1 - Jesus é o Senhor do Sábado (Mc. 2: 2-18/ Lc. 6: 1-5)

Quando entrares na seara do teu próximo, com a tua mão arrancarás as espigas; porém não porás a foice na seara do teu próximo. Deuteronômio 23:24-25
A tradição Farisaica proibia esfregar as espigas com as mãos no sábado, e Jesus não estava violando a Lei de Moisés e sim a tradição dos Fariseus.
Mt. 12: 3,4 –... Não tendes lido o que fez Davi? ... O Sacerdote Aimeleque deu a Davi pães sagradas devido as seguintes circunstancias:
1. Não havia pão comum (1ª Sm 21:4)
2. Davi e os homens estavam famintos
3. Davi e os Homens se abstiveram de Mulher há três dias (1ª Sm 21: 5)
4. Os Pães da Proposição já haviam sido tirados diante do SENHOR e substituídos por outro Pão que estava Quente (1ª Sm 21: 6)
5. Depois que o Pão Sagrado era tirado diante do SENHOR o sacerdote podia alimentar-se do pão.
2 - Os Sacerdotes trabalham no Sábado
Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mateus 12:4-6
Mt. 12: 5 – Os Sacerdotes violam o sábado trabalhando nos Holocaustos e outras tarefas do templo para atender o povo, e Deus não lhes imputa pecado por causa disto.
Mt. 12: 6 – Mas verdadeiramente habitará Deus com os homens na terra? Eis que céu e o céu dos céus não podem conter... (2ª Cr. 6: 18) Jesus como Deus não cabe dentro de templo algum.
Disse Jesus: “Misericórdia quero e não Sacrifício” (Mt. 12: 7)
Os Fariseus não usaram de Misericórdia com os discípulos de Jesus por vê-los colhendo espigas para comer num sábado, ao ver a cena logo condenaram os discípulos por tal ato. Os fariseus no sábado nem se quer esfregavam as espigas e muitos menos colhiam, este sacrifício dos fariseus era em vão já que condenavam os inocentes, acusando-os de violar a Lei quando estes não violavam. / Eles também queriam condenar Jesus como Mestre por não ensina-los a guardar o sábado.
3 - Porque o Filho do Homem até do Sábado é SENHOR (Mt. 12: 8)
Jesus reivindica para si a Divindade, como Deus é o SENHOR do Sábado, Jesus também seria o SENHOR do sábado.
O sábado foi feito para o Homem e não o homem feito para o sábado, havia uma dose de idolatria pelo sábado. Como ainda hoje há por parte de alguns segmentos religiosos. Deus estabeleceu o sábado como um sinal para os Israelitas (Êx. 31: 13-17), Os gentios (não judeus) precisam tiram um dia da semana para o SENHOR. Muitos escolhem o domingo devido a Ressurreição de Cristo, todavia outros usam o dia de folga para tudo menos para consagrar ao SENHOR.
O sábado foi feito para o Homem e não o homem feito para o sábado, havia uma dose de idolatria pelo sábado. Como ainda hoje há por parte de alguns segmentos religiosos. Deus estabeleceu o sábado como um sinal para os Israelitas (Êx. 31: 13-17), Os gentios (não judeus) precisam tiram um dia da semana para o SENHOR. Muitos escolhem o domingo devido a Ressurreição de Cristo, todavia outros usam o dia de folga para tudo menos para consagrar ao SENHOR.
4 - A Cura no Sábado (Mt. 12:9-18/ Mc. 3: 1-6/ Lc. 6: 6-11)

No sábado o povo se reunia na Sinagoga, nesta reunião estava um Homem com uma das mãos mirradas, o fato de sua mão estar enferma chamava a atenção de todos, principalmente de alguns lideres religiosos, esperando a oportunidade de Jesus curar o Homem para o acusarem. Um deles não se conteve e perguntou:
É licito Curar no sábado? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o Homem que, tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela e a levantará? Pois mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer nos sábados.
(Mt. 12: 10-13)
Nesta declaração Jesus demonstra o seu imenso amor por nós, alegando que um Homem vale mais do que uma ovelha. É um crime menosprezar o ser humano. Negar ajuda para uma pessoa que precisa num dia de sábado, é mais grave do que violar o sábado.
Ao Restaurar a mão ressequida do Homem imediatamente, fica claro o desejo no fundo do coração de Cristo é de curar os enfermos e restaurar vidas e não importa o dia da semana. O Plano de Jesus é deixar o Homem em perfeito estado para alcançar suas necessidades.
O Fanatismo dos fariseus cegava-lhes os olhos, impedindo enxergar o beneficio que Jesus fez aquele pobre homem que antes estava com a mão ressequida, impedido de trabalha e levar uma vida normal. Com sua mão restaurada ele estava livre de preconceitos e possibilitado para trabalhar se manter e realizar seus sonhos.
Às vezes ficamos espiritualmente com não só uma mão ressequida, mas também os pés, impedidos de alcançar nossas necessidades e nossos sonhos, todavia um encontro com Jesus na congregação restaura-nos completamente.
Não sou adventista, mas com respeito às acusações dos fariseus quanto a Jesus ter violado os sábados, não podemos nos esquecer de que em João, 8:44, em sua plena autoridade divina, JESUS OS CHAMA DE FILHOS DO DIABO. Portanto, não eram os santos vivos que acusavam a Jesus, mas os filhos de Satanás malditos.
ResponderExcluirE justamente quanto a tal acusação, JESUS RESPONDEU A ELES QUE APENAS APARENTAVA QUE ELE VIOLAVA OS SÁBADOS.
“Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem? Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. Jesus, em João 7:23 a 24
Não nos esqueçamos de que além do Sermão do Monte no qual Jesus bradou que os Céus e a Terra poderão ser destruídos antes que das leis se consiga retirar um só til (um caractere) o mandamento do sábado tem 433 caracteres.
Sobretudo, Jesus legitima incontestavelmente que o sábado foi feito para o homem:.
“O sábado foi estabelecido por causa do homem...” . A Verdade de Jesus, no Evangelho, em Marcos 2:28.
Além disso, o mandamento do sábado se repete por DOZE vezes no Evangelho. Se você tem dúvida, me passe um email que lhe provo com prazer: walasi@uol.com.br