Pular para o conteúdo principal

A Mulher Samaritana




                                               O Encontro de Jesus com a mulher Samaritana ocorreu junto ao um poço cavado por Jacó há mais de 1.000 anos, na ocasião o local pertencia a uma Cidade chamada Sicar, na Província de Samaria. 
                                               Na hora sexta (meio-dia) quando a mulher chegou ao poço encontrou Jesus assentado, cansado e com sede, porque não havia como tirar a água, e também não havia ainda se alimentado, (não estava de jejum).

I - Quebrando as Barreiras de Preconceito
                                               Havia preconceito e clima de mal-estar entre judeus e samaritanos, era de se estranhar o contato de Jesus com aquela mulher por pelo menos dois motivos:
- Era uma Samaritana e ele um Judeu, para os judeus os samaritanos eram considerados impuros, o contato com eles tornavam impuros.
- O Contato de Homens de Deus com mulheres da maneira como ocorreu era um pouco incomum. Os fariseus evitavam o contato com mulheres, apenas conversam com parentes.

Jo. 4:9 Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos)

Jesus quebra o preconceito e os tabus formais e fala com a mulher, pedindo-lhes água para tomar, ela se surpreende.


II – O Dom de Deus

                                   Cristo se compara com água, clara, transparente, pura, saudável... Capaz de estancar a sede do corpo, com um grande diferencial, como água ele seria capaz de saciar a sede da alma e criar dentre do ser humano fonte de água viva, descartando a necessidade de beber água novamente. Além do poder de purificar e alimentar o homem.
                                   O Dom de Deus inunda o nosso ser, fazendo com que Rios de águas vivas venham fluir de nossa alma. 
                                   A Mulher a principio não entendeu a mensagem: 

Jo. 4: 13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;
14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la.

A Revelação aponta a necessidade que a mulher de saciar a sede da alma, ela procurava se saciar, preencher seus vazios, através da vida amorosa, nada bem sucedida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")