Pular para o conteúdo principal

Alessandro Gregorute e o Cargo de Pastora


O Gregorute está Erradíssimo: Mulher pode Ocupar o Cargo de Pastora?


                               

Em primeiro lugar quero deixar claro que nada tenho contra a pessoa do pastor Alessandro Gregorute. Em segundo lugar declaro aqui um parecer à luz da Bíblia sobre o Ministério Feminino tão perseguido e desprezado por Alessandro Gregorute, não sei o motivo pelo qual Gregorute critica tanto o ministério das mulheres, seria por mera empolgação ou por pura ignorância da Palavra de Deus.  De qualquer maneira Alessandro Gregorute não é a única pessoa que cai nessa heresia, muitos líderes religiosos também tropeçam nesse assunto. 

Sei que Gregorute mais uma vez está erradíssimo em relação ao Ministério Feminino e, não é o único a Errar. Vamos aos pontos principais dessa questão: “Mulher pode Ocupar Cargo de Pastora?”.

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; Atos 2:17

Quando o texto se refere : Sobre toda a carne ... Filhos e filhas, está deixando bem claro que envolve o Derramamento do Espírito Santo sobre homens e mulheres e não importa a idade, cor ou raça. 

Paulo diz: que a Profecia edifica a Igreja, ora, se a Profecia edifica a igreja, o profeta e a profetiza ao profetizar está edificando a Igreja. Desse modo quem profetiza seja homem ou mulher, está edificando a igreja. Logo, vem a pergunta se o cargo de pastor está abaixo do cargo de profeta, o que impede uma mulher pastorear, já que pode profetizar na igreja? Ora, é bíblico impedir uma mulher edificar uma igreja? Não seria o catgo de profetisa mais elevado que o cargo de pastora?  

Efésios 4
 11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
I -         Não tem na Bíblia o Cargo de Pastora?

                                   
Vejo tais pastores equivocados berrarem nos púlpitos como bodes: “Na Bíblia não tem cargo de Pastora, quero que alguém me mostre na Bíbliaaa, na Biiiiiibliaaa o cargo de pastora...”
                                   
Bom! Diante de dessa gritaria ninguém prova na Bíbiiiblia, na biiibliiaaaa, que NÃO EXISTE o cargo de pastora. Peço encarecidamente a esses pastores, a começar do Gregorute que tanto bate nessa tecla que mostre na Bíblia, na Biiibliaaa que não existe o cargo de pastora, lanço esse desafio.
                                
 Na verdade diretamente a Bíblia nada fala sobre o oficio de pastora de almas, nem a favor e nem contra, mas, implicitamente trata do assunto, cabe ao estudante da bíblia atento examinar com cuidado os textos que chegará a conclusão que existe sim, o cargo de pastora. Assim como não encontramos a palavra “Pastora” na Bíblia com exceção a Gênesis 29:9, também não encontramos a palavra “masturbação”, isso não quer dizer que o ato de masturbação não seja pecado, temos textos que fazem referencia a masturbação indiretamente, cito como exemplo.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28.
                                   O mesmo ocorre com o cargo de pastora que vou mostrar no discorrer dessa postagem...


II – A Mulher não pode exercer cargo de “Autoridade sobre o Homem”?

                        A Resposta é Sim! A Sagrada Escritura no Velho e no Novo Testamento apresenta algumas mulheres exercendo autoridade sempre que necessário no meio do povo de Deus veja alguns exemplos:

Velho Testamento

a) Profetisa Mirian: Exercia Cargo de Liderança ao lado de Arão e Hur, auxiliando a Moisés.

Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. Êxodo 15:20
*Hoje não pode mais dançar nas igrejas no ponto de vista de alguns lideres, de certo Mirian seria repreendida por alguns pastores de hoje, por dançar e canta liderando as mulheres... (Moisés não teve tal ousadia) creio que há danças no espírito humano, no espírito diabólico e no Espírito Santo, para identificar estes espíritos precisamos do Dom de Discernimento de Espírito (1 Co. 12:10) 

b) Juíza Debora: Juíza de Israel partindo para a batalha contra os inimigos do povo de Deus, depois de trazer uma mensagem de animo para o povo de Israel.

Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel.
E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. Juízes 4:3-5

c) Profetisa Hulda: Entregou com autoridade e ousadia uma profecia ao rei.

Então Hilquias, e os enviados do rei, foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Harás, guarda das vestimentas (e habitava ela em Jerusalém na segunda parte); e falaram-lhe a esse respeito. 2 Crônicas 34:22

                         E Deus do seu mais alto e sublime trono fez se cumprir sua palavra proferida por Hulda, a profetisa.


Novo Testamento

a)         Doutora Priscila: Ensinando com graça e autoridade o Verdadeiro Caminho a Apolo.

E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.
Atos 18:23-26

b)  As Filhas de Filipe: Profetizam com Autoridade dentro e fora da Igreja.
E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam. Atos 21:8-9

c) Maria: Deus poderia haver usado um homem para gerar o Cristo, mas isso não fez, não deu nem honra a José para ser pai terreno de Jesus, mas, deu honra a uma mulher para gerar o salvador do mundo. Aí, quebra-se as barreiras contra o ministério feminino. Será que nós Pastores, Bispos, Apóstolos, Reverendos, Missionários (...) devemos desprezar o potencial das mulheres na Graça Salvadora, a qual não exclui homens e mulheres?

Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas.
Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. Lucas 1:44-49

                               
 Destaco Gregorute, porque ele é o único que força e distorce textos para excluir o cargo de pastora. Essa frase: “Está Bíblia que a Mulher não pode exerce autoridade sobre o Homem...” 

Escutei do sr. Gregorute na noite de segunda feira 06/01/14, tal frase nada mais é do que uma deturpação ou equivoco gravíssimo do seguinte texto do apostolo Paulo:   

Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. 1 Timóteo 2:10-12

                                  
 O Verdadeiro Apóstolo Paulo ensina que a mulher não pode usar de “Autoridade sobre o Marido”, quanto autoridade na Igreja, nada escreveu Paulo sobre esse assunto. Paulo trata de assunto Doméstico e não de assunto Eclesiástico . Então 2 Timóteo 2:10 não serve de base para barrar o ministério feminino.
                                  
 A Mulher pode usar de autoridade com os filhos e com filhas, pode ocupar cargo de autoridade no trabalho, na igreja, mas “não pode usar de autoridade sobre o marido em casa.”

III – A Mulher tem que Ficar Calada nos Cultos?

As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 1 Coríntios 14:33-35

Bem! Se eu for interpretar esse texto de modo particular e isolado como Gregorute e outros fazem para barrar o ministério feminino. Então, Gregorute e seus seguidores vão ter que adotar o seguinte: 

Escrever uma placa bem grande dentro e fora da Igreja escrito assim:
 Aqui é Proibido Mulher Falar: 

Aqui é proibido a Mulher:
  • Proibido a mulher Falar a Paz do Senhor dentro da Igreja
  • Proibido a mulher dentro da Igreja, Glorificar a Deus;
  • Proibido a Mulher cantar dentro da igreja
  • Proibido a Mulher falar com o Marido, filhos ou qualquer pessoa dentro da igreja
  • Proibido a Mulher expressar qualquer sentimento por meio da fala dentro desta Obra do senhor. 
Afinal de contas o texto isoladamente diz isso: "As Vossas Mulheres estejam caladas centros das Igrejas, porque não lhes é permitido falar". 

Cambada de Hipócritas, falsos apóstolos e cristãos... Quem vos ensinou a fugir da Ira futura? Raça de Víboras que fingem ler a Bíblia e bebem heresias como se fossem verdades absolutas e remédios para suas almas, esta obra não é do Senhor. 

Leiam a Bíblia!!!  

           
Se você interpretar 1 Co 14:33,34  literalmente a mulher tem que ficar assim dentro da igreja,
impedida de orar, louvar, testemunhar e falar qualquer coisa. 



















 A Resposta é NÃO! Ela pode Profetizar se Deus mandar...

E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
“Todos Podereis Profetizar...Isso inclui mulheres...” 1 Coríntios 14:28-31

                                A Mulher pode Falar em Línguas se haver interprete...


E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.1 Coríntios 14:26-28

                        Isso significa que até os homens devem ficar calados quando não houver interpretes.

39 Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
40Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. (1 Co. 14:39,40)

                            
 A Mulher pode e deve ensinar se contar com o Dom de Sabedoria e Ciência.

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;1 Coríntios 12:6-8

                                   
Ela pode até pastorear se nela houver autoridade para expulsar demônios, curar enfermos e fazer maravilhas em Nome do Senhor Jesus, pois ele oferece esse poder e autoridade a homens e mulheres.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16:14-19

                                   
Ou será que Cristo não concedeu esse poder esse Poder as Mulheres? O que faz um pastor além de apascentar? Ora, vigia, busca os dons de Fé, de Curar, expulsar demônios, ministério de ensino... Uma mulher não faz o mesmo? Ou Deus concede Dons somente aos Homens? Diante disso o que pode impedi-la de apascentar? 
                                  
Pastores desavisados, leigos, ou e/mal intencionados usam deturpadamente “parte” do texto de 1 Coríntios capítulo 14 :33-35.

As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 1 Coríntios 14:33-35

                                   
Ora, para se entender a Bíblia com mais exatidão é necessário ler a mesma por completo, não apenas de Mateus a apocalipse (se é que alguns opositores ao ministério feminino fazem isso) por se eles lessem a Bíblia por completo ente3nderiam melhor as Mensagens dos Apóstolos e pensariam melhor antes de se auto intitular como “Apostolo”. 
                                          
Quando se ler o Contexto e não apenas o texto isolado a dois versículos, entende-se que o Apostolo Paulo trata de três assuntos:

1)         A Importância do Dom de Profecia
2)         Ordem e decência no Culto
3)         Comportamento de Mulheres Casadas nas Igrejas (de modo breve 1 Co. 14:34,35)

 Paulo incentiva a “Todos” a buscarem os melhores dons em especial o Dom de Profecia, ele não exclui as mulheres dessa busca, pelo contrário elas também são estimuladas a buscar o Dom de Profecia. Ora, parece contraditório, Paulo incentiva homens e mulheres a buscarem o Dom de Profecia, e depois proibi as mulheres de falarem na Igreja.
                                   
Mas, Paulo está orientando as mulheres casadas a ficarem caladas durante os cultos, e se tivessem alguma duvida perguntasse a seu esposo em casa para não atrapalhar o culto. Paulo é claro, “Vossas Mulheres” estejam caladas nas igrejas (...).
                                   
 Ele torna ainda mais claro para quem ele esta falando quando diz: “E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos”. Neste caso, como ficam as solteiras? Caladas? Para quem elas vão perguntar???

                                  
 As Mulheres não podem falar em Línguas nas Igrejas???

Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
1 Coríntios 14:38-39

                       
 Se as Mulheres buscarem o Dom de Profecia poderão Profetizar durante o culto na igreja “esta obra é do senhor”???

“E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.” 1 Coríntios 14:28-32

                        
Será que as mulheres podem interpretar línguas estranhas na Igreja Esta Obra é do senhor??? Aliás, tem interprete lá? Quantos falam em línguas ao mesmo tempo, um dois, três, ou mais?

Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.1 Coríntios 14:27-28


IV- A Mulher pode Ocupar Cargo de pastora?

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28

                                  
 Como já escrevi acima o Apostolo Paulo incentiva homens e Mulheres a buscarem os melhores dons e em especial o dom de Profecia.

Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1 Coríntios 14:1


 Como que fica a situação se uma mulher buscar o Dom de Profecia e receber, ela não poderá exercer o Oficio de Profetisa??? Se a Resposta for “Não”!!!  Por que Paulo não escreveu estimulando apenas os homens a buscar o Dom de Profecia??? Por que Paulo não exclui as mulheres na busca dos Dons? Por que Jesus quando deu a ordem “Ide por todo mundo e pregai a toda criatura” Mc. 16:15-17) ele não deixou de lado as mulheres???.

Por que Deus quando prometeu derramar seu Espírito sobre toda carne não excluiu as mulheres (At. 2:28) ??? Quem excluiu as mulheres de Buscar os dons espirituais e de falar nas Igrejas Foi Paulo??? Foi Jesus??? Ou foram os Hereges??? Ou quem está a serviço do Diabo??? 

Comentários

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…