Pular para o conteúdo principal

João Batista era a Reencarnação de Elias?


João Batista era a Reencarnação de Elias?


  Dentro do Espiritismo João Batista é apresentado como uma prova concreta da Teoria da Reencarnação, e, utiliza-se até versículos Bíblicos para apoiar a ideia. Mas, será que realmente João Batista foi a reencarnação de Elias? A Passagem bíblica utilizada é esta:
“E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.”Lucas 1:17

  Quando analisamos a Bíblia Sagrada sem se limitar as referências apontadas por espíritas e procuramos essa resposta dentro da Bíblia chegamos pelo menos a 04 conclusões concretas:

a)     João Batista disse que não era Elias
b)     Elias não Morreu para Reencarnar
c)      João Batista não realizou milagres como Elias
d)     Elias não aparece no Monte da Transfiguração com aparência de João Batista


A)   João Batista disse que não era Elias

Certa feita João Batista foi perguntado se era o “Elias”, porque  muitos confundiam a profecia sobre aquele que havia de vir com o mesmo espírito e virtude de Elias com a tese da reencarnação.Todavia, a Sagrada Escritura nunca trouxe uma mensagem reencarnacionista. O Texto em questão não declara que futuramente Elias nasceria novamente, vindo ao mundo em um corpo diferente, como defende a Doutrina espírita. Na Ocasião quando perguntado se era Elias sua resposta foi categórica que não:

E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem:
Quem és tu?
E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. João 1:18-21
Ora se João Batista ensinava publicamente que não era “Elias” quem somos nós ou os espíritas para afirmar que ele era?

B)   Elias não Morreu para Reencarnar

Segundo a Doutrina espírita para que alguém venha reencarnar é necessário que morra. No caso de Elias isso não se aplica, pois Elias não passou pela morte. A Bíblia deixa claro que Elias não morreu, mas foi arrebatado ainda com vida para os céus, assim como Enoque.

E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. 2 Reis 2:10-12
Elias não aparece no Monte da Transfigura com aparência de João Batista

C)   João Batista não realizou milagres como Elias

Enquanto o ministério de Elias é marcado por uma sequencia de milagres espantosos, no ministério de João Batismo não encontramos nenhum milagre registrado.  Isso indica que Tanto Elais como João Batista possuía uma chamada diferente e eram pessoas diferentes. Estando João Batista no Jordão não dividiu o Jordão com a capa (2ª Rs. 2:8), não multiplicou farinha (1ª Rs. 17:16), apesar de extremamente radical não orou para Deus mandar fogo do céu para queimar os fariseus(2ª Rs. 1:10-12)... Não ressuscitou ninguém no sentido literal como fez Elias (1ª Rs.17:19-22). Mas anunciou o Batismo para arrependimento de pecados. A Única semelhança entre Elias e João Batista era a maneira de se vestir e levar uma vida simples.  

D)  Elias não aparece no Monte da Transfiguração com aparência de João Batista 

 

                      Com base na doutrina espírita a pessoa quando morre e reencarna                        
                       Ela assume uma nova forma, aparência, e quando torna a aparecer,                   
                       Volta com a mesma aparência da ultima vez que reencarnou. Ou seja, no Monte Tabor, conhecido como o Monte da Transfiguração, Elias apareceu com a mesma aparência do passado, e não com a aparência de João Batista como deveria segundo as normas espíritas de reencarnação. Os discípulos viram Elias, e não João Batista transfigurado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")