Pular para o conteúdo principal

A Mulher Samaritana




                                               O Encontro de Jesus com a mulher Samaritana ocorreu junto ao um poço cavado por Jacó há mais de 1.000 anos, na ocasião o local pertencia a uma Cidade chamada Sicar, na Província de Samaria. 
                                               Na hora sexta (meio-dia) quando a mulher chegou ao poço encontrou Jesus assentado, cansado e com sede, porque não havia como tirar a água, e também não havia ainda se alimentado, (não estava de jejum).

I - Quebrando as Barreiras de Preconceito
                                               Havia preconceito e clima de mal-estar entre judeus e samaritanos, era de se estranhar o contato de Jesus com aquela mulher por pelo menos dois motivos:
- Era uma Samaritana e ele um Judeu, para os judeus os samaritanos eram considerados impuros, o contato com eles tornavam impuros.
- O Contato de Homens de Deus com mulheres da maneira como ocorreu era um pouco incomum. Os fariseus evitavam o contato com mulheres, apenas conversam com parentes.

Jo. 4:9 Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos)

Jesus quebra o preconceito e os tabus formais e fala com a mulher, pedindo-lhes água para tomar, ela se surpreende.


II – O Dom de Deus

                                   Cristo se compara com água, clara, transparente, pura, saudável... Capaz de estancar a sede do corpo, com um grande diferencial, como água ele seria capaz de saciar a sede da alma e criar dentre do ser humano fonte de água viva, descartando a necessidade de beber água novamente. Além do poder de purificar e alimentar o homem.
                                   O Dom de Deus inunda o nosso ser, fazendo com que Rios de águas vivas venham fluir de nossa alma. 
                                   A Mulher a principio não entendeu a mensagem: 

Jo. 4: 13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;
14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la.

A Revelação aponta a necessidade que a mulher de saciar a sede da alma, ela procurava se saciar, preencher seus vazios, através da vida amorosa, nada bem sucedida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Apostolo? Alessandro Gregorute ou Valdomiro Santiago?

                                   Nosso amigo e irmão Alessandro Gregorute, na melhor das intenções, por amor e velo pelo evangelho, termina se atropelando e atropelando as demais denominações, religiões e seitas como ele próprio diz. A Falta de Instrução dele é tanta, que no dia 2o/06/2011, na rádio Energia FM, emissora que cobre as cidades de Monte Alto, Catanduva e um complexo de aproximadamente 200 cidades próximas, ele disse com toda inocência o seguinte: "Temos quer ser Néscios..." (por volta das 22horas), ele acha que ser Néscio é virtude.                                        Não estou criticando Gregorute estou informando sobre ele.  Admite-se a falta de instrução de Alessandro Gregorute, pois segundo ele cursou a 4ª série primaria, isso é normal dentro dos padrõe...

Jesus faz 04 Visitas marcantes ao Templo de Jerusalém

 Jesus adentrou no Templo de Jerusalém pelo menos 04 vezes, e esta vezes foram marcantes, sendo que três delas foram num período de Pascoa.         1)       Primeira vez contava com apenas 08 dias de nascido, foi conduzido por José e Maria, e apresentado por Simeão no Templo. Lc. 2: 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo es...

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifest...