Pular para o conteúdo principal

Quem foi Tubalcaim?

                                                   Quem foi Tubalcaim?

E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema. Gênesis 4:21-22

Significado do Nome: Produto de Forjas? Sabe-se que o nome tenha alguma coisa haver com Força, mas ainda não sabemos ao certo.

·         Tubalcaim: Tetra neto de Caim
·         Filho de Lameque com Zilá
·         Tubalcaim viveu por volta de 3.500 anos antes de Cristo
·         Natural da Terra do Exílio (Node)
·         Lameque seu pai infelizmente foi o primeiro bígamo com registro histórico e o segundo Homicida, o primeiro foi Caim.
·         Possuía dois irmãos por parte de pai e uma irmã
a)    Jubal: Pai dos que tocam harpa e pífaros, filho de Lameque com Ada
b)    Jabal: Pai dos que moram em Tendas e pastores de Gado, filho de Lameque com Ada
c)    Noema sua irmão por parte de pai (Lameque e mãe Zilá) 

E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.
E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.
E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.  Gênesis 4: 18-22

·         Tubalcaim: Foi mestre no Oficio de Ferro e Cobre (bronze)
             Tubalcaim não foi o primeiro Artífice em toda de ferramenta de cobre e ferro, mas foi Mestre em tudo que fazia nessa área ganhando destaque mais do que todos forjadores de seu tempo
·         Tubalcaim era filho de Lameque cantor-compositor. 

E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi o meu Cântico; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.
Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.
Gênesis 4: 22-24

                          Outrora as ferramentas eram geralmente feitas de pedra ou de madeira e outros materiais, todavia, todas precisam ser aperfeiçoadas e se tornarem mais praticas e eficientes, para tal, Tubalcaim utilizou o fogo para derreter o cobre e o ferro e assim fabricar ferramentas perfeitas para o uso do cotidiano.

                                Como excelente e grande mestre nesse oficio, é bem provável que Tubalcaim tenha inventado ferramentas bem parecidas com as ferramentas de hoje, com poucas diferenças.

                             A Bíblia não diz que Tubalcaim foi o primeiro ferreiro, ou o primeiro homem a trabalhar com ferro e cobre, ela apenas comunica ele se tornou um mestre nesse oficio, como forjador de ferro e cobre. O que nos leva a imaginar que havia outros forjadores, mas nenhum era tão caprichoso, tão hábil, tão criativo, tão experiente, tão excelente quanto Tubalcaim, que foi um mestre deixando discípulos na área.

                          Em tempos mais remotos anteriores a Tubalcaim seu Ancestral Adão provavelmente criou algumas ferramentas rústicas e simples de cobre e ferro, além de pedra e madeira, ensinando a Caim algumas atividades da área de construção, e como forte evidencia disso é o fato de Caim fundar a Cidade por nome de Enoque em homenagem a seu filho Enoque.

                         Ora, Caim precisou utilizar varias ferramentas para construir a Cidade de Enoque, e, no tempo de Tubalcaim possivelmente havia modelos semelhantes de ferramentas utilizadas por Adão e Caim, o cabia aperfeiçoa, aprimorar as ferramentas existentes em ferro e cobre, isso envolve fabricar ferramentas e artefatos de pedra e madeira, em ferro e cobre com muito esmero e inspiração, e, queiramos admitir ou não, mas isso foi um talento doado por Deus por sua infinita misericórdia a um descendente de Caim.

                          Acredita-se que Tubalcaim era um Artífice “aquele que forjava todos os instrumentos cortantes de cobre e ferro”


                      *Um fato curioso é que não sabemos ao certo o instrumento utilizado por Caim, ancestral de Tubalcaim, para assassinar Abel. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")