª Co. 12:10 ... A outro o dom de discernir espíritos...

Dt. 18: 13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir,


A Resposta da Oração de Salomão

1ª Reis 3: 10 E pareceu bem aos olhos do Senhor o ter Salomão pedido tal coisa.
11 Pelo que Deus lhe disse: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo,
12 eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve,
e depois de ti teu igual não se levantará.
13 Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias.
14 E ainda, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi,
15 Então Salomão acordou, e eis que era sonho. E, voltando ele a Jerusalém, pôs-se diante da arca do pacto do Senhor, sacrificou holocaustos e preparou sacrifícios pacíficos, e deu um banquete a todos os seus servos.


Conclusão:

                                   Quando oramos com Fé e vivemos com gratidão a Deus, sempre receberemos além do que pedimos e de nada temos falta.

Salmos 23

1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…