Pular para o conteúdo principal

As 03 tentações de Cristo


As tentações: A Primeira Tentação
 
Se tu és o Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.

                               Satanás sabe que o corpo de Jesus está debilitado carecendo de pão, sugere que pedras venham se tornam em pão. O Diabo estava com muitos objetivos nessa proposta:

1ª – Colocar em dúvidas se Cristo era ou não o Filho de DEus, quando o Diabo disse: Se tu és o Filho de Deus, Ele queria que Jesus lhe provasse alguma coisa. Jesus não necessita provar nada a ninguém, Cristo não tem dúvidas que é Filho de Deus.

2ª – Transformar as pedras em pão, O seu corpo estava precisando de Pão, transformar as pedras em pão era se expor à tentação, é o mesmo que trazer pão para o faminto. Quebrar o jejum era um alvo de Satanás. Quebrando o Jejum as frustrações ministeriais viriam sobre Jesus, haveria uma tendência de fracasso.

3ª Desviar Jesus de seus objetivos

4ª Coloca-lo em contradição com a Palavra de Deus: Não só de Pão viverá o Homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus.  (Dt 8:3)

                                            Um Fato Curioso: O Diabo Crer que Jesus, sendo Filho de Deus, tem Poder de Transformar pedra em Pão. Enquanto alguns que se dizem crentes tem dificuldade de Crer em Jesus, que Cristo tenha o poder de transformar pedras em pão ou não acredita que Jesus seja capaz de transformar a Vida de Pessoas.

                     A Segunda Tentação: Um Ato de Adoração

      Na Segunda tentação Mateus difere da segunda de Lucas, devemos lembrar e entender que os Evangelistas não escreveram todos os acontecimentos em ordem cronológica, o desejo deles era transmitir os feitos e as mensagens de Cristo, à medida que lembravam escreviam, vamos optar para Lucas.                           
           Satanás mostrou para Jesus todos os Reinos da Terra num instante, disse o Diabo:

“Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim foi entregue e dou-o a quem quero;”

                              A Primeira Impressão que temos é que todos os Reinos da Terra foram entregues á Satanás. Existem alguns detalhes neste ponto que não podemos ignorar.

1ª – O Diabo é Mentiroso (Jo. 8: 44) talvez ele quisesse enganar Jesus, mesmo sabendo a Onisciência de Cristo.

2ª – O Apostolo João declara que todo o Mundo jaz no Maligno (1 Jo. 5: 19).

3ª – Jesus veio trazer o Reino dos Céus porque o Reino da Terra estava corrompido
(Mt 10: 7)

4ª – Tentativa de suborno

Alguns objetivos de Satanás eram evidentes ao propor á Jesus que lhe prestasse
um ato de adoração.

1º - Queria que Jesus quebrasse o Primeiro e Maior dos Mandamentos, ao se curvar diante Dele.

 “... Não te curvarás a elas nem as servirás...” (Êx. 20:5)

2º – Humilhar o Messias ‘Ungido de Deus’, o Diabo visa humilhar todos os servos de Deus. Jesus se curvando diante do Diabo seria uma humilhação.

3º – Estaria realizando maior desejo do seu Ego, ser adorado como um ‘deus’. Um desejo antigo de seu coração. (Is. 14: 14)

                             A Estratégia do Diabo é simples, no entanto Eficaz em cima de quem tem dificuldade de Conhecer e Crer na Palavra de Deus. Sua estratégia consiste em Colocar em Dúvidas a Palavra de Deus.  Note que Jesus ouviu no Jordão durante o seu Batismo que o próprio Deus anunciou claro e em bom tom para todos ali ouvirem que Jesus é seu Filho Amado e que lhe compraz.

                                            Nesta tentação o Diabo tenta colocar em xeque a Palavra de Deus no coração e da mente de Cristo. Do mesmo modo o Diabo tenta todos os dias, colocar dúvidas em nosso coração e mente acerca da Palavra de Deus. Para evita é necessário ler e meditar nela constantemente. (Salmo 1) a dúvida é terreno fértil para o diabo trabalhar.  

A Terceira Tentação: No Pináculo do Templo de Jerusalém

   Uma idéia de Suicídio, saltar do Pináculo seria um Ato de Suicídio. Como servos do Senhor não podemos colocar as nossas Vidas em Risco, fomos comprados por um Bom Preço, o Sangue de Jesus. Algumas Metas de Satanás:

1ª – Matar o Cristo, convencendo o mesmo a se lançar do Pináculo.

2ª – Tentar o Senhor Deus, aproveitando de sua generosidade;

3ª – Deixar o seu Caminho livre para Matar, Roubar e Destruir. (Jo. 10: 10)

                                      Chama-nos a atenção o Conhecimento Bíblico que o Diabo tem. Satanás sabe a Bíblia inteira, e alguns crentes não sabem de nada da Bíblia. O Diabo recitou o Salmo 91: 11,12:

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedras”  (Sl. 91:11,12)

                                    Jesus também responde todo o tempo com textos sagrados do Velho testamento. Enquanto alguns Cristãos somente consideram o Novo Testamento. A Essa tentação Jesus respondeu citando um texto sagrado:

“... Não tentarás o Senhor vosso Deus...” (Dt. 6: 16)

                                     Nunca devemos tentar o Senhor Nosso Deus, aproveitando de suas generosas Bênçãos. Entendamos que a Graça é Imerecida. Na luta entre Jesus e o Diabo, a Palavra de Deus é a Arma principal com real poder de Fogo. Aprendemos com Jesus que a melhor forma de combater a Satanás é conhecendo a Palavra de Deus.
                               Entendemos também que nem todos que anunciam a Palavra de Deus são verdadeiros e confiáveis. Como exemplo disso existe muitas seitas com severas heresias. É de vital importância conhecer a Bíblia e interpreta-la de modo correto para não cair em laços. O Salmista Davi incentiva o povo de Deus a conhecer a Palavra de Deus (Confira Salmo 1 e o Salmo 119)

                                    Satanás ofereceu á Cristo autoridade e gloria dos reinos. Deus confirmou a Cristo depois da prova todo o Poder sobre o céu a terra (Mt. 28: 18)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…