Pular para o conteúdo principal

A Mulher Pecadora que Ungiu os pés de Jesus e Simão o fariseu


A Pecadora que Ungiu os Pés de Jesus
 
  Jesus foi convidado para a casa de um Fariseu e não recusou ir, assentou-se a mesa, nisso uma mulher pecadora conhecida na cidade, sabendo que Jesus estava na casa do fariseu, pegou um vaso de alabastro com ungüento, e se dirigiu até a casa do fariseu onde Jesus estava. A Mesa naquele tempo media aproximadamente 30 cm de altura, geralmente ficava em cima de um tapete com almofadas ao redor. Jesus está praticamente deitado apoiando um braço na almofada e outro se servia. Nisso a mulher entrou e por detrás, chorando se abraça aos pés de Jesus e enxuga-os com lagrimas e beija, em seguida ungia-lhos com ungüento. Com esse ato a mulher estava se humilhava aos pés do Mestre, sinal de humildade, e estava honrando ao Senhor Jesus, pois era costume receber as visitas lavando-lhes os seus pés. O Fariseu não prestou a Jesus essa hospitalidade. Um frasco de Ungüento valia cerca de 300 Denários, o equivalente ao salário de 300 dias de trabalho (Jo. 12:5).

                            O Fariseu olhava com repudio aquela atitude de Jesus permitir uma pecadora tocar-lhe, duvidando que Jesus fosse profeta. Como Deus Onisciente, Jesus percebendo seus pensamentos conta-lhe uma Parábola para Laçar Simão e laça. 

Gestos de Hospitalidade naquele tempo no Oriente

- Água para lavar os pés, os pés do hospede é lavado para que o mesmo se sinta a vontade e confortável.
- Um Ósculo, Beijo como sinal de Respeito e Estima;
- Óleo para unção, no sentido de desejar toda sorte de Benção (Sl. 23: 5)

Mulher Pecadora e Simão, o Fariseu 

- Simão:
  Recusa-se a lavar os pés de Jesus e nem se quer oferece água para lavar, e nem ordena um dos seus para fazer isto.
- A Mulher Pecadora:
  No lugar da água regar os pés do Mestre Jesus com Lágrimas e lava com suas mãos e com seus cabelos;
Simão:
Não Beija Jesus;
A Mulher Pecadora:
- Não beija o rosto, por não se achar digna, em compensação beija os pés inúmeras vezes, como sinal de humilhação diante de todos, arrependida de seus pecados.
Simão:
Nega o Azeite para ungir Jesus;
A Mulher Pecadora:
- Não Nega o Ungüento que é mais caro do que azeite pois também serve para fins medicinais.

Resultado:

Simão: Um pouco de seus pecados são perdoados, pois ofereceu refeição para Jesus em sua casa, recebe pouco amor do SENHOR.
A Mulher Pecadora: Tem seus Pecados Perdoados (1ª Tm. 1: 14), sua Fé foi honrada, alcançou a Paz é recebe mais amor do que Simão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Apostolo? Alessandro Gregorute ou Valdomiro Santiago?

                                   Nosso amigo e irmão Alessandro Gregorute, na melhor das intenções, por amor e velo pelo evangelho, termina se atropelando e atropelando as demais denominações, religiões e seitas como ele próprio diz. A Falta de Instrução dele é tanta, que no dia 2o/06/2011, na rádio Energia FM, emissora que cobre as cidades de Monte Alto, Catanduva e um complexo de aproximadamente 200 cidades próximas, ele disse com toda inocência o seguinte: "Temos quer ser Néscios..." (por volta das 22horas), ele acha que ser Néscio é virtude.                                        Não estou criticando Gregorute estou informando sobre ele.  Admite-se a falta de instrução de Alessandro Gregorute, pois segundo ele cursou a 4ª série primaria, isso é normal dentro dos padrõe...

Jesus faz 04 Visitas marcantes ao Templo de Jerusalém

 Jesus adentrou no Templo de Jerusalém pelo menos 04 vezes, e esta vezes foram marcantes, sendo que três delas foram num período de Pascoa.         1)       Primeira vez contava com apenas 08 dias de nascido, foi conduzido por José e Maria, e apresentado por Simeão no Templo. Lc. 2: 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo es...

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifest...