Pular para o conteúdo principal

A Infância e Adolescência de Jesus Cristo- Parte 1

A Infância de Jesus nos Evangelhos Canônicos e Evangelhos Apócrifos 
(Parte -1)

Introdução:
                                   Há teorias até registros improváveis, duvidosos, e até espúrios de registros de milagres de Jesus durante a fase de sua infância. Existem muitas especulações acerca da infância de Jesus, sabe-se que o nome de Jesus é usado por muitos para fins comerciais e, causar polêmicas acerca de Jesus é uma estratégia indecente, mas, que tem dado certo. Cito como exemplo Dan Brown autor do livro “O Código da Vinci” que recebeu milhões apresentando a hipótese de um suposto envolvimento de Cristo com Maria Madalena.  
                                   Diante, do exposto, é necessário para toda pessoa que ler a Bíblia e têm curiosidades acerca da pessoa de Cristo analisar com cuidado e sobriedade tudo aquilo que escrevem sobre o Salvador do Mundo, Cristo Jesus, é exatamente isso que estou fazendo aqui.

Nos Evangelhos Canônicos

                                   Os Evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João não registram nenhum milagre de Jesus durante sua Infância e Adolescência.  Eles são unanimes na afirmação de que os milagres de Jesus ocorreram após seu batismo nas águas do Jordão por João Batista.


Mateus
                                   Começa seu Evangelho com o objetivo de chamar atenção dos judeus atentos as Escrituras Sagradas (Tanakh) para os sinais do Messias Prometido. Mateus recita o Velho Testamento dezenas de vezes cerca de 80 vezes para que qualquer leitor curioso possa comparar o Senhor Jesus com o Messias ungido que havia de vir. Ele começa com a Genealogia de Cristo até o pai da nação israelita, Abraão. Depois de Relata o nascimento Virginal de Jesus relacionando com os textos do Tanakh (Velho Testamento).

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:21-23

                                   O Evangelista Mateus cita o local do nascimento de Cristo apontando o cumprimento de uma profecia predita nas Escrituras e, registra a visita dos Magos que vieram do Oriente para trazer presentes ao menino Jesus, quando ele deveria contar com aproximadamente 02 anos de idade. Trata do Massacre de crianças inocentes com a idade de 02 anos abaixo; da fuga para o Egito; e o retorno, mais precisamente para a Cidade de Nazaré, indicando profecias messiânicas:

E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. Mateus 2: 13-15
Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não quer ser consolada, porque já não existem.
Mateus 2: 16-18
E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado num sonho, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia.
E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno. Mateus 2: 21-23

                                   Mateus como um profundo conhecedor das Escrituras Sagradas cita com cautela e exatidão os textos sagrados messiânicos. Este Evangelista com toda a convicção registraria milagres de Cristo na Infância e Juventude se alguma profecia messiânica apontasse tal coisa.


Marcos

                                   Também conhecido como João Marcos companheiro dos apóstolos Paulo e Pedro, foi testemunha ocular de alguns eventos do Ministério de Jesus, filho judeu com gentílica chamada Maria.  

E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.
Atos 12:12

                                   Escritor caracterizado por expressar muitas coisas em poucas palavras, seu Evangelho é conciso e preciso destinado aos Romanos em especial. Nada fala sobre o nascimento de Cristo de modo claro, mas, refere-se aos milagres de Cristo a partir do momento que Jesus foi batizado por João batista. Não registra nenhum milagre de Jesus antes desse fato.  Se outrora, Cristo houvesse efetuado algum Milagre antes de seu batismo, o Evangelista Marcos de modo breve e sucinto teria citado.  


Lucas
                                   O Evangelista São Lucas é extremamente criterioso e detalhista em seus escritos, atento, suas obras são frutos de uma acurada pesquisa sobre a Vida e o Ministério de Cristo.
Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra,
Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.
 Lucas 1:1-4
                                   De certo se Cristo em algum momento da Infância ou Adolescência houvesse realizado algum milagre, com toda margem de certe lhes afirmo que o evangelista Lucas depois de minuciosa pesquisa teria relatado no Evangelho.
                                   O Profundo escritor Lucas, também conhecido com o oficio de médico.
Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. Colossenses 4:14

                        Começa a narrar a história de Cristo entrelaçada com a História de Nascimento de João Batista, revelando detalhes exclusivos que nenhum outro evangelista ou escritor informa (leia Capítulo 1 e 2 de Lucas). É impressionante a minucia da pesquisa de Lucas, ele aborda com exatidão nome, lugares, situações, fatos e nomes de autoridades que governavam em determinado período veja abaixo:

E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
(Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.Lucas 2:1-6

*É através dos escritos de Lucas que alguns deduzem o ano do nascimento de Cristo.

                                   A Única pista que o Evangelista Lucas nos dá sobre a Infância e adolescência de Cristo é a seguinte:

E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.
E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.
Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;
E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?
E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. Lucas 2:39-52

                                   Ora, segundo Lucas, o menino Jesus crescia em sabedoria e estatura como qualquer ser humano crescendo na Graça de Deus e dos Homens, ao contrário da tumultuada infância de Jesus contada supostamente por Tomé (Evangelho Apócrifo).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus faz 04 Visitas marcantes ao Templo de Jerusalém

 Jesus adentrou no Templo de Jerusalém pelo menos 04 vezes, e esta vezes foram marcantes, sendo que três delas foram num período de Pascoa.         1)       Primeira vez contava com apenas 08 dias de nascido, foi conduzido por José e Maria, e apresentado por Simeão no Templo. Lc. 2: 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo es...

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Het...

Quem é Apostolo? Alessandro Gregorute ou Valdomiro Santiago?

                                   Nosso amigo e irmão Alessandro Gregorute, na melhor das intenções, por amor e velo pelo evangelho, termina se atropelando e atropelando as demais denominações, religiões e seitas como ele próprio diz. A Falta de Instrução dele é tanta, que no dia 2o/06/2011, na rádio Energia FM, emissora que cobre as cidades de Monte Alto, Catanduva e um complexo de aproximadamente 200 cidades próximas, ele disse com toda inocência o seguinte: "Temos quer ser Néscios..." (por volta das 22horas), ele acha que ser Néscio é virtude.                                        Não estou criticando Gregorute estou informando sobre ele.  Admite-se a falta de instrução de Alessandro Gregorute, pois segundo ele cursou a 4ª série primaria, isso é normal dentro dos padrõe...